A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. Conferência Marcas, Design, Inovação AIP/CCI Gonçalo Quadros, CEO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. Conferência Marcas, Design, Inovação AIP/CCI Gonçalo Quadros, CEO"— Transcrição da apresentação:

1 Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. Conferência Marcas, Design, Inovação AIP/CCI Gonçalo Quadros, CEO quadros@criticalsoftware.com 29.11.2005

2 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 2 Agenda  A fase de CONSOLIDAÇÃO  A fase de EXPANSÂO  O desafio da INOVAÇÃO  A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS

3 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 3  Fundada em 1998 – spin-off da Universidade de Coimbra  Começou num nicho software reliability, mas cresceu diversificando-se  Aposta na excelência em Engª de Software: qualidade, confiabilidade, inovação  Focada em mission and business critical solutions mission “To provide dependable and innovative technologies and engineering solutions for mission and business critical information systems.”

4 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 4 A Empresa (2005)  Organização  PME  Independente de qq grupo (fin./industrial)  ROC  €500K de Capital Social  Sede & Escritórios  Sede em Coimbra  Subsidiária em San Jose, CA, USA  Subsidiária em Inglaterra (2004)  Representantes worldwide  Pessoas  Mais de 120 colaboradores,  20% Phd’s/Msc’s  Cultura Internacional (+8 países) Critical Software SA Sede, Coimbra, Portugal Critical Software Inc. San Jose, CA, USA Critical Software SA Lispólis, Lisboa, Portugal

5 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 5 Construindo Software para Sistemas Críticos Software Quality oEnterprise Application Integration & DB oEmbedded Software & Dependability oCommand & Control oNetworking Software Software Quality Areas of expertise Technologies & Products Engineering Services & Consulting Solutions Markets

6 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 6 Indicadores Fy 2003 ebit = 17% ebitda = 24% K€  Crescimento Contínuo  Crescimento médio anual do volume de negócios de 40%  Crescimentos das exportações de 10% para 70% em 2003  Proveitos totais de cerca de 6 M€ em 2005  Crescimento sustentado  Empresa lucrativa desde o 1º ano de actividade  Re-investimento estrito de toda a riqueza gerada  15% do total de proveitos investidos em I&D em 2004  Capital Social (€2K -> €500K)

7 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 7 Perfil Internacional

8 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 8 Agenda  A fase da CONSOLIDAÇÃO  A fase da EXPANSÃO  O desafio da INOVAÇÃO  A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS

9 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 9 O Ciclo de Inovação I&D EM CONSÓRCIO Transferência de tecnologia Tecnologias Mercado alargado Nicho Serviços, Soluções Financiamento VOLUME / EXPANSÃO SINERGIAS / REDES PARCERIAS INOVAÇÃO QUALIDADE PI Knowledge intensive Poucos competidores Quebrar barreiras entrada Credibilidade/Notoriedade

10 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 10 INOVAÇÃO E I&D QUALIDADE VISÃO GLOBAL PESSOAS E COMUNIDADE Valores e Cultura REINVESTIMENTO E CRESCIMENTO

11 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 11.. Data Warehouse – Star Partitioning Actividade

12 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 12 Agenda  A fase da CONSOLIDAÇÃO  A fase da EXPANSÃO  O desafio INOVAÇÃO  A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS

13 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 13 Expansão  Apostar no mercado de volume  Crescer – reposicionar o mix serviços Vs produtos  Acomodar o aumento de dimensão e complexidade do negócio – pressão na cultura  Manter evolução positiva na competitividade - pressão pelo lado do custo (BRICs) Inovar

14 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 14 O que é a Inovação?  As Ideias  O Conhecimento Aplicação da criatividade [1] Processo interactivo e tumultuoso... que liga uma rede mundial de fontes de saber às necessidades subtilmente imprevisíveis dos clientes [2] No passado, essencialmente e até aos primórdios do séc. XX, o motor da inovação era a tecnologia; agora são os mercados In inovacao.net [1] baseado na def de Bruno Libert [2] James Brian Quinn

15 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 15 Desafios – as ideias  Estimular o aparecimento de ideias, orientadas aos nossos objectivos estratégicos  Melhores Produtos  Tecnologia e Serviços mais fáceis de produzir  Processo mais eficaz (organização, bem-estar, conforto do cliente,...)  Gerir o mix de Informalismo vs Formalismo  Curiosidade, Irreverência – criatividade (paixão, entusiasmo, motivação  Regular onde necessário – processo  Identificação -> Análise -> Concretização das ideias  e o mix certo de características pessoais e colectivas  O indivíduo -> atitude (colectiva mas essencialmente pessoal)  A organização -> os seus recursos -> o suporte à ideia

16 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 16 Desafios – o conhecimento  Estimular a produção de conhecimento  Como identificar o conhecimento útil ao colectivo?  Como representá-lo?  Como disseminá-lo?  Motivação Individual é decisiva  O indivíduo é o centro, o seu compromisso é determinante  Mas o retorno para ele não é tão óbvio  Estimular a atitude certa; recompensar  Eficácia e eficiência (esforço Vs utilidade)  Facilitar mecanismos de identificação, representação e acesso ao conhecimento  Automatizar  Quick-wins no short term -> aprender -> elaborar

17 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 17 Respostas  Gestor p/ inovação e conhecimento  Concurso de Ideias  Motor de Busca integrado  Investir drasticamente nos canais de comunicação  Reforçar o contexto de promoção da cultura PEQUENOS PASSOS MEDIR AJUSTAR

18 © Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 18


Carregar ppt "Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. Conferência Marcas, Design, Inovação AIP/CCI Gonçalo Quadros, CEO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google