A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo 0 8F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo 0 8F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 0 8F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende

2 Em um passado não muito distante o conceito de logística representava um enfoque funcional segmentado do processo de produção A globalização, a união de mercados (alianças), o aumento da competitividade e o acesso a tecnologias mudaram o cenário corporativo.

3 Sendo assim a Logística precisa ser entendida como ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente A Logística deve caracterizar-se pela integração das áreas

4 A preocupação primordial da Logística deve ser o controle de estoque Ter ou não ter Estoque? (pergunta para reflexão/debate do grupo e turma)

5 O antigo conceito da área de logística (um enfoque funcional segmentado) está com os dias contados devido à pressão da mudança do papel da logística. Consequências de se seguir o enfoque tradicional da logística:  Falta de foco no cliente;  Níveis de serviço abaixo do desejado;  Custos de Logística elevados;  Excesso de capital operacional empregado em estoques;  Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade

6 Competição externa - fatores competitivos como preço baixo, qualidade alta e entrega rápida geram objetivos de desempenho que se cumpridos agregam valor à empresa.

7 Ciclo de vida do produto - os produtos estão ficando obsoletos num espaço de tempo cada vez mais curto. Inovar em tecnologia e elaborar produtos novos destacam a empresa dentre as outras e mantém a sua imagem ligada à inovação e preocupação com o cliente.

8 Clientes mais exigentes e mais bem informados - Os clientes estão melhor informados e exigem mais das empresas. Portanto se uma empresa consegue fidelizar um desses clientes, com certeza será difícil uma migração para outra empresa que não ofereçe os mesmos benefícios da atual.

9 Racionalização da base de fornecedores - as empresas estão minimizando o quantitativo de fornecedores e incorporando a eles parte do processo produtivo para que etapas da produção sejam abarcadas pelo fornecedor, ficando a cargo da empresa a finalização/acabamento do produto final. Otimização dos recursos, diminuição dos gastos e parcerias estratégicas são as consequências dessa racionalização.

10 Papel mais restritos dos distribuidores - Com o intuito de nunca deixar que o produto esteja acessível ao consumidor, após o produto finalizado, a empresa deverá se preocupar em não seguir várias linhas de distribuição. A entrega rápida e eficiente reduz custos e otimiza lucros. Etapas da entrega que atrasam a chegada ao varejo devem ser limadas e os distribuidores melhor selecionados. Se a empresa arcar com uma tarefa a mais poderá eliminar a distribuição terceirizada e fazer ela mesma o contato com o varejo e por consequência perceberá peculiaridades de seu mercado.

11 Demanda por parcerias - As empresas estão fazendo alianças com outras e trazendo seus fornecedores pra junto do negócio a fim de receber insumos especializados e trabalhar junto em bloco para enfrentar cenários desafiadores.

12 Essa pressão pela mudança do papel da logística promove a adoção do conceito de:

13 Trata-se de uma abordagem macro da logística que considera não somente a etapa produtiva mas todos os processos que compõe a elaboração do produto. Desde a obtenção da matéria prima, passando pelos fornecedores de demais insumos e o ciclo produtivo, e indo além da fase de distribuição e entrega do produto ao consumidor, a cadeia de logística integrada é o modo inteligente e estratégico de se administrar o ciclo de produção. Demais áreas como Finanças, RH e Marketing também estão inseridas nessa visão. Desta forma os atores podem participar desse ciclo e os feedbacks otimizam o universo da cadeia maximizando os ganhos de todos os envolvidos, até do consumidor final que recebe um produto com maior qualidade e com preço justo.

14 Slides elaborados pelo Subgrupo 1: Thiago e Renata

15


Carregar ppt "Grupo 0 8F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google