A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy PROF. DRA. MARIA VIRGINIA LLATAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy PROF. DRA. MARIA VIRGINIA LLATAS."— Transcrição da apresentação:

1 MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy PROF. DRA. MARIA VIRGINIA LLATAS PROF. MS. JOSÉ ANTONIO ULHÕA C. FERREIRA

2 MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 2 Metáforas segundo Mintzberg Há sete tipos ou configurações de organizações. Cada tipo é caracterizado pela parte da organização que é mais importante para suas operações.

3 MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 3 Controle exercido por especialistas independentes. Ex.: médicos e enfermeiros; professores, etc. É influenciada por padrões externos. Núcleo operacionalProfissional Energia produzida por técnicos especializados e gerentes. Não depende de uma única pessoa Frequentemente controladas por cúpula corporativa ou pelo governo. TecnoestruturaMáquina Centralização na figura de um executivo ou empreendedor. Tem pouca atividade de planejamento ou treinamento formal Cúpula estratégicaEmpresarial CaracterísticasParte mais importante Tipos de Organização Sete Tipos ou Configurações de Mintzberg (1)

4 MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 4 Ocorre na adm. Pública e em empresas privadas que passam por processos de fusão ou incorporação. Conflito e mudança. Não háPolítica Organizações religiosas, empresas japonesas e ocidentais tais como McDonalds e Amway. Controle das pessoas por meio de crenças e símbolos. IdeologiaMissionária Ênfase na busca de novos conhecimentos para lidar com ambiente dinâmico. Indefinição de responsabilidades. Organização do futuro. Pessoal de pesquisa e desenvolvimento Inovadora ou Adhocracia Gerentes de gerentes, administram unidades de negócios. Tendência ao feudalismo. Mais vulnerável das 5 anteriores para lidar com mudanças sociais e de legislação. Linha médiaDiversificada CaracterísticasParte mais importante Tipos de Organização Sete Tipos ou Configurações de Mintzberg (2)

5 MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 5 Organização orientada para as pessoas (médicos,advogados e arquitetos que trabalham em empresas próprias), preside cultura existencial. Semelhante ao modelo profissional de Mintzberg. Dionísio (deus do vinho, da música e do prazer) Organização orientada para as pessoas, cultura da tarefa. Semelhante ao modelo orgânico de Burns e Stalker. Vantagem: funciona bem em problemas pontuais. Desvantagem: quando a situação requer repetitividade. Atena (deusa do conhecimento e da sabedoria) Organização mecanista, cultura dos papéis. Semelhante à burocracia de Weber e à máquina de Mintzberg. Vantagem: capacidade de lidar com o futuro idêntico ao passado. Apolo (deus da ordem e das regras) Organização centralizada, cultura do clube. Todos os caminhos levam ao chefe. Semelhante à organização empresarial de Mintzberg. Vantagem: velocidade de decisão. Zeus (líder dos deuses gregos) CaracterísticasSímbolos Quatro imagens das Organizações, segundo Handy


Carregar ppt "MCO-02-Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy PROF. DRA. MARIA VIRGINIA LLATAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google