A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – Defina Sociedade: Sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – Defina Sociedade: Sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 – Defina Sociedade: Sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como na forma ou estrutura de tais relações.

3 2 – Copie e responda as duas questões da página 12 do livro: 1 - As relações sociais aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Cite algumas regras de conduta que personificam as relações em uma sociedade: Toda e qualquer sociedade possui um conjunto de regras e de valores que regulam a regulam. Temos como exemplo algumas regras de conduta: Respeito, não matar, não roubar, pagar impostos dentre outras. 2 - Explique o que significa a afirmação do autor de que a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico: Significa que as estruturas sociais sofrem mudanças ao longo do tempo, sendo assim, as regras, os valores e, consequentemente, os conceitos de “certo e errado” também se modificam.

4 3 – O que são Relações Sociais? São relações entre os seres humanos que vivem em sociedade. Elas constituem a base da sociedade, assim, sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e mutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade.

5 4 – Defina Sociabilidade: A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade, desenvolve-se pelo processo de socialização.

6 5 – O que é Socialização e qual seu papel? Socialização é o meio pelo qual o indivíduo, desde criança, aprende as regras da sociedade, se integrando à ela pouco a pouco, assimilando (aprendendo) o conjunto de hábitos, normas e costumes característicos de seu grupo. É o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

7 6 – O que são Contatos Sociais? O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.

8 7 – Os Contatos Sociais podem ser PRIMÁRIOS e SECUNDÁRIOS. Defina cada um deles: Contatos Sociais Primários: São contatos sociais diretos e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Exemplos: contatos que se estabelecem na família, entre vizinhos, na escola, no clube e etc. As primeiras experiências do indivíduo se fazem com base nos contatos sociais primários. Contatos Sociais Secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. Exemplos: O contato com o cobrador da passagem do ônibus, com o caixa do banco e outros. São também contatos secundários os contatos impessoais mantidos por meio de cartas, telefone e etc.

9 8 – O que caracteriza o Isolamento Social? O que caracteriza o isolamento social é a ausência de contatos sociais.

10 9 – Qual o principal meio de comunicação do ser humano? O principal meio de comunicação do ser humano é a linguagem.

11 10 – Quais os tipos de linguagem que os seres humanos utilizam para se comunicar? Além da linguagem falada (verbal), o ser humano desenvolveu outras formas de comunicação ao longo da história. Temos por exemplo a linguagem gesticulada (por gestos), escrita, visual, corporal, libras, braile, Código Morse, dentre outras que também utilizam símbolos para passar uma mensagem, como desenhos, semáforo, pisca (seta) de um carro e etc...

12 11 – O que é Interação Social? Nas relações sociais em que ocorre o processo de interação social existe uma modificação de comportamento dos indivíduos envolvidos. No processo de interação social pode ocorrer inclusive uma mudança de opiniões. A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro grupo. Para entender melhor: Se alguém senta ao lado de uma outra pessoa no ônibus, mas não conversa com ela não há interação social, mas se começarem a conversar, interagir se inicia então o processo de interação social. Interatividade: É a troca simultânea e recíproca de informações. Importante: Os contatos sociais e a interação social constituem condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meio dos contatos e da interação social.

13 12 – Copie e responda as duas questões da página – De acordo com os autores do texto quais são os “encarcerados” criados pela sociedade contemporânea? O autor coloca que a sociedade contemporânea criou os seguintes tipos de encarcerados: - Os idosos carentes recolhidos em asilos, sem o direito à individualidade e sem o direito de realizar escolhas - Os deficientes físicos, quando em razões de natureza socioeconômica, ficam presos em seus quartos. - Os doentes internados em hospitais por longos períodos - As crianças abandonadas, recolhidas em creches e abrigos - As pessoas exploradas por seu trabalho, sem lazer, diversão e educação - Os povos vítimas de guerras 2 – Explique, com suas palavras, o seguinte trecho retirado do texto: “E também é possível aplicar a metáfora da ‘prisão’ às pessoas vítimas da ignorância, sem acesso à educação, impossibilitadas de romper com os limites intelectuais a que estão submetidas.?” Resposta pessoal.

14 13 – Como podemos definir Isolamento Social? O isolamento social é uma situação marginal na vida social. É uma situação marginal na vida social. É uma situação que carece de contatos sociais.

15 14 – Quais os dois principais tipos de Isolamento Social? Explique cada um deles: Os principais tipos de isolamento social são: Isolamento Espacial e Isolamento Orgânico. Isolamento Espacial: Pode ser externo, isto é, uma privação forçada de contatos, como acontece quando alguém é expulso de sua comunidade ou encarcerado. Isolamento Orgânico: É o isolamento que não é provocado por uma imposição externa, mas por alguma necessidade especial do indivíduo, tais como cegueira e surdez. As consequências (no caso o isolamento) das deficiências orgânicas são muito semelhantes às de certos problemas psicossociais, como a timidez, a desconfiança e os sentimentos de inferioridade.

16 15 – Defina o Conceito de Identidade Social: (conteúdo do caderno) A identidade Social pode ser definida como sendo um conjunto de caractereres próprios e exclusivos de um indivíduo.

17 16 –O que são Normas Sociais? Normas sociais são regras de ação (de conduta) que orientam e controlam o comportamento das pessoas, dos grupos e das instituições que formam a sociedade. De certa forma as normas sociais indicam o que é “permitido” e “proibido” em determinada sociedade.

18 17 – O que são Sanções Sociais e como podem ser? Explique: A sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social. A toda norma social corresponde uma sanção social. As sanções sociais podem ser: Aprovativas: Quando são aplicadas na forma de aceitação, aplausos, honrarias, promoções. É o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele. Reprovativas: Quando correspondem à punições impostas ao indivíduo que desobedece a a alguma norma social.

19 18 – O que são Valores Sociais? São as criações sociais, ou seja, aquilo que a sociedade estabelece e classifica como desejável ou proibido, bonito ou feio, certo ou errado (dentre outras classificações). São as opiniões, os fatos, as ideias criadas socialmente e que lhes são atribuidos um significado, um valor e uma qualidade determinada. Importante: Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios de valores sociais, muitas vezes conflitantes. Os valores sociais variam no espaço e no tempo, em cada época, em cada geração e em cada sociedade.

20 19 – Qual o pensador (pré-socrático) criou o TERMO (palavra) filosofia? E o que significa o termo? Pitágoras de Samos. A palavra filosofia vem do grego e resulta da união de outras duas palavras: philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais e sophia que significa sabedoria, conhecimento. De sophia decorre a palavra sophos, que significa sábio, instruído. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

21 19 – Copie e responda as questões da página 111 do livro. 1 - O que são símbolos? Um símbolo é um elemento que representa ou substitui algo, geralmente mais complexo e abstrato, diferente do uso imediato dessa coisa. A linguagem é um conjunto de símbolos. 2 – Por que afirmamos que a linguagem é uma forma de expressão simbólica? Extraia informações do texto de Jung para sua resposta: A criança amadurece e se socializa à medida em que aprende a usar símbolos. A linguagem é uma forma de expressão simbólica porque toda linguagem é formada por símbolos. No texto vimos que tudo pode assumir significado simbólico. Os objetos naturais, as coisas feitas pelo homem, as formas abstratas (como triângulos e quadrados). De fato, todo cosmo é um símbolo possível.


Carregar ppt "1 – Defina Sociedade: Sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google