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1 Tema Gestão do Conhecimento :. 2 Gestão do Conhecimento CONCEITO BÁSICO É o processo de geração (criação – aquisição - fusão - síntese), codificação.

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1 1 Tema Gestão do Conhecimento :

2 2 Gestão do Conhecimento CONCEITO BÁSICO É o processo de geração (criação – aquisição - fusão - síntese), codificação (captura - adaptação - representação) e transferência (difusão - movimento) de conhecimento TIPOS DE CONHECIMENTO DE CONHECIMENTO EXPLÍCITO: transmitido por linguagem formal (processado) TÁCITO (IMPLÍCITO): transmitido a partir do exemplo, da convivência.

3 3 OS MODOS DE CONVERSÃO ENTRE O CONHECIMENTO TÁCITO E O EXPLÍCITO Socialização: criação do conhecimento tácito – compartilhamento de experiências – treinamento/reuniões/interações. Externalização: articulação (ligação – junção) do conhecimento tácito com o explícito - analogias/metáforas/modelos. Combinação: troca de informações explícitas, uso da tecnologia da informação – mídias/documentos/educação formal. Internalização: Aprendizado de um novo conhecimento, vivência pelos membros da organização – operacional/prática.

4 4 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO Os 4 modos de conversão: 1 - Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito –Compartilhamento de experiências –Absorção através da prática (observação; imitação) –Não necessariamente utiliza a linguagem 2 - Externalização: do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito –Articulação dos conhecimentos tácitos em conceitos explícitos –Processo de criação do conhecimento perfeito

5 5 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO 3 - Combinação: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Explícito –Combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito –Processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento 4 - Internalização: do Conhecimento Explícito em Conhecimento Tácito –Incorporação do Explícito em Tácito –Assimilação do Explícito (conhecimento estruturado) como modelo mental.

6 6 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO •HABILIDADES TÉCNICAS •KNOW HOW •CULTURA ORGANIZACIONAL •APRENDE FAZENDO Espiral do Conhecimento 4 modos de conversão •DIÁLOGO •REFLEXÃO COLETIVA •ASSOCIAÇÃO DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO

7 7 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO Implicações e Barreiras (Dificuldades) Tácito para Tácito (Socialização): Menor Tácito para Explícito (Externalização): Maior Explícito para Explícito (Combinação): Médio Explícito para Tácito (Internalização): Menor

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9 9 CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO –Conhecimento indivíduos –Organização não cria conhecimento por si só. –Compartilhamento chave para evolução/exige confiança –Conectividade Rede de Pessoas

10 10 ATIVOS INTANGÍVEIS –Capital Intelectual: Soma do conhecimento de todos de uma empresa. É a capacidade mental coletiva. –Capital Humano: Fonte da inovação e renovação. Capacidade individual. –Capital Estrutural ou Organizacional: Pertence à empresa como um todo. Conjunto de publicações, cultura, bancos de conhecimento, tecnologias, patentes, sistemas, rotinas e procedimentos organizacionais. –Capital do Cliente ou de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma empresa com as pessoas com as quais fez negócio (Base de Clientes) e do potencial destes Clientes.

11 11 ATIVOS INTANGÍVEIS –Capital Social: a qualidade e o valor dos relacionados com a sociedade em geral, através do exercício da cidadania corporativa da empresa como membro das comunidades global, regional e local. –Capital ambiental: o valor do relacionamento com o planeta e seus recursos, definido através de cálculos dos custos reais dos recursos consumidos por um empreendimento ou uma economia e da determinação de sua contribuição para a saúde e a sustentabilidade do meio ambiente.

12 12 ATIVOS INTANGÍVEIS –Capital de relacionamento externo: alianças e relacionamentos comerciais com clientes, parceiros estratégicos, fornecedores, investidores, agências reguladoras e governos.

13 13 ATIVOS INTANGÍVEIS Valoração do Capital Intelectual • A Disney comprou a ABC por US$ 19 bi. O balanço US$ 5 bi (1996) •Microsoft vale US$ 70 bi O balanço US$ 5 bi

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15 15 Capital Ambiental Capital Humano Capital de Capital de Relacionamento Capital Estrutural ATIVOS INTANGÍVEIS – Capital Intelectual

16 16 Capital Intelectual (o que assegura o futuro) 85% Capital Financeiro (o que se vê) 15% CLASSIFICAÇÃO DOS ATIVOS DE UMA EMPRESA

17 17 Gestão do Conhecimento GESTÃO DO CONHECIMENTO CAPACIDADE DE RESPOSTA : habilidade de atender e acompanhar às demandas e mudanças do mercado. INOVAÇÃO : contínuo e sucessivo fomento à criatividade, compartilhamento de idéias e conhecimento. COMPETÊNCIA : captar/catalogar o conhecimento, a experiência e o saber e disponibilizar a todos. EFICIÊNCIA : saber o que as pessoas sabem para minimizar o esforço da reinvenção e do retrabalho.

18 18 PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Identificação: competências essenciais para a organização. Captura: aquisição conhecimento, criar e manter competências. Seleção e validação: filtrar o conhecimento, qualidade e síntese. Organização e armazenagem: recuperação fácil rápida e correta. Compartilhamento: acesso e distribuição – difusão. Aplicação: efetivo uso do que se tem em situações reais. Criação do conhecimento: pesquisa, experimentação e inovação.

19 19 GESTÃO DO CONHECIMENTO FERRAMENTAS DA GC Ferramentas BI – Inteligência em Negócios: auxílio à tomada de decisão, análise de indicadores empresariais sob diferentes pontos de vista ou cenários, estimativas, estatísticas. Ferramentas de Colaboração: tecnologia de redes (internet), Chat, , sistemas eletrônicos de reuniões, videoconferências, forums, IP Phone, etc. Ferramentas de transferência: treinamento baseado em midias digitais, Universidade corporativas. Ferramentas de descoberta: busca e classificação de conteúdo, navegação, gerenciadores de bibliotecas/conteúdos (ABNT). Mapas de conhecimento: arquivos de perfis (competência)

20 20 Metologias e Ferramentas Capital Ambiental Capital Intelectual Capital de Capital de Relacionamento Capital Estrutural •Inteligência Competitiva Gestão de Relacionamentos • CRM: de Clientes • SCM: de Fornecedores e Parceiros • Mapeamento de Processos • Boas Práticas • Sistemas Especialistas • GED: Gestão de Documentos • e-learning • Portal • Gestão de Competências, • Comunidades de Prática


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