A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como é recrutado o profissional da qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como é recrutado o profissional da qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Como é recrutado o profissional da qualidade

2 Claudia Faria Consultora RH (Seleção e Treinamento) Docente Facel (Tecnólogo) e Bagozzi (Pós Graduação)

3 Requisitos exigidos Currículo Habilidades e competências Perfil pessoal Comportamento Possibilidades de carreira Responsabilidades e oportunidades

4 Requisitos Exigidos Formação Acadêmica Ensino Médio Ensino Técnico
Tecnólogo Ensino Superior Pós Graduação Idiomas: Inglês (preferencialmente)

5 Requisitos Exigidos Conhecimentos Específicos Auditorias internas
Sistemas de Gestão da Qualidade. Por exemplo: ISO 9000, ISO 14000, TS , etc. Habilidade para realizar treinamentos Informática (Pacote Office)

6 Requisitos Exigidos Competências Habilidades Atitudes

7 CONHECIMENTOS (SABER)
O que sabemos mas não necessariamente colocamos em prática. HABILIDADES (SABER FAZER) O que praticamos, temos experiência e domínio sobre. ATITUDES (QUERER FAZER) As características pessoais.

8 Possibilidades de Carreira
Assistente da Qualidade Realizar atividades de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.

9 Possibilidades de Carreira
Auditor da Qualidade  Coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, visando identificar não- conformidades e orientar os usuários quanto ao correto entendimento e aplicação das normas e procedimentos.

10 Possibilidades de Carreira
Coordenador da Qualidade  Coordenar a implantação e gestão do sistema de qualidade, visando a contribuir para o aprimoramento dos processos, sistemas de informação e qualidade dos produtos/serviços da empresa e manutenção da certificação nas normas ISO.

11 Possibilidades de Carreira
Gerente da Qualidade Implementar e manter um sistema de gestão da qualidade que garanta aderência aos parâmetros das normas nacionais e internacionais e exigências do mercado, dentro das políticas definidas pela empresa.

12 Possibilidades de Carreira
Depende muito da formação que o profissional segue. Hoje existem muitas opções no mercado de capacitação, desde técnica, graduação e especialização.

13 O que oferecem as Instituições de Ensino
Curso Tecnólogo Duração média: 2,5 anos. Gestão da Qualidade, ênfase em Metrologia, Petróleo e gás, Industrial, Atendimento ao Cliente, Sistemas da Qualidade, etc. Valor médio R$ 650,00

14 Mercado de Trabalho Contratação: indústrias, especialmente as das áreas automobilística, petroquímica, eletroeletrônica, alimentícia e empresas prestadoras de serviços, que buscam obter certificação de qualidade. Mesmo empresas de pequeno e médio porte têm necessidade da implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade.

15 O profissional é contratado para supervisionar a implantação das normas de qualidade e depois dar suporte à companhia para que elas continuem sendo seguidas. Com o mercado cada vez mais concorrido, as exigências aumentaram, e a necessidade de um sistema de gestão espalhou-se ao longo da cadeia produtiva, abrindo espaço para a contratação do tecnólogo.

16 O que oferecem as Instituições de Ensino
Curso Técnico em Qualidade Duração: 900 horas (03 semestres) O curso possui enfoque prático para atender a exigência das empresas e indústrias que almejam colaboradores com conhecimento teórico e prático de forma integrada. Valor médio R$ 450,00

17 Mercado de Trabalho O Técnico em Qualidade é um profissional apto a desenvolver atividades que visem ao acompanhamento ou desenvolvimento dos diversos processos da Qualidade, colaborando na elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos das empresas.

18 Mercado de Trabalho Atua na elaboração e execução da auditoria interna da Qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos da Qualidade e propõe ações de informação específica. Identifica não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas.

19 Mercado de Trabalho    Em Curitiba, existem várias empresas nos mais variados ramos, como: produtoras de eletrodomésticos, alimentícias, químicas e petroquímicas, produtoras de materiais plásticos, madeireiras, automobilísticas, etc.

20 O que oferecem as Instituições de Ensino
Curso Pós Graduação Engenharia da Qualidade Duração: 1,5 ano Objetivo: Contribuir para a capacitação de profissionais de nível superior em tópicos relacionado à Engenharia de Qualidade, aplicáveis tanto na área industrial, quanto na área de prestação de serviços.

21 Competências Comportamentais
Liderança – capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, desenvolver o seu potencial, extrair seu melhor e alcançar grandes resultados. Automotivação – capacidade de motivar- se independente dos problemas e situações adversas da empresa e continuar produzindo.

22 Competências Comportamentais
Trabalho em equipe – ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, jogo de cintura e uma postura colaborativa é fundamental. Criatividade – capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas e sua ousadia em fazer diferente.

23 Competências Comportamentais
Comunicação Efetiva – compreende usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias claras, saber dar feedbacks, esclarecer dúvidas.

24 Competências Comportamentais
Capacidade de Negociação – saber dialogar com os colaboradores em situações de conflito, buscar sempre um entendimento pacífico visando manter o bom clima organizacional, além de saber negociar com agentes externos: parceiros, fornecedores e clientes.

25 Competências Comportamentais
Flexibilidade – saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes e buscar crescimento através disso. Busca por conhecimentos – Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de evolução, cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramento.

26 Competências Comportamentais
Relacionamento Interpessoal – Possibilita minimizar os conflitos, garante a empatia entre colegas e líderes, e relacionar-se com estas pessoas de forma efetiva, fazer amigos, seguidores e influenciar as pessoas para que sigam suas idéias e colaborem com seus projetos.

27 Média Salarial

28 Sugestões Pesquisas on-line


Carregar ppt "Como é recrutado o profissional da qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google