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Oficina de Apropriação de Resultados Seape 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de ALFABETIZAÇÃO Vanessa Rocha Campos

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados Seape 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de ALFABETIZAÇÃO Vanessa Rocha Campos"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados Seape 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de ALFABETIZAÇÃO Vanessa Rocha Campos Seape 2013

3 Objetivo Conhecer os elementos e instrumentos da avaliação externa. Conhecer algumas possíveis formas de interpretação, compreensão e análise dos resultados da avaliação externa. Seape 2013

4 Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar Edições: 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 Etapas avaliadas: – 2ªsérie/3ºano do EF (Alfabetização) – 4ºsérie/5ºano e 8ªsérie/9º ano do EF – 3ª série do Ensino Médio Disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa e Matemática Seape 2013

5 Conhecendo o outro... Formação do grupo! Seape 2013

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA Seape 2013

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Seape 2013

8 Matriz de Referência de Avaliação de Língua Portuguesa Dominar o princípio alfabético. Ler com compreensão. Coesão e coerência na leitura do texto. Reconhecer os diferentes usos sociais da leitura e da escrita. Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Seape 2013

9 Atividade – Matriz de Referência Atividade de cada grupo: – descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina. Discutir com os participantes do grupo, os conteúdos apontados. Seape 2013

10 Atividade – Matriz de Referência Cada grupo ficará responsável por um tema da disciplina; dividir os temas entre os grupos, sendo que pelo número de grupos, possivelmente, os temas serão repetidos; discutir os conteúdos do tema selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados. Entregar a Matriz de Referência. Seape 2013

11 Atividade – Matriz de Referência Atividade de cada grupo: Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz. Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados e associando com o currículo e os descritores da matriz. Seape 2013

12 Atividades e Itens Seape 2013 Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades. O item avalia apenas uma habilidade. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha.

13 Vídeo - Doll Face Seape 2013

14 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo. Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionado ao mesmo conteúdo. Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha. Seape 2013

15 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Seape 2013

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18 Um item é inadequado quando: Avalia mais de uma habilidade. Avalia apenas o conhecimento de mundo do estudante. É formulado fora dos padrões técnicos e pedagógicos. Contém referência discriminatória quanto a etnia, religião, gênero ou orientação sexual. Contém imagens de produtos e marcas registradas. Vale-se de “pegadinhas” e “dicas”. Não delimita a habilidade avaliada. Utiliza termos como “sempre”, “nunca”, “todo”, “totalmente”...

19 ENUNCIADO SUPORTE GABARITO DISTRATORES COMANDO

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22 Resultado Apresentaremos, a seguir, o percentual de acerto por descritor para o terceiro ano do Ensino Fundamental: – Para cada descritor, temos o percentual de itens que os alunos responderam corretamente no teste. Seape 2013

23 3º ANO EF - Estadual – Língua Portuguesa Seape 2013

24 3º ANO EF - Estadual - Matemática Seape 2013

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26 ItemGabaritoOpção AOpção BOpção COpção D P030174B HD6,8%6,1%4,0%81,6%

27 ESCALA DE PROFICIÊNCIA

28 Atividade – Escala de Proficiência Dividir a turma em grupos com 4 pessoas. Entregar cada bloco de competências para os grupos. Atividade de cada grupo: – Discutir e associar o desenvolvimento de cada competência. Apresentar o gabarito e esclarecer possíveis dúvidas. Entregar a escala de proficiência. Seape 2013

29 Escala de Proficiência Principais elementos da Escala de Proficiência – Domínios – Competências – Régua numerada: proficiência – Níveis de proficiência – Gradação de cores: graus de dificuldade da competência Seape 2013

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32 Conto - Celebração da desconfiança Seape 2013

33 Padrões de Desempenho Nomenclatura: – Abaixo do Básico – Básico – Adequado – Avançado Seape 2013

34 Cortes dos Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Fundamental – ABAIXO DO BÁSICO - Até 400 – BÁSICO a 450 – ADEQUADO a 500 – AVANÇADO - Acima de 500 Seape 2013 Marcar os pontos de corte na escala

35 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática 3º ano do Ensino Fundamental – ABAIXO DO BÁSICO - Até 750 – BÁSICO a 800 – ADEQUADO a 850 – AVANÇADO - Acima de 850 Seape 2013 Marcar os pontos de corte na escala

36 Atividade - Padrões de Desempenho Fazer a comparação entre dois Padrões de Desempenho, contemplando as habilidades envolvidas em cada um. Compreender os Padrões de Desempenho para pensar em estratégias de ensino que possibilitem que as crianças avancem de um Padrão para o outro. Seape 2013

37 RESULTADOS

38 Vídeo - Os Simpsons Seape 2013

39 Resultados Resultados por Projeto, Gerência, Escola Proficiência média. Participação. Percentual de estudantes por padrão. Resultados de proficiência média e percentual por padrão nas avaliações de 2009 a Percentual de estudantes por nível de proficiência. Seape 2013

40 Resultados

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44 Resultados Entregar os resultados para os grupos. Comparar os resultados de 2010 a 2013 em uma mesma escola. O que podemos notar ao observar a proficiência média dos estudantes as avaliações desses dois ciclos? E em relação ao percentual de alunos em cada padrão de desempenho nesses dois ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam? Seape 2013

45 Resultados Observe a participação dos estudantes na escola. Qual seria o percentual de participação na avaliação aplicada na escola? Este percentual é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como possibilitar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Como melhorar a frequência desses alunos na escola? Seape 2013

46 Resultados Observe a proficiência média da sua escola Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos considerando o resultado da proficiência média? Quais seriam os conhecimentos mínimos no 3º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?). Seape 2013

47 Vídeo - Aprender a ensinar Seape 2013

48 Muito obrigada!!


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