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Claudia Faria  Consultora RH (Seleção e Treinamento)  Docente Facel (Tecnólogo) e Bagozzi (Pós Graduação) www.mc-consultoria.com.

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2 Claudia Faria  Consultora RH (Seleção e Treinamento)  Docente Facel (Tecnólogo) e Bagozzi (Pós Graduação)

3  Requisitos exigidos  Currículo  Habilidades e competências  Perfil pessoal  Comportamento  Possibilidades de carreira  Responsabilidades e oportunidades

4  Formação Acadêmica ◦ Ensino Médio ◦ Ensino Técnico ◦ Tecnólogo ◦ Ensino Superior ◦ Pós Graduação  Idiomas: Inglês (preferencialmente)

5  Conhecimentos Específicos ◦ Auditorias internas ◦ Sistemas de Gestão da Qualidade. Por exemplo: ISO 9000, ISO 14000, TS 16949, etc. ◦ Habilidade para realizar treinamentos ◦ Informática (Pacote Office)

6  Competências  Habilidades  Atitudes

7 CONHECIMENTOS (SABER) O que sabemos mas não necessariamente colocamos em prática. HABILIDADES (SABER FAZER) O que praticamos, temos experiência e domínio sobre. ATITUDES (QUERER FAZER) As características pessoais.

8  Assistente da Qualidade Realizar atividades de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.

9  Auditor da Qualidade Coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, visando identificar não- conformidades e orientar os usuários quanto ao correto entendimento e aplicação das normas e procedimentos.

10  Coordenador da Qualidade Coordenar a implantação e gestão do sistema de qualidade, visando a contribuir para o aprimoramento dos processos, sistemas de informação e qualidade dos produtos/serviços da empresa e manutenção da certificação nas normas ISO.

11  Gerente da Qualidade Implementar e manter um sistema de gestão da qualidade que garanta aderência aos parâmetros das normas nacionais e internacionais e exigências do mercado, dentro das políticas definidas pela empresa.

12  Depende muito da formação que o profissional segue.  Hoje existem muitas opções no mercado de capacitação, desde técnica, graduação e especialização.

13 Curso Tecnólogo  Duração média: 2,5 anos.  Gestão da Qualidade, ênfase em Metrologia, Petróleo e gás, Industrial, Atendimento ao Cliente, Sistemas da Qualidade, etc.  Valor médio R$ 650,00

14 Mercado de Trabalho  Contratação: indústrias, especialmente as das áreas automobilística, petroquímica, eletroeletrônica, alimentícia e empresas prestadoras de serviços, que buscam obter certificação de qualidade.  Mesmo empresas de pequeno e médio porte têm necessidade da implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade.

15  O profissional é contratado para supervisionar a implantação das normas de qualidade e depois dar suporte à companhia para que elas continuem sendo seguidas.  Com o mercado cada vez mais concorrido, as exigências aumentaram, e a necessidade de um sistema de gestão espalhou-se ao longo da cadeia produtiva, abrindo espaço para a contratação do tecnólogo.

16 Curso Técnico em Qualidade  Duração: 900 horas (03 semestres)  O curso possui enfoque prático para atender a exigência das empresas e indústrias que almejam colaboradores com conhecimento teórico e prático de forma integrada.  Valor médio R$ 450,00

17 Mercado de Trabalho  O Técnico em Qualidade é um profissional apto a desenvolver atividades que visem ao acompanhamento ou desenvolvimento dos diversos processos da Qualidade, colaborando na elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos das empresas.

18 Mercado de Trabalho  Atua na elaboração e execução da auditoria interna da Qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos da Qualidade e propõe ações de informação específica. Identifica não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas.

19 Mercado de Trabalho  Em Curitiba, existem várias empresas nos mais variados ramos, como: produtoras de eletrodomésticos, alimentícias, químicas e petroquímicas, produtoras de materiais plásticos, madeireiras, automobilísticas, etc.

20 Curso Pós Graduação  Engenharia da Qualidade  Duração: 1,5 ano  Objetivo: Contribuir para a capacitação de profissionais de nível superior em tópicos relacionado à Engenharia de Qualidade, aplicáveis tanto na área industrial, quanto na área de prestação de serviços.

21  Liderança – capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, desenvolver o seu potencial, extrair seu melhor e alcançar grandes resultados.  Automotivação – capacidade de motivar- se independente dos problemas e situações adversas da empresa e continuar produzindo.

22  Trabalho em equipe – ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, jogo de cintura e uma postura colaborativa é fundamental.  Criatividade – capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas e sua ousadia em fazer diferente.

23  Comunicação Efetiva – compreende usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias claras, saber dar feedbacks, esclarecer dúvidas.

24  Capacidade de Negociação – saber dialogar com os colaboradores em situações de conflito, buscar sempre um entendimento pacífico visando manter o bom clima organizacional, além de saber negociar com agentes externos: parceiros, fornecedores e clientes.

25  Flexibilidade – saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes e buscar crescimento através disso.  Busca por conhecimentos – Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de evolução, cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramento.

26  Relacionamento Interpessoal – Possibilita minimizar os conflitos, garante a empatia entre colegas e líderes, e relacionar-se com estas pessoas de forma efetiva, fazer amigos, seguidores e influenciar as pessoas para que sigam suas idéias e colaborem com seus projetos.

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28 Sugestões Pesquisas on-line   


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