A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CSA 404 COMÉRCIO ELETRÔNICO Roberto Maranhão. Fatores e Características de Sucesso na WEB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CSA 404 COMÉRCIO ELETRÔNICO Roberto Maranhão. Fatores e Características de Sucesso na WEB."— Transcrição da apresentação:

1 CSA 404 COMÉRCIO ELETRÔNICO Roberto Maranhão

2 Fatores e Características de Sucesso na WEB

3 Roberto Maranhão3 Roberto Maranhão3 A maior em volume

4 Roberto Maranhão4 Roberto Maranhão4 A 2ª em volume

5 Roberto Maranhão5 Roberto Maranhão5 A concorrência

6 Coleta de Informações e Fidelização de Clientes

7 Roberto Maranhão7 Roberto Maranhão7 A aula no curso  A Gerência de Informação é essencial para estruturar e manipular a grande quantidade de dados que é coletada pelos sistemas e portais da WEB;  As teorias utilizadas para armazenamento e análise dos dados coletados incluem:  Estrutura de dados;  Bancos de dados;  Linguagem de consultas (SQL);

8 Roberto Maranhão8 Roberto Maranhão8 A aula na disciplina  Na disciplina de comércio eletrônico, já vimos:  Importância do comércio eletrônico;  Tipos de consumidor;  Modos de pagamento;

9 Roberto Maranhão9 Roberto Maranhão9 A aula de hoje  Captura de informações sobre consumidores na web e retenção de clientes na WEB.  Objetivos:  Tomada de decisões estratégicas;  Aumento das vendas;  Fidelização;  Melhoria da imagem da empresa;

10 Roberto Maranhão10 Roberto Maranhão10 Comércio Eletrônico  Decisões estratégicas a serem tomadas por um administrador:  Já vimos:  Logística  Finanças  RH  Veremos hoje:  Marketing - Coleta de Informações sobre consumidores na web e retenção de clientes na WEB

11 Roberto Maranhão11 Roberto Maranhão11 Mídias Sociais  Uma poderosa ferramenta para as empresas são as mídias sociais;  A série “Person of Interest” chega a brincar que elas são o sonho de qualquer agência de vigilância;  Um ponto de discussão é até que ponto a presença paga funciona e quanto é necessário que a empresa realmente participe da rede para conseguir efeito;  Em ambos os casos é possível conhecer muito a respeito do seu consumidor através das informações coletadas digitalmente;

12 Roberto Maranhão12 Roberto Maranhão12 Curta o Facebook  A rede social está – principalmente no Brasil – praticamente onipresente, permitindo uma janela para a vida privada de cada um dos seus clientes.  Algumas perguntas que poderiam ser respondidas com o auxílio do Facebook:  Os clientes que gostam da sua empresa gostam de quais outras empresas?  Quais parcerias devem ser analisadas?  Qual posicionamento de marca deve ser trabalhado?  Quais atributos dos seus produtos são mais valorizados pelos clientes?

13 Roberto Maranhão13 Roberto Maranhão13 Facebook – página de um cliente

14 Roberto Maranhão14 Roberto Maranhão14 Twitter Trends  Cada vez mais o mundo todo fala da mesma coisa ao mesmo tempo;  Uma notícia é repetida à exaustão. Um atentado, um desabamento na Índia, a conquista de um campeonato;  Inserir positivamente sua empresa nesses trends (muitas vezes traduzido como tendência) é uma fonte de clientes e de propaganda gratuita;  Acompanhar sua empresa é essencial para diagnosticar problemas em sua fase inicial. O dia depois do encerramento do campeonato pode não ser um bom dia para iniciar uma promoção.

15 Roberto Maranhão15 Roberto Maranhão15 O Brasil fala sobre o quê?  trendsmap.com

16 Roberto Maranhão16 Roberto Maranhão16 Utilize seu site  Ferramentas como Google Analytics permitem uma melhor compreensão do seu próprio site;  Informações que podem melhorar o contato com os clientes:  Qual página é mais visitada?  Qual é mais abandonada?  Seus clientes navegam no seu site ou simplesmente acessam uma página e saem?

17 Roberto Maranhão17 Roberto Maranhão17 Google Analytics

18 Roberto Maranhão18 Roberto Maranhão18 Google Analytics II  Qual tecnologia seus clientes usam?

19 Roberto Maranhão19 Roberto Maranhão19 Meus horários de uso de internet  Fonte: https://history.google.com/history/?hl=pt-BRhttps://history.google.com/history/?hl=pt-BR

20 Roberto Maranhão20 Roberto Maranhão20 Identifique o cliente em múltiplos aparelhos  Startup para identificar a pessoa mesmo que esteja usando aparelhos diferentes;  Fonte:

21 Roberto Maranhão21 Roberto Maranhão21 Georeferência  A localização geográfica sempre foi uma poderosa ferramenta;  Serviços como GeoIP permitem que um site saiba aproximadamente qual a localização geográfica de seus usuários;  Ferramentas mais modernas como a recém publicada integração de localização do Google, integrando o conhecimento de redes sem fio, torres de celular e informações de GPS dos telefones permitem um mapa muito mais preciso;

22 Roberto Maranhão22 Roberto Maranhão22 Georeferência II  O aumento do uso de Apps permite adicionar funcionalidades de monitoramento dos passos da pessoa – muitas delas voluntárias como o sistema de GPS Waze;  O momento em que seu telefone vai te avisar da promoção alguns metros à frente não está distante.  O Google já prometeu essa ferramenta consumindo menos de 1% da bateria a cada hora de uso e permitindo até 100 áreas por aplicativo.

23 Roberto Maranhão23 Roberto Maranhão23 Construção de alertas  Facebook, Twitter, Tumblr etc tomam mais tempo que geram retorno?  A ferramenta If This Then That (IFTTT) permite construir alertas do tipo “se acontecer isso, faça aquilo”;  Essa ferramenta pode reduzir a carga de trabalho necessária para verificar continuamente se alguma coisa está acontecendo com sua marca;

24 Roberto Maranhão24 Roberto Maranhão24 Experiência  A nova palavra de ordem é experiência. Ferramentas cada vez mais interativas estão aparecendo e servem para detectar o que os clientes querem;  Recentemente a Red Bull F1 lançou uma ferramenta que permite que fãs “solicitem” um desafio, que pode ser uma imagem ou uma informação a respeito da equipe ou dos bastidores;  Mais contato, mais “experiência” e maior sensação de “fazer parte”;  Possibilidade de adequar todo o material de divulgação incluindo essas áreas de interesse;

25 Roberto Maranhão25 Roberto Maranhão25 Retenção depende de entender os clientes  Os exageros afastam os clientes em vez de aproximá-los;  Algumas empresas só usam telefones que permitem que a bateria seja retirada, para os casos em que querem ter certeza de privacidade;  Ferramentas de controle remoto de aparelhos celulares estão cada vez mais comuns e complexas;

26 ALGUNS EXAGEROS

27 Roberto Maranhão27 Roberto Maranhão27 Buscas que podem ser constrangedoras:

28 Roberto Maranhão28 Roberto Maranhão28 Malte Spitz  Requisitou toda a informação que a companhia telefônica tinha a respeito dele;  Localização, contatos, conteúdos de mensagens de texto;  O resultado, compilado, pode ser visto em: retention retention

29 Roberto Maranhão29 Roberto Maranhão29 Reações em outros países  Opção “do not track” – auto imposição de limite das informações que podem ser mapeadas;  Preocupação com privacidade – limites impostos a vários sites (Facebook e Google principalmente) no quesito armazenamento de informações fora do país de origem;

30 Consulte a lista de materiais de apoio em Discussão sobre privacidade

31 Roberto Maranhão31 Roberto Maranhão31 Limitações à navegação  SPAM deve ter a mesma prioridade de tráfego?  Torrents e navegação devem ter a mesma prioridade?

32 Roberto Maranhão32 Roberto Maranhão32 Privacidade na Internet  O Art. 5º, XII diz:  XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;  É possível garantir esse direito na internet?  E desejável garantir esse direito na internet?

33 Roberto Maranhão33 Roberto Maranhão33 Tipificação de Crime de invasão de computadores  Quem ganha com a não tipificação desse crime?  Deveria ser crime invadir um sistema protegido por senha?  Qual o papel da rede TOR (The Onion Router) na tentativa de garantir o anonimato na internet?  Anonimato no Brasil é vedado constitucionalmente. Devemos defender esse tipo de sistema?

34 Roberto Maranhão34 Roberto Maranhão34 Privacidade e segurança  É justo trocar privacidade por segurança?  Terrorismo, redes de pedofilia, tráfico de pessoas e de drogas – quantos desses crimes seriam reduzidos se o direito à privacidade fosse revogado?  Vocês concordam com o PRISM e Patriot Act?


Carregar ppt "CSA 404 COMÉRCIO ELETRÔNICO Roberto Maranhão. Fatores e Características de Sucesso na WEB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google