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3.2. PAISAGEM. OBJETIVOS DAS ATIVIDADES: Desenvolver a observação e identificação dos elementos da paisagem; Estabelecer correlações com os elementos.

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1 3.2. PAISAGEM

2 OBJETIVOS DAS ATIVIDADES: Desenvolver a observação e identificação dos elementos da paisagem; Estabelecer correlações com os elementos identificados; Reconhecer os processos de produção da paisagem.

3 DESENVOLVIMENTO Sugere-se a utilização de HQS ligados à ficção científica ou de super-heróis como ponto de partida para a leitura da paisagem; ETAPA I TEMPESTADE CEREBRAL E DESCRIÇÃO Escolher uma página com o maior número de situações possíveis; Projetar a página para a classe sem as falas; Numa folha em branco, os alunos anotam todas as idéias, imagens, sons, palavras, sensações suscitadas pela observação; Em grupo de quatro componentes, solicita-se aos alunos que produzam frases, observando e descrevendo a paisagem da figura.

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5 EXEMPLO DE MATERIAL QUE PODE SER UTILIZADO PELO PROFESSOR

6 Para que a descrição seja maximizada propõe- se o seguinte roteiro de questões: Como são as construções?Como são as construções? Que objetos aparecem (conhecidos e desconhecidos)?Que objetos aparecem (conhecidos e desconhecidos)? Como são as pessoas, seus aspectos físicos, suas roupas, o que estão fazendo, etc.?Como são as pessoas, seus aspectos físicos, suas roupas, o que estão fazendo, etc.? Que situações e atividades estão ocorrendo?Que situações e atividades estão ocorrendo? O que mais lhe chamou atenção?O que mais lhe chamou atenção? O que lhe causou estranhamento?O que lhe causou estranhamento?

7 ETAPA II LEVANTAMENTO DE QUESTÕES Os alunos devem ser orientados a levantar questões sobre aspectos que os intrigam; O professor anota todos os questionamentos feitos podendo acrescentar alguns, em consenso com a sala; OBS: Os alunos darão início a uma reflexão sobre o que pode estar por trás do que é visível, perceptível num primeiro momento; Possibilitando exemplos para a construção dos conceitos de paisagem.

8 ETAPA III ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES E PREENCHIMENTO DOS BALÕES O professor distribui as perguntas levantadas anteriormente para que, em duplas, os alunos tentem responde-las, elaborando hipóteses; OBS: Nessa atividade os alunos desenvolverão habilidades de correlação e dedução sobre os elementos da paisagem. Posteriormente, distribui para cada dupla uma cópia da página, para preencherem os balões com diálogos levando em conta as hipóteses já levantadas. OBS: Essa atividade possibilita ao aluno perceber que as relações sociais têm estreita ligação com os processos materializados naquela paisagem.

9 ETAPA IV CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM Os alunos devem expressar oralmente o que perceberam na ilustração e, devem dar a resposta para a descrição feita; O professor deverá anotá-las, abrindo um leque para cada aspecto descrito; Os alunos perceberão que determinados aspectos são aparentes (número de pessoas, suas roupas, o aspecto dos prédios, etc.). Além disso, cada aluno descreveu de uma forma e notou elementos diferentes; Enfim, o professor possibilitará a compreensão de que houve um trabalho com a paisagem geográfica.

10 ETAPA V CORRELAÇÃO ENTRE AS HIPÓTESES LEVANTADAS E O ROTEIRO Nesse momento propõe-se ler a revista como um todo. Dessa forma, os alunos poderão comparar o roteiro original com as hipóteses levantadas por eles; A atividade proposta pretende ser um “exercício” das habilidades de observação, descrição e levantamento de hipóteses sobre as paisagens; Dando prosseguimento, pode se partir para bairro ou a cidade que o aluno vive.

11 3.3 O BRASIL NOS QUADRINHOS ESTRANGEIROS

12 OBJETIVOS: Analisar a representação do(s) espaço(s) geográfico(s) brasileiro(s); Identificar possíveis estereótipos ou informações equivocadas sobre o espaço geográfico brasileiro; Verificar e discutir a regionalização do espaço geográfico brasileiro.

13 DESENVOLVIMENTO a) a) CONTATO COM O MATERIAL: as revistas devem ser sugeridas pelos alunos de acordo com o interesse. Deve ser feita uma primeira leitura para que os alunos entrem em contato com a história. b)RESENHA DA HISTÓRIA b) RESENHA DA HISTÓRIA: Ao fazer a resenha da história, o aluno revê algumas passagens que não foram compreendidas. c)ANÁLISE DA PAISAGEM/ESPAÇO GEOGRÁFICO c) ANÁLISE DA PAISAGEM/ESPAÇO GEOGRÁFICO: Descrição dos elementos físicos (vegetação, clima, relevo, etc.) e humanos (construções, objetos, caracterização dos personagens, etc.).

14 d) CORRESPONDÊNCIA DOS ELEMENTOS DA PAISAGEM REPRESENTADA COM A PAISAGEM REAL (VERIFICAÇÕES DE INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS OU CLICHÊS). e)CONTEXTUALIZAÇÃO DA HISTÓRIA/ DISCUSSÃO: e) CONTEXTUALIZAÇÃO DA HISTÓRIA/ DISCUSSÃO: A visão do Brasil correspondente à visão da sociedade em que a HQ foi produzida?

15 http://www.osarmenios.com.br/2009/10/encontro-dos-mundos/

16 ARAÚJO, G. C. de C.et al. As histórias em Quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem2/estudos/MARGEM1-E31.pdf. Acesso em: Dezembro de 2010. BARBOSA, A. et al (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed., 2ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2008-(Coleção como usar na sala de aula). BARBOSA, A. V. A. Histórias em quadrinhos sobre a História do Brasil em 1950: A narrativa dos artistas da EBAL e outras editoras. Universidade de São Paulo. Programa de Pós- graduação em Ciências da Comunicação. Tese. 2006. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/monografiaview.aspx?cod_mono=29. Acesso em: 02/2011. CASTELLAR, S. ; VILHENAR, J. Ensino de Geografia. São Paulo. lengaze Learning, 2010. COSTA, R. M. da.; TONINI, I. M. As histórias em quadrinhos como construção da leitura geográfica. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos (ENG) realizado no período de 25 a 30 de Julho de 2010 em Porto Alegre. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(25).pdf. Acesso em: Dezembro de 2010. DEFFUNE, G. Relato de uma experiência de história em quadrinhos no ensino da geografia. Bol. geogr., Maringá, v. 28, n. 1, p. 157-169, 2010. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/viewFile/8628/6105. Acesso em: Dezembro de 2010. SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. Universidade de Goiás. Programa de Pós-graduação em Geografia.Tese. 2010.Disponívelem: ttp://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1136. Acesso: 12/2010 e 01/2011. TUSSI, G. B. MARTINS, R. E. M. W. A história em quadrinho como prática pedagógica no ensino de Geografia. Disponível em:http://egal2009.easyplanners.info/area08/8313_Tussi_Graziela_Bergonsi.pdf. Acesso em: Dezembro de 2010. VACH, V. R. F. O ensino de geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de geografia no século XXI. São Paulo. Papirus.2004. Pág. 187-218. 5. REFERÊNCIAS

17 Muito Obrigado pela Atenção!

18 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO


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