A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2

2 Competências a serem trabalhadas
Marketing Pessoal Gestão de Carreira Português Instrumental ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

3 GESTÃO DE CARREIRA Compreender o processo de recrutamento e seleção do capital humano de uma empresa.

4 INTRODUÇÃO O que é GESTÃO DE CARREIRA?
Gestão - Ato ou efeito de gerir. Carreira - Curso ou rumo profissional.

5 CONCEITO A gestão de carreira é a postura que cada individuo assume no seu dia-a-dia em sua relação enquanto estudante ou mesmo trabalhador.

6 GESTÃO DE CARREIRA Uma carreira deve ser planejada,construída em dois pilares: COGNITIVO PRAGMÁTICO

7 PIRÂMIDE DE MASLOW Pirâmide das Hierarquias das Necessidades Humanas .(Abraham Maslow) O comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades. Estas necessidades são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras.

8 PIRÂMIDE DE MASLOW

9 PIRÂMIDE DE MASLOW 1-Fisiologia: Primeiro nível que é você
2-Segurança : O segundo nível da hierarquia é constituído por uma série de necessidades de segurança. 3- Amor e relacionamento : Estas necessidades são chamadas de sociais ou de associação.

10 PIRÂMIDE DE MASLOW 4-Estima : Status”. Neste ponto, as necessidades de destaque, proeminência, reconhecimento e admiração por parte do grupo são manifestadas por ações que buscam diferenciar. 5-Realização Pessoal: O nível mais alto da hierarquia. Este é o nível das necessidades mais maduras e construtivas da hierarquia de Maslow,( auto-realização.)

11 MERCADO DE TRABALHO O Mercado de Trabalho é o grande termômetro das necessidades da atualização profissional. •As empresas desejam pessoas que a ajudem a alcançar seus objetivos. Aprenda a planejar o desenvolvimento de suas competências, assim como planeja a sua formação.

12 CARREIRA PROFISSIONAL
O que as empresas buscam em um profissional ? Habilidades comportamentais Capacitação Habilidades comportamentais: As habilidades comportamentais são um pouco mais subjetivas mas não menos importantes do que o conhecimento técnico para aqueles que querem alcançar reconhecimento em sua profissão.

13 CARREIRA PROFISSIONAL
Capacitação : Capacitar-se é aprender tudo o que já foi feito e não deu certo e aprimorar aquilo que já deu certo e pode através de nossas mãos melhorar ainda mais.

14 O QUE FAZER PARA CONQUISTAR ESSE DESENVOLVIMENTO?
1.Se conheça. 2.Cheque como as pessoas ver você. 3. Peça feedback. 4. Acompanhe o mercado.

15 O QUE FAZER PARA CONQUISTAR ESSE DESENVOLVIMENTO?
5. Liste suas habilidades . 6. Planeje . 7. Quem quer sucesso deve ter postura ativa.

16 O MERCADO DE TRABALHO Mercado é o “local” onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos. Se os intervenientes nesse mercado forem os trabalhadores que querem vender o seu trabalho e as empresas que o querem adquirir.

17 Ferramentas de análise de dados e solução de problemas
O MERCADO DE TRABALHO Ferramentas de análise de dados e solução de problemas

18 O MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho demanda cada vez mais profissionais que permeiam a vida das organizações. Durante as últimas décadas foram desenvolvidas ferramentas muito simples mas muito eficazes. Todas auxiliam no planejamento da coleta, organização e análise de dados

19 O MERCADO DE TRABALHO As ferramentas de solução de problemas podem ajudá-lo a: · Trabalhar em equipe. · Contribuir com suas idéias e sugestões de maneira efetiva. · Organizar e priorizar informações. · Classificar e analisar dados. · Pensar de forma criativa. · Aumentar a efetividade do seu trabalho diário.

20 O MERCADO DE TRABALHO Podemos classificar as ferramentas como: · A busca de soluções de problemas de maneira criativa · O mapeamento do processo · A organização de informações · A análise de dados

21 O MERCADO DE TRABALHO Solucionar problemas de maneira criativa significa aproveitar oportunidades e ampliar sua forma de pensar para incluir idéias que trazem mudanças. Solucionar problemas de maneira criativa também envolve trabalhar com outras pessoas.

22 BRAINSTORM O Que é? Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. É uma metodologia de exploração de idéias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas.

23 BRAINSTORM Exercício de relaxamento.

24 O MERCADO DE TRABALHO

25 CARREIRA PROFISSIONAL
Carreira é um ato individual. Você é o único responsável pelo seu desenvolvimento. A felicidade profissional é sustentada por três pilares: satisfação, reconhecimento e remuneração.

26 CARREIRA PROFISSIONAL
A carreira está ligada à flexibilidade. •Onde você pretende estar daqui a 5 anos? •Em uma grande empresa? •A escolha do curso foi a correta?

27 CARREIRA PROFISSIONAL
Será que apenas com este curso estarei preparado para o mercado de trabalho? Meus valores estão sintonizados com a atuação da minha carreira? Como escolhi a minha carreira? Salário? Vagas?

28 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA PROFISSIONAL
O planejamento deve visar metas factíveis. ambiciosas, mas realizáveis. Se não for assim, as frustrações virão inevitavelmente. A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. “Vencer será consequência da boa preparação” BERNADINHO

29 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA PROFISSIONAL
Mude para a melhor Existem vários meios e mecanismos que podem ajudar você nesta busca, um dos meios seria conversa com profissionais das áreas. Outro caminho seria também a busca de testes vocacionais e de percepção de habilidades, estes se encontram na internet de fácil acesso a todos.

30 A CARREIRA PROFISSIONAL
Para se pensar na carreira profissional há que se ter passado pelo estágio de reconhecimento de suas capacidades técnicas, aptidões e habilidades necessárias à carreira escolhida. Depois devemos pensar se o que desejamos é um trabalho ou emprego.

31 A CARREIRA PROFISSIONAL
Trabalho É uma atividade profissional regular e remunerada por empresas ou pessoas físicas.

32 A CARREIRA PROFISSIONAL
Emprego É colocar a disposição de uma empresa seu conhecimento técnico, é também desempenhar uma função.

33 ATIVIDADE 1.Pesquise sobre a necessidade do mercado de trabalho hoje?
2.Você usa algum outro método de Brainstorm? Comente. 3.Cite no minímo 5 profissões que são mais solicitadas no mercado de trabalho,e comente o que é preciso para se qualificar.

34 ATIVIDADE 4.Na sua visão o que tem mais hoje em dia.Emprego ou Trabalho? (No minímo 10 linhas)


Carregar ppt "MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google