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Princípios Gerais de Administração

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Apresentação em tema: "Princípios Gerais de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios Gerais de Administração

2 Divisão do trabalho Tem como finalidade, produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. É a melhor maneira de se obter uma maior produtividade para o indivíduo e a coletividade; surgiu daí a especialização das funções e a separação do poder. Ex: aparelhos digestivo e respiratório, cada um é responsável no seu setor.

3 Autoridade e responsabilidade
A autoridade é o direito de mandar e se fazer obedecer. Temos 2 tipos: Regimental ou Estatutária – inerente à própria função que exerce. Pessoal – aquela que depende de inteligência, saber, experiência, qualidades morais. A autoridade vem sempre acompanhada de responsabilidade.

4 O indivíduo para ser um bom chefe, tem que ter a autoridade regimental acompanhada da pessoal.
Não se aceita autoridade sem recompensa, autoridade ou sanção (punição). Uma das condições essenciais para uma boa administração é a sanção dos atos de autoridade, devendo-se estabelecer antes, o grau de responsabilidade. O indivíduo deve ter cuidado para não abusar do poder, levando em consideração suas qualidades pessoais e morais.

5 Disciplina Consiste essencialmente na obediência, assiduidade, atividade, presença e nos sinais exteriores de respeito, demonstrados segundo as convenções ou convênios estabelecidos entre a empresa e seus agentes. São estas convenções que determinam modalidade de disciplina, que pode ser estabelecidos através de pactos livremente firmados entre os funcionários e suas empresas, escritos ou verbais, podem resultar da vontade das partes ou dos usos e costumes.

6 Natureza dos convênios:
Devem ser claros e devem satisfazer a ambas as partes em tudo que seja possível. Meios eficazes para estabelecer e manter a disciplina: Bons chefes em todos os graus hierárquicos. Convênios tão claros e eqüitativos quanto seja possível. Sanções penais judiciosamente aplicados.

7 Unidade de comando Um agente na execução de um ato, somente deve receber ordens de um chefe; quando isto não ocorre, gera dualidade de comando, o que torna a situação desastrosa, gerando conflito numa empresa ou família.

8 Unidade de direção Um só chefe e um só programa de ação para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

9 Subordinação do interesse particular ao interesse geral
Numa empresa o interesse de um grupo não pode prevalecer sobre o interesse geral. Pode acontecer que existam 2 interesses de ordens diferentes que levem ao mesmo objetivo Meios para conciliar objetivos de ordens diferentes: Firmeza e bom exemplo dos chefes. Convênios tão eqüitativos quanto possível. Vigilância atenta.

10 Remuneração É o pagamento pelos serviços prestados. O valor depende:
1- Carestia de vida, situação econômica da empresa, abundância ou escassez de pessoal. 2- Valor dos agentes. 3- Modo de retribuição adotado. Procurar fazer um pagamento eqüitativo. Evitar excesso de remuneração, ultrapassando o limite razoável. Encorajar o zelo, recompensando o esforço. Participação dos lucros da empresa pelo funcionário.

11 Centralização É um sistema de administração, este sistema não é bom nem mau; o chefe é quem define se vai usar ou não a centralização. Quando a empresa é pequena, a centralização é obrigatória, porque a ordem do chefe sai diretamente para os funcionários, porém, quando a empresa é grande, o chefe vai dando ordens, que são passadas para os subchefes e por fim, para o funcionário.

12 Hierarquia Serie de chefes que vão dar autoridade superior aos agentes inferiores. Via hierárquica – é o caminho que seguem, passando por todos os graus hierárquicos; as comunicações que partem da autoridade superior ou que lhe são dirigidas. Existem problemas que devem logo ser resolvidos, mas sem ferir os princípios da empresa.

13 Ordem Existem 2 tipos Material Social
Fórmula da ordem material – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Fórmula da ordem social – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar.

14 Eqüidade Igualdade que resulta da combinação da benevolência com a justiça. A eqüidade exige na sua aplicação bom senso e muita experiência.

15 União de pessoal Numa empresa, a harmonia e a união de pessoal são fundamentais para o desenvolvimento das atividades. Princípio básico – Unidade de comando.

16 Iniciativa A possibilidade em conceber e executar um plano de ação é uma força muito grande na empresa, e deve haver tanto nos chefes quanto nos funcionários, e cabe aos chefes, aproveitar as iniciativas dos seus subordinados.

17 Estabilidade de pessoal
É fundamental no progresso de uma empresa. Estável – trabalha há algum tempo.


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