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Prof. Alexandre Vasconcelos

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Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Vasconcelos (amlv@cin.ufpe.br)
ISO/IEC (SPICE) Prof. Alexandre Vasconcelos

2 Projeto SPICE e ISO/IEC 15504
Norma ISO/IEC (desenvolvida pela ISO e pelo IEC, com o apoio do projeto SPICE - Software Process Improvement and Capability dEtermination) Padrão Internacional para Avaliação de Processos de Software Tem como modelo de referência de Processo a Norma ISO/IEC 12207

3 Objetivos Determinar a capacidade dos processos de uma empresa
Orientar a empresa para uma melhoria contínua de seus processos

4 Benefícios Para Indústria de Software Para os Compradores de Software
Fornecedores de software submetem-se a apenas um esquema de avaliação de software Organizações de desenvolvimento de software têm uma ferramenta para iniciar e manter um processo contínuo de melhoria Para os Compradores de Software Permite determinar a capacidade dos fornecedores de software e avaliar os riscos na seleção de um fornecedor sobre outro

5 Histórico Janeiro de 1992: estudo da ISO sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW; : Criação do projeto SPICE e elaboração da versão inicial; Realização de trials - Fase 1 (35 avaliações); 1996: Versão PDTR (Previous Draft Technical Report); 1997: Versão DTR, Trials - Fase 2 (70 avaliações); 1998: Versão TR2, Início dos Trials - Fase 3; : Transformação em Norma ISO/IEC

6 Propósito de Uso Auto-compreensão do estado de processos de software
Auto-determinação de adequabilidade de processos para determinados (classe de) requisitos Determinação da adequabilidade dos processos de uma organização (fornecedora) no atendimento a um (uma classe de) contrato particular

7 Requisitos para uma avaliação
Uma avaliação de processo para ser conforme com a 15504, tem que satisfazer três requisitos básicos: ser verificada por um avaliador competente ter como referência um modelo de avaliação de processo compatível (ex ) ser realizada seguindo um processo compatível

8 Hoje Cobre todos os aspectos da Qualidade do Processo de Software e tem sido elaborada num esforço de centros técnicos espalhados pelo mundo (EUA, Canadá, América Latina, Europa, Pacífico Norte e Pacífico Sul) Um grupo de estudos da ABNT tem participando do processo de desenvolvimento, além de trabalhar nas versões da norma para o português

9 Composição da Norma : Conceitos e Vocabulário (Concepts and Vocabulary) Normativo - Publicação 2004 : Executando uma Avaliação (Performing an Assessment) Normativo - Publicação 2003, apresenta os Requisitos para uma avaliação compatível com a 15504 : Guia sobre Executando uma Avaliação (Guidance on performing an assessment) Informativo - Publicação 2004, apresenta um Exemplo de um processo de avaliação : Guia sobre Utilização do Resultado de Avaliação (Guidance on using assessment results) Informativo - Publicação 2004, apresenta um Guia para orientação na melhoria de processos : Um Exemplo de Modelo de Avaliação de Processo (An exemplar process assessment model) Informativo - Publicação 2005, apresenta um Modelo de capacidade para a Engenharia de Software com base nos processos da ISO 12207

10 Visões da 15504 Framework ISO/IEC 15504-2: Modelo ISO/IEC 15504-5:
Estrutura e requisitos para modelos de capacidade de processo e métodos de avaliação de processo Para entidades desenvolvedoras de modelos e métodos Modelo ISO/IEC : Exemplo de um modelo, no caso para software (com base na ISO/IEC 12207) Para organizações intensivas em software Salviano, Clenio F., 2006

11 Modelo de Processo da ISO 15504
A arquitetura dos modelos é denominada de arquitetura contínua, com duas dimensões: dimensão de processo (relacionada a “o que fazer”, organizada em processos específicos); dimensão de capacidades de processo (relacionada ao “quão bem fazer qualquer coisa”, organizada em níveis de capacidade genéricos). . nível de capacidade de processos pa pb pn processos A define um exemplo de um modelo compatível com a : denominado de ISO/IEC , e representa um conjunto de melhores práticas para a engenharia de software.

12 Relação de modelos para avaliação de processo e métodos de avaliação de processo.
Salviano, Clênio Figueiredo

13 Processos15504-5: Dimensão de Processos

14 48 processos que estão organizados em 3 categorias de processo e 10 grupos de processo

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16 Exemplo: Processo de Aquisição - The Acquisition Process Group (ACQ)
Identificação: ACQ.1 Nome: Preparação para aquisição (Acquisition preparation ) Propósito: estabelecer as necessidades e objetivos da aquisição e comunicá-los aos potenciais fornecedores. Resultados: R1 - o conceito ou a necessidade de aquisição, desenvolvimento ou melhoria é estabelecido; R2 - os requisitos de aquisição necessários, definindo as necessidades do projeto, são definidos e validados; R3 - os requisitos conhecidos do cliente são definidos e validados; R4 - uma estratégia de aquisição é desenvolvida; e R5 - os critérios de seleção do fornecedor são definidos. Práticas Base: ACQ.1.BP1: Establish the need. Establish a need to acquire, develop, or enhance a system, software product or service. [Outcome: 1] ACQ.1.BP2: Define the requirements. Identify the customer/stakeholder requirements for a system and/or software product or service. [Outcomes: 2, 3] ACQ.1.BP3: Review requirements. Analyze and validate the defined requirements against the identified needs. Validate the requirements to reduce risk of misunderstanding by the potential suppliers. [Outcome: 3] ACQ.1.BP4: Develop acquisition strategy. Develop a strategy for the acquisition of the product according to the acquisition needs. [Outcome: 4] Note 1: The strategy may include reference to the life cycle model, schedule and selection criteria. ACQ Lima, Geovane Nogueira

17 15504-2: Dimensão de Capacidades

18 Nível 5 : Processo Otimizando Nível 4 : Processo Previsível Nível 3 : Processo Estabelecido Nível 2 : Processo Gerenciado Nível 1 : Processo Executado Nível 0 : Processo Incompleto

19 Nível 0 - Incompleto Existe uma falha geral na satisfação do propósito do processo Existem poucos (ou difíceis de serem identificados) produtos de trabalho ou resultados de processos

20 Nível 1 - Executado O propósito do processo é geralmente alcançado
talvez de uma forma não planejada e acompanhada As pessoas da organização reconhecem que uma ação deve ser executada e quando isto deve ser feito Existem produtos de trabalho para o processo e eles evidenciam a satisfação do propósito do processo

21 Nível 2 - Gerenciado O processo produz produtos de trabalho de acordo com procedimentos específicos Processo planejado e acompanhado Os produtos de trabalho estão conforme os padrões e requisitos especificados A execução do processo passa a construir produtos de trabalho que satisfazem os requisitos de qualidade especificados, dentro do cronograma de tempo e dos recursos necessários

22 Nível 3 - Estabelecido O processo é executado e gerenciado utilizando um processo definido A implantação de um processo usa uma versão customizada e aprovada de um processo padrão O processo utiliza um processo padrão que é capaz de atingir seus resultados definidos

23 Nível 4 - Previsível O processo definido é executado consistentemente na prática, dentro de limites de controle definidos Medições detalhadas de desempenho são coletadas e analisadas A qualidade dos produtos é conhecida de forma quantitativa O processo passa a ser executado consistentemente dentro de limites definidos para atingir seus resultados

24 Nível 5 - Otimizando O desempenho do processo é continuamente melhorado O processo consegue repetibilidade em atingir suas metas de negócio definidas Otimização contínua do processo envolve experiências de ideias e tecnologias inovadoras

25 Avaliação de Processo com a ISO 15504
A define os requisitos para uma avaliação compatível com a inclui os principais elementos de um processo de avaliação de processo.

26 Elementos de um processo de avaliação de processo

27 Requisitos para uma avaliação compatível com a 15504:

28 Pontuação de Atributo de Processo
Um valor tem que ser atribuído a cada atributo de processo, baseado nos dados validados. composta pelos seguintes valores: “N”: o atributo não foi atingido pelo processo; “P”: o atributo foi atingindo apenas parcialmente pelo processo; “L”: o atributo foi atingido largamente pelo processo; e “F”: o atributo foi atingido completamente (em inglês, fully) pelo processo. Para estar em um nível de capacidade, um processo tem que ter notas “L” ou “F” nos atributos do nível e “F” em todos os atributos dos níveis anteriores.

29 Exemplos de Pontuação de Atributos de Processo
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30 Melhoria de Processo (ISO 15504)
A ISO/IEC descreve um guia para orientação da melhoria de processo, tendo como referência um modelo de processo e como uma das etapas a realização de uma avaliação de processo

31 Melhoria de Processo ISO/IEC 15504-4
8 - Monitorar desempenho 7 - Matem melhoria 6 - Confirmar melhoria 1 - Examinar necessidades da organização 5 -Implementa melhoria 2 - Inicia processo de melhoria 3 - Avalia Processo 4 - Planeja Melhoria

32 Utilização da ISO/IEC 15504 Quem Porque Como Quando
Organizações de software O que fazer para melhorar o processo de software Guia para Gerenciar o processo e práticas Guia de referência Documentos de treinamento Durante o desenvolvimento ou revisão do processo de software Avaliadores do Processo Determinar como as organizações gerenciam processos de software e seus resultados Lista de Verificação Antes e durante a avaliação do processo de software

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34 Comparação com outros Modelos

35 ASPECTOS ABORDADOS ISO 9001/9000-3 ISO/IEC 12207 CMM I SPICE /ISO 15504 OBJETIVOS Certificar a empresa de acordo com o contrato de fornecimento do software. Estabelece um entendimento para todos os processos envolvidos com software. Motivar a capacitação da organização de acordo com níveis estabelecidos. Motivar a capacitação, promover melhoria e ter o conhecimento para avaliar os processos. NORMA sim não ABORDAGEM Verificação do acordo de processos a padrões documentados É apresentado o conceito dos processos para aquisição, fornecimento, operação e manutenção de software. Avaliação dos processos e enquadramento da empresa em um dos níveis de maturidade. Avaliação dos processos da empresa em relação a níveis de ccapacidade. ORGANIZAÇÃO ALVO Empresa que precisa de uma certificação Empresa em geral Empresa que necessita da comprovação formal de sua capacidade. ÓRGÃO DE DESENVOLVIMENTO ISO SEI – Software Engineering Institute ISO/IEC

36 Conclusão É um Modelo para definir modelos de avaliação
Não pressupõe modelos de ciclo de vida de software, tecnologias de software ou metodologias de desenvolvimento Na prática, uma avaliação de processos de software é conduzida utilizando o Modelo de Avaliação de Processos e não o Modelo de Referência de Processos

37 Referências Software Process Improvement and Capability dEtermination
Melhoria e Avaliação de Processo com ISO/IEC (SPICE) e CMMI, Texto acadêmico – UFLA César, Ana Cristina Freitas César. Aplicando Padrões de Qualidade no Sistema de Referência Bibliográfica, Texto acadêmico – FIP

38 Referências http://en.wikipedia.org/wiki/ISO_15504
Lima,Geovane Nogueira . SPICE/ ISO 15504 Apresentação Costa, Keilla . SPICE Salviano, Clenio F MPE - Desenvolvendo um Método para Avaliação de Processos de Software em MPEs Utilizando a ISO/IEC 15504, 2003. Salviano, Clenio F. Novidades dos modelos do CMMI, SPICE/ISO e MPS-BR, 2006.

39 Referências Salviano, Clênio Figueiredo. Livro: Melhoria e Avaliação de Processo de Software com o Modelo ISO/IEC : 2006 Fernandes, Jorge H.C. SPICE e ISO 15504, 2004 Cortês, Mário L. Modelo de Qualidade de SW, 2004


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