A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Técnico-Pedagógica Recuperação Paralela – Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Técnico-Pedagógica Recuperação Paralela – Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Técnico-Pedagógica Recuperação Paralela – Língua Portuguesa

2 Leitura

3 PRAZERES O primeiro olhar da janela de manhã O velho livro de novo encontrado Rostos animados Neve, o mudar das estações O jornal O cão A dialética Tomar ducha, nadar Velha música Sapatos cômodos Compreender Música nova Escrever, plantar Viajar, cantar Ser amável. BRECHT, B. Poemas e canções.

4 Recuperação Paralela

5 OBJETIVOS  Proporcionar aos professores coordenadores estudos que subsidiem a utilização dos materiais apresentados, bem como, incentivar o desenvolvimento de novas proposições.

6 Reflexões sobre a Recuperação Paralela Leitura do texto: Universitários dos EUA vão à recuperação do ensino médio

7 Leitura Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa

8 Divisão de Grupos Atividade 1 Quais as principais dificuldades em relação à Avaliação Diagnóstica na sua escola?

9 Exemplos de Avaliação Diagnóstica Propostas de Produção Textual do SARESP 2008

10 Os Objetivos Gerais de Língua Portuguesa (PCN) situam como principal objetivo do ensino levar o aluno a “utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso ”.

11 Alfabetização e Letramento ALFABETIZAÇÃO – ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. LETRAMENTO – estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

12 O conceito de letramento nos obriga, então, a repensar o papel da escola, pois mostra por que não basta somente ensinar a decifrar o código da escrita: é preciso ensinar a fazer uso da leitura e da escrita, isto é, é preciso fazer com que os sujeitos incorporem novas práticas letradas às suas vidas.

13 Além de alfabetizar, a escola deve se ocupar em letrar, isto é, criar situações que permitam a internalização de usos e práticas sociais de leitura e escrita. (Ana Luiza Marcondes Garcia)

14 Apresentação e Discussão sobre o filme “Entre os muros da Escola”

15

16 Sequências didáticas SD - são conjuntos de oficinas práticas, cada uma abordando um aspecto do gênero textual que se quer ensinar: leitura de exemplares do gênero, sua situação de produção, sua organização textual típica, elementos gramaticais e, finalmente, escrita de um texto que se aproxime do gênero estudado;

17 SD - São atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa e são organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos e envolvendo sempre atividades de aprendizagem e avaliação.

18 Apresentação da Situação Produção Inicial Módulo 1 Módulo 2 Módulo n Produção Final Esquema da Sequência Didática

19 A apresentação da situação A apresentação da situação visa expor aos alunos um projeto de comunicação que será realizado “verdadeiramente” na produção final.

20 É a primeira produção- esta etapa permite ao professor avaliar as capacidades já adquiridas e ajustar as atividades e os exercícios previstos na sequência às possibilidades e dificuldades reais da turma

21 Os módulos Os módulos, constituídos por várias atividades ou exercícios, dão-lhe os instrumentos necessários para esse domínio, pois os problemas colocados pelo gênero são trabalhados de maneira sistemática e aprofundada. Nos módulos, trata-se de trabalhar os problemas que apareceram na primeira produção e de dar aos alunos os instrumentos necessários para superá-los.

22 Produção Final A sequência é finalizada com uma produção final que dá ao aluno a possibilidade de por em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. Essa produção permite, também, ao professor realizar uma avaliação somativa.

23 Exemplos de SD e Trabalho em grupo


Carregar ppt "Orientação Técnico-Pedagógica Recuperação Paralela – Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google