A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) CULTURA Os Deuses da Administração Crismeri.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) CULTURA Os Deuses da Administração Crismeri."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) CULTURA Os Deuses da Administração Crismeri Delfino Corrêa (51)

2 OS SÍMBOLOS E OS DEUSES NÃO SÃO DEFINIÇÕES CULTURA É a maneira de ser de cada empresa e de seus participantes. DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO – CHARLES HANDY

3 Cultura Organizacional Significa: O modo de vida; O sistema de crenças; Valores Sociais; A forma aceita de interação de relacionamento; Condiciona e determina normas de comportamento;.

4 Não pode ser definida é apenas reconhecida como é vista. Não pode ser definida é apenas reconhecida como é vista. CULTURA

5 Não pode ser mudada, porque é um produto de interação entre pessoas. O que pode ser feito é criar situações externas que a motivem a mudança. Não pode ser mudada, porque é um produto de interação entre pessoas. O que pode ser feito é criar situações externas que a motivem a mudança. CULTURA

6 Baseada em divisão de trabalho, em funções ou produtos; Teia de aranha: as linhas são do poder e da influência – voltada para o centro; Vantagens: rapidez na tomada de decisão, não garante a qualidade; Depende da afinidade e da confiança; O poder está no centro; CULTURA-DE-CLUBE (ZEUS)

7 Z E U S Era o rei dos deuses; Era temido, respeitado e amado; Tradional, impulsivo e carismático; Incompetente contaminará e destrói a rede; Não escreve – fala olho no olho; Gerenciamento por privilégio; A confiança é baseada no contato pessoal – persuasivo, consegue que as coisas sejam feitas. CULTURA - DE - CLUBE (ZEUS)

8 CULTURA - DE - FUNÇÃO/ORGANIZAÇÃO (APOLO) Os pilares representam funções, são unidos no topo pela administração; Vantagens: quando se pode assumir a falta de mudança, o amanhã é igual o ontem / previsível; O indivíduo é que encaixa na função, tem que padronizar, codificar ficará mais eficiente. Ex: órgão público assumem previsibilidade

9 CULTURA - DE - FUNÇÃO/ORGANIZAÇÃO (APOLO) A P O L O É o deus da ordem e das regras; O homem é racional / tudo deve ser analisado de forma lógica; É burocrática – o poder está no topo; Estabilidade e previsibilidade são valorizadas.

10 CULTURA - DE - TAREFA (ATENA) ATENA O poder está na rede – comando com determinação; Não é reconhecido a idade, tempo de casa, parentesco, sim talento e criatividade; Busca equipe - é uma cultura cara e tem vida curta;

11 CULTURA - DE - TAREFA (ATENA) A cultura baseado na rede – recolhe recurso de várias partes do sistema organizacional; A organização é uma rede de unidade independente de comando, mas tem uma responsabilidade dentro da estratégia geral; Vantagem você tem que saber seu trabalho, diante de um propósito tem entusiasmo e compromisso, tem ajuda e respeito;

12 CULTURA EXISTENCIAL (DIONÍSIO) A cultura baseado na ideologia existencial; A organização existe para ajudar o individual a atingir o seu propósito; A cultura existencial é excelente quando o recurso é o talento ou habilidade do indivíduo; Não reconhecem nenhum patrão, mas é um local bom de trabalhar, tem estabilidade, garantia de independência, com dificuldade para quem vai gerenciar.

13 CULTURA EXISTENCIAL (DIONÍSIO) É responsabilidade de cada um o seu destino; Não tem controle; São pessoas independente que cedem temporariamente seu talento para a organização. D I O N Í S I O

14 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ”É tolice pensar que os livros mudam o mundo. Os livros não mudam o mundo; as pessoas é que mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas.” Caio Graco GALLAGHER, Richard S. Os segredos da cultura empresarial: como entender a alma das culturas organizacionais bem- sucedidas. – Rio de Janeiro: Campus, JOHANN, Silvio Luiz. Gestão da cultura corporativa: como as organizações de alto desempenho gerenciam sua cultura organizacional. São Paulo: Saraiva, SCHEIN, Edgar H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

15 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA KETS DE VRIES, Manfred F.R. Liderança na empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. – São Paulo: Atlas, HANDY CHARLES. Deuses da Administração: como enfrentar as constantes mudanças da cultura empresarial. – São Paulo: Saraiva, TAVARES, Maria da Graça de Pinto Tavares. Cultura Organizacional: Uma abordagem Antropológica da Mudança. Rio de janeiro: Qualitymark, LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de janeiro: Qualitymark, 2003.


Carregar ppt "FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) CULTURA Os Deuses da Administração Crismeri."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google