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Comunicação e Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Comunicação e Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Comportamento Organizacional
Professor Douglas Pereira da Silva DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

2 Gerência versus Liderança
141 Categoria Gerência Liderança Processo de Pensamento Inicia Foco nas coisas Olha internamente Aceita a realidade Origina Foco nas pessoas Olha externamente Investiga a realidade 2. Estabelecimento de um direcionamento para as ações Planos operacionais Aprimora o presente Mercados próximos Vê as árvores Visão, Missão Cria o futuro Novos mercados Vê a floresta 3. Relações com os empregados Controle “apertado” Subordinados Instrui Dirige e coordena “Empowerment” Associados Aprende confia e desenvolve 4. Modo de Operação Eficiência (fazer certo as coisas) Pergunta “como” e “quando” Lida com a complexidade Gerencia a mudança Eficácia/Efetividade (fazer as coisas certas, segundo parâmetros éticos) Pergunta “0 que” e “por que” Incorpora a complexidade Provoca a mudança 5. Métodos de Decisão Políticas, regras, procedimentos Confia no processo e no sistema Alcança o que é esperado nele Serve à gerência maior Valores e princípios Confia nas idéias e nas pessoas Busca a excelência Serve aos clientes DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

3 O modelo comportamental de liderança
Este modelo, para predizer a eficácia da liderança, concentra-se naquilo que os líderes realmente fazem e como fazem. Há várias versões deste modelo, mas o que iremos aqui examinar sugere que o líder eficaz ajuda os indivíduos e os grupos a alcançarem seus objetivos de duas maneiras. Em primeiro lugar ele estabelece relações centradas nas tarefas com seus subordinados, focando na qualidade e na quantidade dos resultados a serem alcançados. Em segundo lugar, eles cultivam uma alta sensibilidade para identificar quais as necessidades e objetivos pessoais de seus subordinados, como pode apoiá-los, incentivando-os nesta busca. 142/143 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

4 Modelos contingenciais
144 Já os modelos contingenciais, estes procuram identificar variáveis que permitem que certas características de liderança e comportamento sejam efetivas em situações específicas dadas. De acordo com Hellriegel, Slocum e Woodman existem quatro variáveis citadas como tendo influência no comportamento do líder, a saber: a) as características pessoais do líder; b) as características pessoais dos empregados; c) as características da equipe; d) a estrutura e as tarefas da equipe, do departamento ou da organização. Estas variáveis contingenciais não agem independentemente, mas interagem para influenciar a eficácia do estilo comportamental do líder. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

5 Variáveis contingenciais que afetam o comportamento do líder.
144 Contingências Características do grupo Características do líder Características do liderado Características das estruturas organizacionais Comportamento do líder Comportamento dos liderados Feedback DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

6 A Ética em um Mundo Competitivo
151 “Somente a moralidade de nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver”. Albert Einstein “Negócios e industria são, antes de tudo, um serviço público. estamos organizados para fazer o melhor que pudermos em todos os lugares e para todos os interessados. Não acredito que devamos ter um lucro exorbitante sobre nossos carros. Um lucro razoável está certo, mas não demais. Portanto, minha política tem sido a de forçar os preços dos carros para baixo assim que a produção o permite, e beneficiar os usuários e trabalhadores, o que tem resultado em lucros surpreendentes grandes para nós.” Henry Ford DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

7 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
Viver em sociedade não é nada simples. Exige autolimitações de parte dos indivíduos e a obediência a normas estabelecidas por esta mesma sociedade. Ao mesmo tempo é difícil discordar de que os princípios normalizadores e orientadores do comportamento humano em nossa sociedade estão em crise. Antes que alguma mudança venha a ocorrer, há que se repensar valores e atitudes hoje prevalentes. Pode parecer complicado tratar de ética, especialmente no mundo dos negócios. E de fato é. 152 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

8 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
152 Teste de Ética Teste de Ética, teste este muito simples baseado em três perguntas: 1. É legal? Estarei violando a lei civil ou a política da companhia? 2. É imparcial? É justa com todos os interessados, tanto a curto como a longo prazo? Promove relacionamentos em que todos saiam ganhando? 3. Vou me sentir bem comigo mesmo? Posso me orgulhar de minha decisão? Eu me sentiria bem se ela fosse publicada nos jornais? Como me sentiria se família soubesse? A verdade é que o uso constante dessas perguntas nos conduz ao hábito de agir eticamente. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

9 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
Ética 153 “Ética” nasce: a) do reconhecimento de que nossas ações têm consequências e; b) do reconhecimento de que nossos interesses de longo prazo, às vezes, se constituem em freios para impulsos momentâneos. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

10 Quais são as alternativas? Qual alternativa é a melhor?
Administração e Processo Decisório nas Organizações 157 Qual é o problema? Quais são as alternativas? Qual alternativa é a melhor? John Dewey, How we think “Tratando a tomada de decisão como sinônimo de administração, eu estarei me referindo não meramente ao ato final de escolha entre alternativas, mas a todo o processo de decisão”. Decision Making and Organization Design DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

11 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
Vocês já pararam para pensar porque os executivos, em grandes organizações, recebem polpudos salários, muito acima do que seria razoável imaginar? A razão é simples: eles tomam decisões críticas, que podem aumentar os lucros, aumentar o preço das ações ou absorver ou superar um competidor. O oposto é também verdadeiro. Quando as decisões são falhas ou inadequadas, elas podem comprometer o destino da organização por eles dirigida. 1. Administração é sobre seres humanos. Sua tarefa é tornar as pessoas capazes de atuar juntas, tornar sua força eficiente e sua fraqueza irrelevante. 2. Porque a administração lida com a integração de pessoas num objetivo comum, ela está profundamente ligada com a cultura. 158/159 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

12 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
3. Todo empreendimento requer objetivos simples e comuns. A missão da administração tem de ser clara e grande o bastante para dar uma visão comum. 4. É também trabalho da administração tornar viáveis à empresa e a cada um de seus membros o crescimento e desenvolvimento, apesar das mudanças de necessidades e oportunidades. 5. Toda empresa é composta por pessoas de diferentes habilidades e conhecimento, fazendo diferentes tipos de trabalho. 6. Nem a grande quantidade de produção nem a baixa produção são por si mesmas um final adequado do desempenho da administração e da empresa. 7. Finalmente, a coisa mais importante a ser lembrada sobre qualquer empreendimento é que não há resultados dentro de suas paredes. 159 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

13 W. Bjur & G. Caravantes, ReAdministração em Ação, p. 50
A Nova Administração: Conceitos e Resultados Pretendidos 171 A época em que vivemos e o desafios que enfrentamos não permitirão que gerentes e líderes complacentes sobrevivam por muito tempo. Novas idéias, novas formas de fazer as coisas e, talvez, o mais importante de tudo, novas formas de pensar sobre as coisas precisam ser avaliadas, adotadas, valorizadas e incorporadas ou rejeitadas para que a vida organizacional progrida. W. Bjur & G. Caravantes, ReAdministração em Ação, p. 50 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

14 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
É importante que, logo de início, esclareçamos o conceito da Nova Administração ou ReAdministração, como a temos chamado. Trata-se de uma abordagem integral, sistêmica e holística, e que, de forma crescentemente acelerada, ganha espaço na literatura administrativa. Quando falamos em aumento da eficiência, estamos pensando em redução de custos, em diminuição dos tempos nas operações, em maior produtividade, o que permitirá ampliar os mercados consumidores. 172 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

15 Os três (E)’s da organização
173 Eficiência Está ligado aos meios: Redução de custos Diminuição dos tempos nas operações Maior produtividade Eficácia Está ligado aos fins: Consecução dos objetivos pretendidos Busca sistemática de resultados Efetividade Está ligado à ética e à responsabilidade pública DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

16 As 7 características da auto-atualização
180 Auto-atualização é vivenciar tudo aquilo que se faz de maneira total. 1.º Imaginar a vida como um processo de infinitas escolhas. 2.º Auto-atualização significa que há um “auto” interior que pode ser atualizado. 3.º In dubio, ser honesto; quando em dúvida a tendência é faltar com a verdade. 4.º Ter coragem de expressar a própria opinião, ainda que esta pareça incomum, não-conformista, impopular até. 5.º Auto-realização não deve ser interpretada apenas como resultado final, mas também como um processo de atualização das potencialidades de cada um. 6.º Ficar atento às experiências culminantes (peak experiences). 7.º DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

17 Peter Drucker, Management,
A Nova Administração: A Responsabilidade Social 183 O administrador é um servo. Seu mestre é a instituição que ele administra e sua primeira responsabilidade deve ser com ela. Sua primeira tarefa é fazer a instituição, não importa se empresa, hospital ou universidade, desempenhar sua função e realizar a contribuição para a qual ela foi concebida. O homem que usa sua posição no comando de uma grande instituição para tornar-se uma figura pública e liderar em áreas que digam respeito a problemas sociais, enquanto sua empresa ou sua universidade se esboroa, por sua negligência, este não é um estadista. Ele é um irresponsável e falso em relação àquilo que lhe foi delegado. Peter Drucker, Management, Tasks, Responsibilities and Practices, p. 343 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

18 Mar de turbulência. 184 Mudanças no campo social
Mudanças no campo político Mudanças no campo organizacional Mudanças no campo econômico Mudanças no campo tecnológico Mudanças no campo do conhecimento Mudanças no campo gerencial Mudanças no campo da ecologia Mudanças no campo da valorização do homem DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

19 DPS Com Comp Org 8ª Aula 2014.1 Final
184 O Quadro Atual Ninguém mais, em sã consciência , duvida que o ambiente em que vivemos pode ser caracterizado como um mar de turbulência, onde modificações nos campos políticos, social, econômico da ecologia, da valorização do homem, da tecnologia, da gerência e da organização se dão de forma contínua e em ritmo sempre crescente. São mudanças que se dão em campos específicos. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

20 Responsabilidade, Obrigação e Responsividade Social
187 Responsabilidade social Define como a obrigação de empresa que vai além daquela requerida pela lei e pela economia, em busca de alcançar objetivos que são considerados bom pela sociedade. Obrigação social Corresponde à obrigação da empresa e satisfazer suas responsabilidades econômicas legais. Responsividade social Esta se refere à capacidade de uma empresa de se adaptar às condições sociais mutantes. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

21 Comunicação: Variável Crítica na Integração Sistêmica
195 Durante as últimas décadas, a tecnologia moderna, com o rádio, a televisão, as viagens aéreas e os satélites, teceu uma rede de comunicações que põe cada parte do mundo em contato quase instantâneo com todas as outras. Ainda assim, em que pese este sistema mundial de ligações, há nesse exato momento, um sentimento generalizado de que a comunicação está se deteriorando em toda parte, numa escala sem precedentes. David Bohm, Diálogo, Comunicação e Redes de Convivência, p. 27 DPS Com Comp Org 8ª Aula Final

22 Formas de Comunicação 199 Forma Verbal
(A linguagem usada para expressar o significado) Oral Escrita Não-Verbal Exemplos Conversação Discursos Telefonemas Videoconferências Ofícios Cartas Relatórios s fax Forma de vestir Entonação da voz Gestos Expressão facial Vantagens Vívida Estimuladora Exige atenção Difícil de ignorar Flexível Adaptável Maior precisão Reduz falhas de interpretação Eficácia na comunicação aumentada pela congruência com a apresentação oral. Pode enfatizar o conteúdo. Desvantagens Transitória Sujeita a interpretações Imprecisão pela tradução. Inflexibilidade Fácil de ignorar Os conteúdos da comunicação não-verbal não são universais. DPS Com Comp Org 8ª Aula Final


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