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Rui Matias Lima NESASE Mensagens inerentes da “Nova” Roda dos Alimentos.

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Apresentação em tema: "Rui Matias Lima NESASE Mensagens inerentes da “Nova” Roda dos Alimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Rui Matias Lima NESASE Mensagens inerentes da “Nova” Roda dos Alimentos

2 Rui Matias Lima NESASE

3 Rui Matias Lima NESASE Cereais e derivado, tubérculos 4 a 11 porções por dia 1 pão (50 g.) 1 fatia fina de broa (70 g.) 1 e ½ batatas, tamanho médio (125 g.) 5 c.s. de cereais de PA (35 g.) 6 bolachas tipo Maria /água e sal (35 g.) 2 c.s. de arroz / massa crus (35 g.) 4 c.s de arroz / massa cozinhados (110 g.) 1 c.s = 1 colher de sopa

4 Rui Matias Lima NESASE Hortícolas 3 a 5 porções por dia 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180 g.) 1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140 g.)

5 Rui Matias Lima NESASE Fruta 3 a 5 porções por dia 1 peça de fruta de tamanho médio (160 g.)

6 Rui Matias Lima NESASE Lacticínios 2 a 3 porções por dia 1 chávena almoçadeira de leite (250 ml.) 1 iogurte líquido ou 1 e ½ iogurte sólido (200 ml.) 2 fatias finas de queijo (40 g.) ¼ de queijo fresco – tamanho médio (50 g.) ½ requeijão – tamanho médio (100 g.)

7 Rui Matias Lima NESASE Carne, Pescado e Ovos 1,5 a 4,5 porções por dia Carnes / Pescado crus (30 g.) Carnes / Pescado cozinhado (25 g.) 1 ovo - tamanho médio (55 g.)

8 Rui Matias Lima NESASE Leguminosas 1 a 2 porções por dia 3 c.s. de leguminosas secas cruas (25 g.) grão de bico, feijão, lentilhas 3 c.s. de leguminosas frescas cruas (80 g.) ervilhas, favas 3 c.s. de leguminosas secas/frescas cozinhadas (80 g.) 1 c.s = 1 colher de sopa

9 Rui Matias Lima NESASE Gorduras e óleos 1 a 3 porções por dia 3 c.s. de azeite (10 g.) 3 c. de chá de banha (10 g.) 4 c.s. de natas (30 ml.) 1 c. de sobremesa de manteiga / cremes de barrar (15 g.) 1 c.s = 1 colher de sopa

10 Rui Matias Lima NESASE Água 1,5 a 3 litos por dia

11 Rui Matias Lima NESASE A alimentação deve ser saudável: Completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente; Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado; Variada – comer alimentos diferentes dentro da cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano. Outras mensagens

12 Rui Matias Lima NESASE Evitar refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros doces, reservando-os para ocasiões festivas; Reduzir substancialmente o consumo de sal, substituindo o sal por ervas aromáticas e especiarias Praticar actividade física moderada e regular Outras mensagens

13 Rui Matias Lima NESASE Porque devem, os jovens e a comunidade escolar, almoçar no refeitório da escola

14 Rui Matias Lima NESASE Social:Social: refeições comparticipadas pelo ME ⇉ mais baratas ; Socialização entre os diferentes alunos, e entre os alunos e os diferentes agentes educativos (professores e AAE) Social:Social: refeições comparticipadas pelo ME ⇉ mais baratas ; Socialização entre os diferentes alunos, e entre os alunos e os diferentes agentes educativos (professores e AAE)

15 Rui Matias Lima NESASE Nutricional:Nutricional: refeições equilibradas e variadas ; adequadas refeições seguras Nutricional:Nutricional: refeições equilibradas e variadas ; adequadas refeições seguras

16 Rui Matias Lima NESASE Exemplos de Valores nutricionais de alimentos

17 Rui Matias Lima NESASE 1 Croquete ≃ 104 kcal 1 Croquete ≃ 104 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 304,57,56 Alimentos a evitar

18 Rui Matias Lima NESASE 1 Queque ≃ 330 kcal 1 Queque ≃ 330 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a evitar

19 Rui Matias Lima NESASE 1 Croissant ≃ 350 kcal 1 Croissant ≃ 350 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a evitar

20 Rui Matias Lima NESASE 1 Éclair de chocolate ≃ 300 kcal 1 Éclair de chocolate ≃ 300 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 803,2819 Alimentos a evitar

21 Rui Matias Lima NESASE 1 Palmier ≃ 455 kcal 1 Palmier ≃ 455 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a evitar

22 Rui Matias Lima NESASE 1 Chamuça ≃ 105 kcal 1 Chamuça ≃ 105 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a evitar

23 Rui Matias Lima NESASE 1 Bola de berlim ≃ 290 kcal 1 Bola de berlim ≃ 290 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a evitar

24 Rui Matias Lima NESASE 1 Rissol ≃ 144 kcal 1 Rissol ≃ 144 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 50416,57 Alimentos a evitar

25 Rui Matias Lima NESASE 1 Lata de Refrigerante ≃ 150 kcal 1 Lata de Refrigerante ≃ 150 kcal Quantidade cl ProteínasHidratos de Carbono Gorduras ,3*0 * Açúcares simples Alimentos a evitar

26 Rui Matias Lima NESASE 1 Bolo de Arroz ≃ 250 kcal 1 Bolo de Arroz ≃ 250 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a limitar

27 Rui Matias Lima NESASE 1 Pastel de Nata ≃ 210 kcal 1 Pastel de Nata ≃ 210 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras Alimentos a limitar

28 Rui Matias Lima NESASE 1 Maçã ≃ 97 kcal 1 Maçã ≃ 97 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 1700,3422,80,85 Alimentos a promover

29 Rui Matias Lima NESASE 1 Laranja ≃ 76 kcal 1 Laranja ≃ 76 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras ,20,36 Alimentos a promover

30 Rui Matias Lima NESASE 2 Kiwis ≃ 78 kcal 78 kcal 2 Kiwis ≃ 78 kcal 78 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 1501,616,40,75 Alimentos a promover

31 Rui Matias Lima NESASE 1 cacho de Uvas ≃ 135 kcal 135 kcal 1 cacho de Uvas ≃ 135 kcal 135 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 1750,532,60,9 Alimentos a promover

32 Rui Matias Lima NESASE 1 Sumo de Laranja ≃ 100 kcal 100 kcal 1 Sumo de Laranja ≃ 100 kcal 100 kcal Quantidade cl ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 2500,7523,60,25 Alimentos a promover

33 Rui Matias Lima NESASE 1 Batido de morango ≃ 104 kcal 104 kcal 1 Batido de morango ≃ 104 kcal 104 kcal Quantidade cl ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 2206,811,53,35 Alimentos a promover

34 Rui Matias Lima NESASE 1 copo de leite ≃ 117 kcal 117 kcal 1 copo de leite ≃ 117 kcal 117 kcal Quantidade cl ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 2508,312,34 Alimentos a promover

35 Rui Matias Lima NESASE 1 Sandes Mista enriquecida com hortícolas ≃ 247 kcal 247 kcal 1 Sandes Mista enriquecida com hortícolas ≃ 247 kcal 247 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras 799,8338,4 Alimentos a promover

36 Rui Matias Lima NESASE 1 Big Mc Menú ≃ 1610 kcal 1610 kcal 1 Big Mc Menú ≃ 1610 kcal 1610 kcal Quantidade g ProteínasHidratos de Carbono Gorduras ,5 Refeições a evitar

37 Rui Matias Lima NESASE Exemplos de como o processo culinário pode influenciar as características nutricionais de alimentos “O exemplo da batata”

38 Rui Matias Lima NESASE

39 Rui Matias Lima NESASE Ideias para aumentar o dispêndio energético Ideias para aumentar o dispêndio energético

40 Rui Matias Lima NESASE Passear – Caminhar diariamente, pelo menos ½ hora seguida;Passear – Caminhar diariamente, pelo menos ½ hora seguida; Subir escadas – evitar escadas rolantes e elevadoresSubir escadas – evitar escadas rolantes e elevadores Passear – Caminhar diariamente, pelo menos ½ hora seguida;Passear – Caminhar diariamente, pelo menos ½ hora seguida; Subir escadas – evitar escadas rolantes e elevadoresSubir escadas – evitar escadas rolantes e elevadores


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