A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula A

2 Sociedade agrícola

3 Sociedade industrial Obra-prima do cinema mundial - > “Tempos Modernos” satiriza a vida industrial (mecanização do ser humano): Carlitos, o adorável vagabundo, é um operário de uma fábrica super moderna. Carlitos entra em crise, perde o emprego e é obrigado a partir para a briga contra um mal da vida moderna: o desemprego. A sátira à industrialização é feita de forma engraçada, mas triste. (Direção Charles Chaplin – 1936)‏

4 Sociedade pós-industrial Sociedade do conhecimento
Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer (habilidade, técnica); Saber o que e porque fazer (Informação e conhecimento); Gestão de pessoas.

5 Evolução da Sociedade Moderna
SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros 1800 1900 2050 1950 2000

6 Organização hoje: passa a valorizar a coletividade ao invés do indivíduo (ex.: Programa de Qualidade Total e Brainstorm – que defendem a participação da coletividade); Precisa de diferenciais para conquistar o consumidor, já que a concorrência aumentou devido: facilidade de produção em larga escala e globalização; Mercado antes disputado por empresas locais, hoje convive com empresas de diversos lugares do mundo – facilidade de transporte de mercadorias, divulgação de produtos e transferência de dinheiro entre países.

7 Para conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais exigidas pelo mercado atual (produtos e serviços de qualidade e baixo preço).

8 Diferenciais das Empresas Modernas
PREÇO QUALIDADE CONFIABILIDADE FLEXIBILIDADE INOVAÇÃO EXCLUSIVIDADE

9 E ...monitorar o mercado... Via coleta de informação é uma maneira de identificar as direções do mercado permitindo as organizações se adaptarem as mudanças. Era pós-industrial:Sociedade da Informação...Sociedade do conhecimento

10 Informação Ambiente Externo: divulgação da informação
Ambiente Interno: organização da informação

11 Hoje, única coisa permanente é a mudança...
Cenário de Mudanças Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito

12 Contexto O mercado mudou. Aumento da competitividade em escala global.
Mudança do foco em Vendas para Marketing de Relacionamento [rentabilidade nos relacionamentos]. Excesso de oferta. Excassez de clientes.

13 e mais... 6. Pouca eficácia das ações de propaganda.
7. O cliente mudou: está mais exigente e melhor informado (mais opções). 8. O comportamento do consumidor ainda está mudando de forma rapida e radical. 9. Pouca diferenciação dos produtos e serviços. Preços similares e qualidade equivalente. 10. Competição por preços cada vez maior. Margens cada vez menores. 11. Informação é o novo nome do jogo.

14 Informação e Tecnologia

15 A Produção de informação:
Cenários de mudanças... A Produção de informação: Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis o armazenamento digital da produção mundial total de impressos, filmes, registros óticos e magnéticos, hoje, requereria cerca de 1.5 bilhões de gigabytes de memória. O que equivale a 250 megabytes por pessoa para cada homem, mulher e criança na face da Terra. Fonte: Lyman, Peter and Hal R. Varian, "How Much Information",

16 Saturados de lixo informacional
Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes...

17 Revolução da Informação
A Terceira Onda Na atualidade vivemos em uma sociedade movida pela informação, na qual a única certeza é a incerteza. Nações, organizações e pessoas que sabem usar o conhecimento também detêm o poder e boa parte das riquezas. Vivemos na era do conhecimento, a chamada “terceira onda” (TOFLER, 1970). Conhecimento Capital Força bruta Até 1760 Até 1945 Até os dias atuais Revolução da Informação Revolução Industrial 2ª Guerra Mundial

18 Cenário das organizações atuais
Descentralização do poder Overdose de informação Envoltas por tecnologias emergentes (Kevin Kelly, New Rules for the New Economy) OCDE: Conhecimento gera 55% da riqueza mundial!!! (2004) As 100 Maiores (Fortune) investiram em 2004 média de 3% do faturamento em iniciativas de gestão da informação/conhecimento. As empresas não competirão mais com produtos ou serviços, a competição se dará cada vez mais com informação. (Peter Drucker) 57,7 % das empresas brasileiras já adotam alguma prática de gestão da informação, seja formal ou informal. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo. Fonte: E-consulting- 2005 Empresas: Livro do Kevin Kelly cita redução de hierarquia como causa de descentralização do poder. Livro Richard Nurman: Ansiedade de Infrmação Conectividade com Prestadores de Serviço, Fornecedores, Concorrentes (informações disclosure de interesse) Troca de Informações com empresas prestadoras: como se retém o conhecimento (por exemplo na prestação de TI SLA, SLM

19 Cenários de mudanças... “A riqueza da informação gera a pobreza da atenção.” Shapiro (Economia da Informação)

20 O Mercado da FORD “ O consumidor pode optar por comprar qualquer tipo de carro; desde que seja FORD, MODELO T e PRETO” Henry Ford

21 Hoje


Carregar ppt "GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google