Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielhenrique Ines Alterado mais de 9 anos atrás
1
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
U04 – As Forças do Mercado Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
2
Em um passado não muito distante o conceito de logística representava um enfoque funcional segmentado do processo de produção A globalização, a união de mercados (alianças), o aumento da competitividade e o acesso a tecnologias mudaram o cenário corporativo.
3
A Logística deve caracterizar-se pela integração das áreas
Sendo assim a Logística precisa ser entendida como ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente A Logística deve caracterizar-se pela integração das áreas
4
A preocupação primordial da Logística deve ser o controle de estoque
Ter ou não ter Estoque? (pergunta para reflexão/debate do grupo e turma)
5
O antigo conceito da área de logística (um enfoque funcional segmentado) está com os dias contados devido à pressão da mudança do papel da logística. Consequências de se seguir o enfoque tradicional da logística: Falta de foco no cliente; Níveis de serviço abaixo do desejado; Custos de Logística elevados; Excesso de capital operacional empregado em estoques; Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade
6
Fatores de Pressão da Mudança do Papel da Logística
Competição externa - fatores competitivos como preço baixo, qualidade alta e entrega rápida geram objetivos de desempenho que se cumpridos agregam valor à empresa.
7
Ciclo de vida do produto - os produtos estão ficando obsoletos num espaço de tempo cada vez mais curto. Inovar em tecnologia e elaborar produtos novos destacam a empresa dentre as outras e mantém a sua imagem ligada à inovação e preocupação com o cliente.
8
Clientes mais exigentes e mais bem informados - Os clientes estão melhor informados e exigem mais das empresas. Portanto se uma empresa consegue fidelizar um desses clientes, com certeza será difícil uma migração para outra empresa que não ofereçe os mesmos benefícios da atual.
9
Racionalização da base de fornecedores - as empresas estão minimizando o quantitativo de fornecedores e incorporando a eles parte do processo produtivo para que etapas da produção sejam abarcadas pelo fornecedor, ficando a cargo da empresa a finalização/acabamento do produto final. Otimização dos recursos, diminuição dos gastos e parcerias estratégicas são as consequências dessa racionalização.
10
Papel mais restritos dos distribuidores - Com o intuito de nunca deixar que o produto esteja acessível ao consumidor, após o produto finalizado, a empresa deverá se preocupar em não seguir várias linhas de distribuição. A entrega rápida e eficiente reduz custos e otimiza lucros. Etapas da entrega que atrasam a chegada ao varejo devem ser limadas e os distribuidores melhor selecionados. Se a empresa arcar com uma tarefa a mais poderá eliminar a distribuição terceirizada e fazer ela mesma o contato com o varejo e por consequência perceberá peculiaridades de seu mercado.
11
Demanda por parcerias - As empresas estão fazendo alianças com outras e trazendo seus fornecedores pra junto do negócio a fim de receber insumos especializados e trabalhar junto em bloco para enfrentar cenários desafiadores.
12
Cadeia de Logística Integrada ou Supply Chain
Essa pressão pela mudança do papel da logística promove a adoção do conceito de: Cadeia de Logística Integrada ou Supply Chain
13
Trata-se de uma abordagem macro da logística que considera não somente a etapa produtiva mas todos os processos que compõe a elaboração do produto. Desde a obtenção da matéria prima, passando pelos fornecedores de demais insumos e o ciclo produtivo, e indo além da fase de distribuição e entrega do produto ao consumidor, a cadeia de logística integrada é o modo inteligente e estratégico de se administrar o ciclo de produção. Demais áreas como Finanças, RH e Marketing também estão inseridas nessa visão. Desta forma os atores podem participar desse ciclo e os feedbacks otimizam o universo da cadeia maximizando os ganhos de todos os envolvidos, até do consumidor final que recebe um produto com maior qualidade e com preço justo.
14
Slides elaborados pelo Subgrupo 1: Thiago e Renata
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.