A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula B. base Para conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula B. base Para conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula B

2 base Para conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais exigidas pelo mercado atual (produtos e serviços de qualidade e baixo preço).

3 E...monitar o mercado... Via coleta de informação é uma maneira de identificar as direções do mercado permitindo as organizações se adaptarem as mudanças. Era pós-industrial:Sociedade da Informação...Sociedade do conhecimento

4 Sistemas de Informação Um “SISTEMA”, automatizado compreende: Pessoas máquinas, e métodos organizados para: coletar processar transmitir disseminar dados que representam informação para o usuário.

5 Importância SI Um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é assegurar: a qualidade e agilidade da informação imprescindível para as corporações e seus gestores

6 Informação é tudo na administração...

7 SI não é novidade......os Sistemas de Informação não dependem de informática ou tecnologia para serem elaborados; Eles dependem de conhecimentos administrativos e operacionais. Eles sempre existiram, de uma maneira ou outra, os dados eram processados e transformados em informações, ainda que de uma forma muito mais trabalhosa.

8 Principal “Vantagem” É a capacidade de processar um gigantesco número de dados simultaneamente, tornando a disponibilização das informações demandadas, praticamente on-line.

9 Desvantagem Mas não adianta esse potencial se os sistemas (rotinas, processos, métodos) não estiverem muito bem coordenados e analisados. Informatizar sistemas ruins traz novos problemas e nenhuma solução, além de nublar as possíveis causas dessas falhas.

10 Desvantagem O computador não pensa, apenas realiza as tarefas que lhe são "ensinadas". O desenvolvimento dos Sistemas de Informação, bem como sua análise, devem ser feitos de maneira independente. Uma vez desenvolvidos os processos, resta apenas transmiti-los à máquina.

11 Eficiência A eficiência dos sistemas não é medida pela informatização, mas pela qualidade e eficiência dos métodos, assegurando a informação desejada, confiável e no tempo certo.

12 Dado Dado: cadeia de caracteres ou padrões sem interpretação. É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. –Ex.: nome de um funcionário, nº peças em estoque; nº de horas trabalhadas,...

13 Informação Conjunto de dados aos quais seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis. Dado dotado de relevância. Ex.: quantidade de vendas por produto, total de vendas mensais,...

14 A informação precisa ser: Clara-> apresentar o fato com clareza, não o mascarando entre fatos acessórios; Precisa-> deve ter alto padrão de precisão e nunca apresentar termos como “por volta de...” ”cerca de...” “mais ou menos...”; ela precisa não conter erros; Rápida-> chegar ao ponto de decisão em tempo hábil para que gere efeito na referida decisão; Dirigida-> a quem tenha necessidade dela e que irá decidir com base nessa informação.

15 Conhecimento Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias; Esforço de investigação para descobrir aquilo que esta oculto, que não esta compreendido ainda. –Adquirir conhecimento não é reter informação, mas utilizar estas para desvendar o novo e avançar.

16 Dado não é Informação e Informação não é Conhecimento! Organizações competem pelo domínio do conhecimento científico e tecnológico; COMO ? Armazenando, processando, acessando e disponibilizando informações por meio de redes de comunicação.

17 Sistema Conjunto de elementos que interagem para a realização de um série de objetivos de modo organizado e coordenado. Ex.: automóvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspensão); computador (armazenar e processar dados – subsistemas: teclado, vídeo, CPU,...) ‏

18 Aplicações genéricas de sistema Processamento de Pedidos: Pedidos por Telefone Pedidos por Correio Pedidos do pessoal de Vendas Entrada Pedido Pedido de itens indisponíveis no estoque Informações sobre clientes Informações sobre estoque Contas a Receber Relatórios de atividades de venda Diário de Vendas Diárias Notas aos Depósitos de mercadorias Faturas Manda dados para...

19 Sistema de Informação É um conjunto de partes coordenadas, que buscam prover a empresa com informações, com o objetivo de melhorar a tomada de decisões. Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização (O’ Brien, 2001).

20 Software Hardware Pessoas Procedimentos Redes de comunicação Sistema de Informação


Carregar ppt "Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula B. base Para conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google