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O produto das dízimas periódicas 0,1666. E 0,666

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Apresentação em tema: "O produto das dízimas periódicas 0,1666. E 0,666"— Transcrição da apresentação:

1 O produto das dízimas periódicas 0,1666. E 0,666
O produto das dízimas periódicas 0, E 0, É a dízima periódica 0,XXX..., sendo X um algarismo não nulo. O valor de X é (A) 1 (B) 3 (C) 6 (D) 8 (E) 9 Matemática

2 Os números reais p, q, r, s e t são tais que p. q. r=1, r. s. t=0
Os números reais p, q, r, s e t são tais que p.q.r=1, r. s.t=0. Nestas condições, pode-se concluir que o número necessariamente igual a zero é (A) p (B) q (C) r (D) s (E) t Matemática

3 Matemática 2005.1 230+230+230+230 é igual a (A) 230 (B) 232 (C) 430
(D) 830 (E) 8120 Matemática

4 A distância da cidade A à cidade B é sete quilômetros
A distância da cidade A à cidade B é sete quilômetros. A cidade C dista dez quilômetros da cidade B. Logo, a distância da cidade A à cidade C pode ser, em quilômetros, (I) (II) (III)8 Considerando as afirmações acima, pode-se afirmar que Matemática (A) apenas (I) está correta. (B) apenas (II) está correta. (C) apenas (I) e (II) estão corretas. (D) apenas (II) e (III) estão corretas. (E) (I), (II) e (II) estão corretas.

5 com a, b e p números inteiros não nulos e p primo
com a, b e p números inteiros não nulos e p primo. O valor de a+b+p é igual a (A) 9 (B) 10 (C) 12 (D) 15 (E) 19 Matemática

6 A reta r, cujo coeficiente angular é -2, passa pelo vértice da parábola que é o gráfico representativo da função de variável real definida por f(x)=(x+1).(x-5). O coeficiente linear da reta r é igual a Matemática (A) -5 (B) -3,5 (C) -0,75 (D) 3 (E) 4,25

7 No plano cartesiano, o polígono determinado pelas desigualdades 2≤x≤8, 1≤y≤10, x+y≤15 é um
triângulo (B) quadrângulo (C) pentágono (D) hexágono (E) heptágono Matemática

8 Um jovem normal em repouso inala cerca de 6 litros de ar respirando 12 vezes. Logo, em cada respiração ele inala, aproximadamente, N cm³ de ar. O valor de N é Matemática (A) 0,05 (B) 0,5 (C) 5 (D) 50 (E) 500

9 Matemática 2005.1 (A) 8 (B) 10 (C) 16 (D) 32 (E) 50
No plano cartesiano estão representados os gráficos das funções de variáveis reais defini-das por f(x)=log2 x e g(x)=log x, com x> Os pontos A e B pertencem aos gráficos das funções f e g, respectivamente, o segmento AB é perpendicular ao eixo Ox e a distância entre os pontos A e B é igual a 7,5. A abscissa do ponto B é igual a . y A B f g x O Matemática (A) 8 (B) 10 (C) 16 (D) 32 (E) 50

10 Na embalagem de uma lata de tinta de pare-de estão as instruções para a sua diluição: “Mexer a tinta até a sua perfeita homogenei-zação. Em seguida, adicionar água na propor-ção de 1,5 parte de água para 2 partes de tinta.” Um pintor, por engano, adicionou água até obter 6 litros de mistura, que ficou composta de metade de água e metade de tinta. Para acertar a proporção correta da mistura, deverá adicionar Matemática (A) um litro de tinta. (B) um litro de água. (C) meio litro de tinta. (D) meio litro de água e um litro de tinta. (E) meio litro de tinta e um litro de água.

11 No plano cartesiano, o segmento OA gira em torno do ponto O, no sentido anti-horário, de um ângulo de 90º. Se as coordenadas do ponto A são (a; b) antes da rotação e (c; d) depois da rotação, então Matemática A y x O 30º . (A) b>d (B) b<d (C) c=-a (D) d=b (E) a<c

12 Matemática 2005.1 Se e cos 2x=k.cossec x, então o valor de k é igual a
(B) (C) (D) (E) Matemática

13 Com sete frutas diferentes, o número de modos distintos de preparar uma salada contendo quatro ou mais dessas frutas é (A) 22 (B) 35 (C) 48 (D) 64 (E) 72 Matemática

14 Em um grupo de vinte rapazes e trinta moças, metade dos rapazes e a quinta parte das moças cursam Medicina. Escolhendo-se uma pessoa desse grupo, ao acaso, a probabilidade de que seja um rapaz ou estudante de Medicina é Matemática (A) 52% (B) 60% (C) 66% (D) 70% (E) 72%

15 Matemática 2005.1 (A) 63 (B) 64 (C) 65 (D) 66 (E) 67
Considere a seguinte seqüência de quadrados: O número 257 pertence ao quadrado Qn. Então, n é igual a 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Q1 Q2 Q3 Matemática (A) 63 (B) 64 (C) 65 (D) 66 (E) 67

16 Se , o elemento da segunda linha e primeira coluna da matriz A² vale
Matemática (A) 4 (B) 6 (C) 9 (D) 10 (E) 15

17 Matemática 2005.1 Se a matriz é reversível, então (A) k≠-9 (B) k≠9 (C)
(D) k=9 (E) k é qualquer real Matemática

18 Um determinado tipo de cogumelo fresco contém 90% de água e, quando desidratado, apresenta 12% de água. Com 44kg de cogumelos frescos, a quantidade, em kg, de cogumelos desidratados que pode ser obtida é Matemática (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8

19 Se a área de cada face de um cubo aumenta 21%, o volume desse cubo aumenta em
13,75% (B) 26% (C) 30% (D) 33,1% (E) 96,2% Matemática

20 Matemática 2005.1 A quantidade de algarismos que tem o número 85.512 é
10 (B) 11 (C) 12 (D) 13 (E) 14 Matemática

21 Um conjunto musical deseja gravar suas músicas em CD
Um conjunto musical deseja gravar suas músicas em CD. O equipamento utilizado para a gravação dos CDs custa R$ 750,00 e um pacote com dez CDs virgens custa R$ 18,00. Para gravar n CDs, sendo n múltiplo de dez, o custo total é dado pela expressão Matemática (A) (750+1,8)n (B) 750+1,8n (C) (750+18)n (D) 750+18n (E) 750n+18

22 Se o quadrado de um número natural n é maior que o seu dobro e o quádruplo desse número n é maior que o seu quadrado, então n²-n é igual a Matemática (A) 2 (B) 4 (C) 6 (D) 8 (E) 10

23 A seqüência (. ; 4x; 2x-1; x+1;
A seqüência (...; 4x; 2x-1; x+1;...) é uma progressão geométrica de razão igual a (A) (B) (C) (D) (E) Matemática

24 Uma nutricionista pretende misturar três tipos de alimentos X, Y e Z, de modo que a mistura resultante contenha 90 unidades de vitamina A, 70 unidades de vitamina B e 140 unidades de vitamina C. Na tabela, são dadas as unidades de vitamina, por grama, dos alimentos considerados. A quantidade, em gramas, do alimento Z presente na mistura é Matemática (A) 10 (B) 15 (C) 20 (D) 25 (E) 30 alimento X Y Z A 1 2 B 3 C vitamina

25 O resto da divisão do polinômio p(x)=2x³+3x²-x+14 por x+2 é
60 (B) 32 (C) 14 (D) 2 (E) -4 Matemática

26 Uma das raízes da equação algébrica de grau 2 com coeficientes reais é o número complexo A outra raiz dessa equação será Matemática (A) (B) (C) (D) (E)

27 Matemática 2005.1 (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 8
No plano cartesiano tem-se que ABCD é um trapézio retângulo em A e D, com A(0; 0), D um ponto do eixo das ordenadas e as bases medindo AB=8 e CD=2. Sabendo que as diagonais AC e BD são perpendiculares entre si, a medida da altura do trapézio é Matemática (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 8

28 Um campo retangular, medindo 231m x 112m, é cercado com árvores plantadas à igual distância uma das outras. Sabendo que em cada canto tem-se uma árvore e a distância entre duas árvores consecutivas é a maior possível, a quantidade de árvores que cerca o campo é Matemática (A) 98 (B) 90 (C) 88 (D) 49 (E) 47

29 Matemática 2005.1 (A) sen x (B) sec x (C) 1 + tg x (D) (E)
Sejam i a unidade imaginária e o número complexo z=1-i.tg x, com x real tal que , k inteiro. O módulo de z é Matemática (A) sen x (B) sec x (C) 1 + tg x (D) (E)

30 Matemática 2005.1 (A) 40 (B) 45 (C) 50 (D) 55 (E) 60
Tensão arterial é a pressão exercida pelo sangue nas artérias. Essa tensão é provoca-da pelo bombeamento do sangue no cora-ção, pela resistência e elasticidade das ar-térias. O valor máximo ocorre durante a contração do coração (sístole) e o valor mínimo ocorre durante a diástole ou perío-do de repouso. A tensão arterial P em função do tempo t, de certa pessoa, em condições normais, é dada por P(t)= cos(8t), com t em segundos e P em milímetros de mercúrio. A diferença de tensão entre sístole e a diástole, em milímetros de mercúrio, é Matemática (A) 40 (B) 45 (C) 50 (D) 55 (E) 60

31 Matemática 2005.1 (A) 95 (B) 90 (C) 88 (D) 85 (E) 80
Tensão arterial é a pressão exercida pelo sangue nas artérias. Essa tensão é provocada pelo bombeamento do sangue no coração, pela resistência e elasticidade das artérias. O valor máximo ocorre durante a contração do coração (sístole) e o valor mínimo ocorre durante a diástole ou período de repouso. A tensão arterial P em função do tempo t, de certa pessoa, em condições normais, é dada por P(t)= cos(8t), com t em segundos e P em milímetros de mercúrio. Sendo a pulsação um fenômeno periódico, correspondendo a um ciclo completo de sístole/diástole, o número de pulsações por minuto, dessa pessoa, é Matemática Adote  = 3 (A) 95 (B) 90 (C) 88 (D) 85 (E) 80

32 A seqüência (-20; -16; -12; -8;. ;an ;. ), nN
A seqüência (-20; -16; -12; -8; ...;an ; ...), nN*, é uma progressão aritmética de razão r. Considere as afirmações: (I) r=-4 (II) o menor termo positivo é 4 (III) 762 não é termo dessa P.A. (IV) a2004+a2006=2.a2005 O número de afirmações verdadeiras é Matemática (A) (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4

33 Um terreno tem a forma do quadriláte-ro MNPQ com as dimensões indicadas na figura. Se o preço do metro quadra-do na região localizada, é de R$ 30,00, o valor do terreno, em reais, é . Q M N P 20m Matemática (A) 33.600,00 (B) 30.000,00 (C) 28.800,00 (D) 15.000,00 (E) 14.400,00

34 “Um cone circular está inscrito em uma pirâmide se, e somente se, seu vértice coincide com o vértice da pirâmide e a circunferência de sua base é tangente às arestas da base da pirâmide”. Um cone circular reto está inscrito em uma pirâmide regular triangular de aresta da base 6m. Uma razão entre os volumes dos dois sólidos é Matemática (A) (B) (C) (D) (E)

35 A construção de uma barragem forma um lago cujo formato corresponde a de uma esfera. A área de contato da água do lago com a barragem é de 1 800m². O volume máximo de água, em m³, que esta obra comporta é Matemática barragem água lago (A) 72 000 (B) 36 000 (C) 24 000 (D) 18 000 (E) 12 000 raio lago barragem


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