Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Barboza Alterado mais de 10 anos atrás
1
Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. Conferência Marcas, Design, Inovação AIP/CCI Gonçalo Quadros, CEO quadros@criticalsoftware.com 29.11.2005
2
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 2 Agenda A fase de CONSOLIDAÇÃO A fase de EXPANSÂO O desafio da INOVAÇÃO A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS
3
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 3 Fundada em 1998 – spin-off da Universidade de Coimbra Começou num nicho software reliability, mas cresceu diversificando-se Aposta na excelência em Engª de Software: qualidade, confiabilidade, inovação Focada em mission and business critical solutions mission “To provide dependable and innovative technologies and engineering solutions for mission and business critical information systems.”
4
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 4 A Empresa (2005) Organização PME Independente de qq grupo (fin./industrial) ROC €500K de Capital Social Sede & Escritórios Sede em Coimbra Subsidiária em San Jose, CA, USA Subsidiária em Inglaterra (2004) Representantes worldwide Pessoas Mais de 120 colaboradores, 20% Phd’s/Msc’s Cultura Internacional (+8 países) Critical Software SA Sede, Coimbra, Portugal Critical Software Inc. San Jose, CA, USA Critical Software SA Lispólis, Lisboa, Portugal
5
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 5 Construindo Software para Sistemas Críticos Software Quality oEnterprise Application Integration & DB oEmbedded Software & Dependability oCommand & Control oNetworking Software Software Quality Areas of expertise Technologies & Products Engineering Services & Consulting Solutions Markets
6
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 6 Indicadores Fy 2003 ebit = 17% ebitda = 24% K€ Crescimento Contínuo Crescimento médio anual do volume de negócios de 40% Crescimentos das exportações de 10% para 70% em 2003 Proveitos totais de cerca de 6 M€ em 2005 Crescimento sustentado Empresa lucrativa desde o 1º ano de actividade Re-investimento estrito de toda a riqueza gerada 15% do total de proveitos investidos em I&D em 2004 Capital Social (€2K -> €500K)
7
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 7 Perfil Internacional
8
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 8 Agenda A fase da CONSOLIDAÇÃO A fase da EXPANSÃO O desafio da INOVAÇÃO A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS
9
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 9 O Ciclo de Inovação I&D EM CONSÓRCIO Transferência de tecnologia Tecnologias Mercado alargado Nicho Serviços, Soluções Financiamento VOLUME / EXPANSÃO SINERGIAS / REDES PARCERIAS INOVAÇÃO QUALIDADE PI Knowledge intensive Poucos competidores Quebrar barreiras entrada Credibilidade/Notoriedade
10
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 10 INOVAÇÃO E I&D QUALIDADE VISÃO GLOBAL PESSOAS E COMUNIDADE Valores e Cultura REINVESTIMENTO E CRESCIMENTO
11
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 11.. Data Warehouse – Star Partitioning Actividade
12
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 12 Agenda A fase da CONSOLIDAÇÃO A fase da EXPANSÃO O desafio INOVAÇÃO A Critical DEPENDABLE TECHNOLOGIES FOR CRITICAL SYSTEMS
13
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 13 Expansão Apostar no mercado de volume Crescer – reposicionar o mix serviços Vs produtos Acomodar o aumento de dimensão e complexidade do negócio – pressão na cultura Manter evolução positiva na competitividade - pressão pelo lado do custo (BRICs) Inovar
14
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 14 O que é a Inovação? As Ideias O Conhecimento Aplicação da criatividade [1] Processo interactivo e tumultuoso... que liga uma rede mundial de fontes de saber às necessidades subtilmente imprevisíveis dos clientes [2] No passado, essencialmente e até aos primórdios do séc. XX, o motor da inovação era a tecnologia; agora são os mercados In inovacao.net [1] baseado na def de Bruno Libert [2] James Brian Quinn
15
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 15 Desafios – as ideias Estimular o aparecimento de ideias, orientadas aos nossos objectivos estratégicos Melhores Produtos Tecnologia e Serviços mais fáceis de produzir Processo mais eficaz (organização, bem-estar, conforto do cliente,...) Gerir o mix de Informalismo vs Formalismo Curiosidade, Irreverência – criatividade (paixão, entusiasmo, motivação Regular onde necessário – processo Identificação -> Análise -> Concretização das ideias e o mix certo de características pessoais e colectivas O indivíduo -> atitude (colectiva mas essencialmente pessoal) A organização -> os seus recursos -> o suporte à ideia
16
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 16 Desafios – o conhecimento Estimular a produção de conhecimento Como identificar o conhecimento útil ao colectivo? Como representá-lo? Como disseminá-lo? Motivação Individual é decisiva O indivíduo é o centro, o seu compromisso é determinante Mas o retorno para ele não é tão óbvio Estimular a atitude certa; recompensar Eficácia e eficiência (esforço Vs utilidade) Facilitar mecanismos de identificação, representação e acesso ao conhecimento Automatizar Quick-wins no short term -> aprender -> elaborar
17
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 17 Respostas Gestor p/ inovação e conhecimento Concurso de Ideias Motor de Busca integrado Investir drasticamente nos canais de comunicação Reforçar o contexto de promoção da cultura PEQUENOS PASSOS MEDIR AJUSTAR
18
© Copyright Critical Software S.A. 1998-2005 All Rights Reserved. 18
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.