A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nesse trabalho, aprofundaremos nosso conhecimento sobre os meridianos que percorrem o corpo humano, assunto que já abordamos antes, mas que ainda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nesse trabalho, aprofundaremos nosso conhecimento sobre os meridianos que percorrem o corpo humano, assunto que já abordamos antes, mas que ainda."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Nesse trabalho, aprofundaremos nosso conhecimento sobre os meridianos que percorrem o corpo humano, assunto que já abordamos antes, mas que ainda guarda muitos segredos... Vamos descobri-los juntos?

6 Recapitulando, o Chi circula por todo organismo através dos meridianos, que formam uma rede energética ligando o exterior ao interior do corpo e interligando as diferentes estruturas do organismo. Os meridianos podem ser entendidos como vias que formam um sistema circulatório muito semelhante ao do sangue e da linfa.

7 O traçado dos meridianos e localização dos seus pontos, são conhecidos desde tempos remotos pelos antigos Taoístas. Como já vimos, foram descobertos de forma empírica, através da observação e da experiência prática; mais tarde, foram confirmados pelas pesquisas científicas modernas. Cada um dos meridianos, representa, um órgão ou uma função a ele atribuída, recebendo o nome desse órgão, víscera ou função.

8 Ao longo de cada meridiano encontram-se pontos energéticos definidos sobre os quais se pode atuar para interferir na energia que o percorre. São denominados TSUBOS e nesses pontos, o Chi pode ser mais facilmente atingido e manipulado, pois são pontos que condensam a energia de uma forma mais intensa.

9 Do ponto de vista científico, os tsubos são pontos que apresentam baixa resistência elétrica, ou seja, são bons condutores elétricos, refletindo o funcionamento interno do sistema corporal, podendo, por isso, serem utilizados tanto para diagnóstico como para tratamento.

10 Eles funcionam como amplificadores, passando o Chi de um ponto para outro. Ao pressionarmos um ponto situado num meridiano, não estamos apenas estimulando os nervos e tecidos locais, mas influenciando também o fluxo de Chi ao longo de todo o meridiano. Esse é o princípio do funcionamento da Acupuntura e de todos os tratamentos por pressão da MTC.

11 Cada ponto tem uma característica determinada para atuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, os pontos de tonificação, que aumentam o fluxo de energia no meridiano com deficiência de Chi; os pontos de sedação, que diminuem o fluxo de energia no meridiano com excesso de Chi; os pontos de alarme que são doloridos ao toque e avisam sobre alterações importantes nos órgãos e sistemas; os pontos de origem, pontos de união e outros.

12 Existem 59 meridianos para conduzir o Chi pelo nosso corpo e cada meridiano é formado por um certo número de tsubos, que transmite a energia em sentido e ordem sempre constante. No corpo humano, os meridianos são classificados de acordo com a função que desempenham. São várias as formas de classificá-los, dependendo dos pontos de referências relacionados.

13 Escolhemos a classificação abaixo, por ser uma das mais claras e de fácil apreensão. Segundo ela, os meridianos se dividem em três grupos importantes: PRINCIPAIS, EXTRAS e MARAVILHOSOS. Não nos ocuparemos de outros grupos como os TENDINO-MUSCULARES, que alimentam os ossos e músculos, os COLATERAIS, que nutrem o sangue e os DIVERGENTES, que nascem dos meridianos principais.

14 Os meridianos principais são em número de 12 e também são conhecidos por regulares, porque obedecem à uma ordem, são simétricos e bilaterais, ou seja, existem aos pares nos lados direito e esquerdo do corpo. Cada um deles representa um órgão ou uma função, recebendo o nome do órgão ou víscera ao qual está associado - Meridiano do Fígado, da Vesícula Biliar, da Bexiga, etc.

15 Os MERIDIANOS PRINCIPAIS são constituídos por: Seis meridianos Yin — condutores de energia com predominância da força Yin, circulam pela parte anterior e interna do corpo e correspondem aos Órgãos Zang, encarregados da depuração, redistribuição e armazenamento do Chi e das substâncias fundamentais (sangues e fluidos corpóreos). São eles: Meridianos do Pulmão, do Baço- Pâncreas, do Coração, dos Rins, do Fígado e da função Circulação- Sexualidade ou Pericárdio.

16 Seis meridianos Yang — condutores de energia com predominância da força Yang, circulam pela parte posterior e externa do corpo e correspondem às vísceras ou Órgãos Fu (ocos) encarregados da produção de energia, recepção, digestão de alimentos, condução e excreção de resíduos. São eles: Meridianos do Intestino Grosso, do Estômago, do Intestino Delgado, da Bexiga, da Vesícula Biliar e da função Triplo Aquecedor.

17 Lembremo-nos de que as teorias Yin/Yang e a dos 5 Elementos, são centrais na Medicina Chinesa, aplicando-se inclusive ao corpo humano. Regiões ventral, tronco, interior e estrutura dos órgãos são Yin. Regiões dorsal, cabeça, exterior e função dos órgãos são Yang. E cada órgão, víscera e função, está ligado a um dos elementos – Metal, Terra, Fogo, Água, Madeira.

18 Meridiano MeridianoSigla Pontos PontosPolaridadeElemento PulmõesP Yin Yin Metal Metal Intestino Grosso IG Yang Yang Metal Metal EstômagoE Yang Yang Terra Terra Baço/ Pâncreas BP Yin Yin Terra Terra CoraçãoC 9 Yin Yin Fogo Fogo Intestino Delgado ID Yang Yang Fogo Fogo Os 12 meridianos principais podem ser melhor visualizados nesta tabela: visualizados nesta tabela:

19 Meridiano Meridiano Sigla Sigla Pontos Pontos Polaridade PolaridadeElemento Bexiga Bexiga B Yang Yang Água Água Rins Rins R Yin Yin Água Água Pericárdio Pericárdio PC ou CS PC ou CS 9 Yin Yin Fogo Fogo Triplo Triplo Aquecedor Aquecedor TA TA Yang Yang Fogo Fogo Vesícula Biliar Vesícula Biliar VB VB Yang Yang Madeira Madeira Fígado Fígado F Yin Yin Madeira Madeira Continuação:

20 Os meridianos do Pericárdio e do Triplo Aquecedor, não correspondem a nenhum órgão físico. Apesar de formarem um par Yin e Yang e de pertencerem ao elemento fogo, a relação dos dois, no entanto, não é íntima, pois cada um exerce no corpo, uma função distinta e específica.

21 Esse meridiano está estreitamente ligado ao Coração, e sua função é protegê-lo contra tensões, choques e ataques exógenos. Não é à toa que ambos os meridianos possuem trajetos semelhantes, sendo o do Coração ao longo da face interna, e do Pericárdio na face médio-interna dos membros superiores.

22 Ele possui uma função reguladora não apenas do coração e da circulação, mas também da reprodução - a essência da vida - estando relacionado com o funcionamento do sistema endócrino, particularmente, das gônadas. Talvez por isso o termo chinês para esse meridiano (que significa envelope do coração) tenha sido traduzido no ocidente por Canal da Circulação e Sexualidade, o que não é muito exato, sendo “Pericárdio“ a tradução mais adequada.

23 Esta tradução equivocada pode induzir ao tratamento de distúrbios sexuais nesse meridiano, quando existem outros canais mais adequados para essa finalidade. Segundo a medicina oriental, assim como o coração, o Pericárdio "abriga" a mente, influenciando os estados mentais e emocionais e os relacionamentos interpessoais.

24 O Meridiano do Pericárdio ou Circulação e Sexualidade compõe-se de nove pontos. Ele começa na região médio-superior do tórax, do lado externo do mamilo, segue em direção à parte interna do braço, antebraço, punho e palma da mão e termina na extremidade do dedo médio.

25 Nesse meridiano podem ser tratados: Intumescimento doloroso do peito, dores cardíacas, palpitações, sensação de excesso de calor, de opressão torácica, desregramento menstrual, espasmos nos membros superiores, palmas das mãos quentes, axilas inchadas, rosto vermelho, conjuntivas amarelas.

26 O canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor, embora não seja uma víscera no sentido físico, como já não seja uma víscera no sentido físico, como já vimos, abrange todos os órgãos da cavidade abdominotorácica e suas funções generalizadas de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos e alimentos e líquidos. Como seu nome indica, essa estrutura está dividida em 3 partes.

27 O aquecedor superior tem uma função cardiorrespiratória, que regula a circulação do sangue arterial; o aquecedor médio, tem função digestiva, de captação e transformação dos alimentos para que haja assimilação de nutrientes e, o aquecedor inferior, uma função gênito- urinária, que inclui o controle da excreção de urina e eliminação de detritos pelo intestino grosso, mas, sobretudo, a função sexual relacionada com o psiquismo.

28 O Triplo Aquecedor sempre foi tema de discussão e controvérsias na medicina chinesa. Algumas obras clássicas o descreviam como sendo um órgão Yang, cuja função era absorver, metabolizar e eliminar fluidos, porém, sem uma localização determinada. Outros acreditavam que o triplo aquecedor era um órgão “com nome, mas sem forma” que ajudava a transportar o Chi original do “Portal da Vida” (o centro do umbigo) para outros órgãos.

29 Atualmente a TMC desenvolveu uma visão mais integrada dele. Além de apoiar o trabalho dos Pulmões, Coração, Baço, Intestinos, Bexiga, Rins e órgãos genitais, os chineses acreditam que o Triplo Aquecedor tem relação com o hipotálamo, a parte do cérebro responsável pelo apetite, equilíbrio da temperatura e dos fluidos, daí sua capacidade de agir como “termostato do corpo”.

30 O Triplo Aquecedor também nutre todos os órgãos com o Chi Original armazenado, quando seus meridianos se encontram em depleção (diminuição da quantidade de Chi), suprindo energia defensiva ao organismo, nos momentos de doença e estresse.

31 O meridiano do Triplo-Aquecedor possui 23 pontos. Começa na extremidade do dedo anular, segue pela região posterior da mão, punho, antebraço, e face mais externa do braço, sobe para o ombro e região da omoplata, segue para o pescoço, contorna o pavilhão da orelha, margeia o couro cabeludo e vai terminar na parte externa da sobrancelha.

32 Nesse meridiano podem ser trabalhados sintomas como irritação nos olhos, garganta inflamada e dolorida, dores nas maçãs do rosto, dores na escápula e na face externa do braço, inchaço ou desconforto abdominal, dificuldade urinária, prisão de ventre, calafrios e febre seguida de suores. Este meridiano é especialmente útil em caso de fraqueza combinada com a incapacidade de estabilizar a temperatura do corpo e suscetibilidade à infecções.

33 Orientada essencialmente a partir da óptica do equilíbrio energético, a ciência médica chinesa apresenta a noção da existência de um “relógio biológico” em direta dependência dos ritmos cósmicos.

34 Nesse relógio, o Chi percorre os meridianos numa ordem específica chamada a Grande Circulação de Energia. Num período de 24 horas, a energia permanece 2 horas em cada meridiano, conforme a seqüência apresentada na tabela anterior: pulmão, intestino grosso, estômago, etc. …

35 Horários em que a energia passa pelos 12 meridianos: HorárioMeridiano h VB h F h P h IG h E h BP HorárioMeridiano h C h ID h B h R h PC h TA

36 Também existe um sentido determinado, em relação ao fluxo de energia e as divisões do corpo em cabeça, tronco e membros. Segundo a MTC, o fluxo segue os seguintes sentidos: • do tronco para as mãos, • das mãos para cabeça, • da cabeça para os pés, • dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).

37 Assim, unindo estes dois princípios (a sequência dos meridianos e a ordem nas divisões do corpo), podemos deduzir a seguinte disposição geral dos meridianos: MeridianoOrigemDestino PulmãoTroncoMãos Int.GrossoMãosCabeça EstômagoCabeçaPés Baço/PâncreasPésTronco CoraçãoTroncoMãos Int.DelgadoMãosCabeça

38 MeridianoOrigemDestino BexigaCabeçaPés RinsPésTronco PericárdioTroncoMãos Triplo Aquecedor MãosCabeça Vesícula Biliar CabeçaPés FígadoPésTronco Continuação da tabela:

39 Esta visão permite-nos verificar que existe uma seqüência no fluxo da energia que passa pelos meridianos. Assim, um bloqueio da energia no meridiano do Pulmão, por exemplo, pode diminuir, a energia do meridiano do Intestino Grosso.

40 Os 2 meridianos Extras passam verticalmente pelo centro do corpo, circulando num nível mais profundo. Interligam-se formando a Pequena Circulação de Energia, num sistema que tem como função regular o fluxo do Chi nos 12 meridianos principais. Eles funcionam como um relê, controlando a fluidez da energia vital nesses meridianos.

41 Os Meridianos Extras são: O Vaso Governador - situado na parte posterior do corpo, controla todos os meridianos Yang. O Vaso da Concepção – situado na parte anterior do corpo, controla os meridianos Yin. Em termos estruturais, o cérebro e a medula representam o Vaso Governador (Sistema Nervoso), enquanto o útero representa o Vaso da Concepção.

42 A função do Vaso Governador é governar e conduzir. Conhecido como “Mar dos Yang”, ele é o supervisor geral e o fornecedor do Chi Yang para os 6 meridianos a ele ligados por essa polaridade. Esse vaso age sobre a força física e mental, sobretudo nos homens, nos quais atuam sobre a vitalidade e o vigor sexual. Seus pontos têm poderosa ação psíquica.

43 Com 28 pontos, o Vaso Governador tem origem nos rins (supra-renais) segue até a última vértebra coccídea e ascende pela linha mediana posterior ao longo da coluna vertebral e crânio, atravessa a região frontal, até atingir uma depressão abaixo da inserção inferior do lábio superior.

44 O trabalho sobre esse meridiano é indicado para tremores e contraturas dos membros, enxaqueca, edema nos olhos com lacrimejamento, dores lombares, nos joelhos, nos dentes e nas gengivas, glaucoma, conjuntivites, estomatites, gengivites, amigdalites, angina, sudorese, epilepsia, alucinações. Em resumo, transtornos artríticos, reumáticos, nervosos e cerebrais.

45 Regula todos os meridianos Yin e é conhecido pelo termo “Mar dos Meridianos Yin”. O Meridiano do Vaso da Concepção está associado às funções gênito-urinárias, e intimamente ligado à gestação, nutrindo e comandando o feto, o útero e o ciclo menstrual. Ele também controla o abdômen, tórax, garganta e face, mantendo o equilíbrio energético dos órgãos dessas regiões.

46 Com 24 pontos, ele se origina nos rins, vai até o períneo onde ascende pela linha média ventral do corpo, passa pelo púbis, abdômen, tórax, pescoço e termina na face, por cima do queixo.

47 A energia circula de baixo para cima, durante todo o trajeto desse meridiano, do períneo ao queixo. Mediante a prática da Meditação, os antigos taoístas descobriram que é possível inverter o fluxo de energia do Vaso da Concepção, que passaria a descer ao invés de subir, como acontecia no ventre materno, se transformando numa fonte de energia pré- natal.

48 É indicado para tratamento de dermatoses, eczema, cefaléia occipital, insuficiência pancreática, diabetes. Todas as enfermidades pulmonares: tosse, bronquites, congestão pulmonar, pneumonias, pleurites, broncopneumonias, gripe, coqueluche, hemoptise, tuberculose, enfisema, asma. Todas as enfermidades do nariz: rinites, sinusites, rinopatias alérgicas, faringites, laringites, disfonias. Astenia. Todas as inflamações das mucosas e convulsões infantis.

49 Os doze meridianos principais e os dois vasos extras se unem uns aos outros através de canais acessórios chamados vasos secundários ou de função. Esses meridianos, em número de 8, também são conhecidos como Vasos Maravilhosos, Particulares, Curiosos ou Estranhos.

50 Os vasos maravilhosos situam-se nos espaços vazios do corpo, entre os meridianos principais, irrigando-os e protegendo-os. E por estarem ligados a todos os canais, são chamados “Mar dos Doze Canais” fornecendo energia a todo o corpo. Mesmo com um diâmetro muito pequeno – de 2,5 a 4 cm - esses canais constituem rotas de energia muito fortes e importantes.

51 Os vasos maravilhosos agem como reservatórios de energia Chi, em relação aos meridianos principais. Isto significa que, se os meridianos principais estiverem em plenitude, os vasos maravilhosos podem receber a energia do excesso destes meridianos e, se estes estiverem em depleção ou deficiência, a energia é canalizada dos vasos maravilhosos para os meridianos principais.

52 Os vasos maravilhosos conduzem a energia ancestral, a de defesa e a nutridora para os principais meridianos e para as diferentes partes do corpo. Localizados em pontos estratégicos - ao longo da coluna vertebral, na linha frontal do corpo e ao redor da cintura - os principais meridianos são cruzados e envolvidos por eles e o Chi pode se movimentar em todas as direções: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás.

53 Os Vasos Maravilhosos não apresentam pontos próprios; eles são escolhidos a partir da queixa principal do paciente. Cada um dos seus oito pares (4 Yin e 4 yang) apresenta uma dupla de pontos, que deve ser usada para abrir ou para fechar o caminho energético de um meridiano principal.

54 Os vasos maravilhosos podem ser usados no tratamento dos distúrbios digestivos, hipertensão arterial, nevralgias na testa e nas sobrancelhas, abscessos na boca, bruxismo, doenças das vias respiratórias, transtornos cardiovasculares, ondas de calor, processos reumatóides, doenças auto- imunes, transtornos urinários, espasmos da bexiga, abortos espontâneos, contraturas, afasias, hemiplegias, lombalgias, dores de cabeça, na nuca, nos olhos e ouvidos, distúrbios do cérebro, amnésia, ansiedade, crises de nervos, esgotamento, neuroses e insônia, etc.

55 Enfim, os meridianos constituem um maravilhoso sistema energético de defesa, nutrição e regulagem do fluxo de Chi, que quando livre e desimpedido, mantém o funcionamento adequado de órgãos, glândulas e sistemas, sendo sinônimo, portanto, de um corpo físico saudável e vigoroso!

56 Obrigado pela atenção! Até o próximo trabalho!

57 Texto adaptado do Sistema Taoísta de Cura de Mantak Chia Criação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Visite nosso site e conheça outros PPS da série: Recife, Maio de 2011


Carregar ppt "Nesse trabalho, aprofundaremos nosso conhecimento sobre os meridianos que percorrem o corpo humano, assunto que já abordamos antes, mas que ainda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google