A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula A Sociedade agrícola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula A Sociedade agrícola."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula A

3 Sociedade agrícola

4 Sociedade industrial Obra-prima do cinema mundial - > “Tempos Modernos” satiriza a vida industrial (mecanização do ser humano): Carlitos, o adorável vagabundo, é um operário de uma fábrica super moderna. Carlitos entra em crise, perde o emprego e é obrigado a partir para a briga contra um mal da vida moderna: o desemprego. A sátira à industrialização é feita de forma engraçada, mas triste. (Direção Charles Chaplin – 1936) ‏

5 Sociedade pós-industrial Sociedade do conhecimento Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer (habilidade, técnica); Saber o que e porque fazer (Informação e conhecimento); Gestão de pessoas.

6 Evolução da Sociedade Moderna SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros

7 Organização hoje: passa a valorizar a coletividade ao invés do indivíduo (ex.: Programa de Qualidade Total e Brainstorm – que defendem a participação da coletividade); Precisa de diferenciais para conquistar o consumidor, já que a concorrência aumentou devido: facilidade de produção em larga escala e globalização; –Mercado antes disputado por empresas locais, hoje convive com empresas de diversos lugares do mundo – facilidade de transporte de mercadorias, divulgação de produtos e transferência de dinheiro entre países.

8 basePara conseguir o diferencial necessário a informação passa a ser a base para as transformações operacionais e gerenciais exigidas pelo mercado atual (produtos e serviços de qualidade e baixo preço).

9 Diferenciais das Empresas Modernas PREÇO QUALIDADE CONFIABILIDADE FLEXIBILIDADE INOVAÇÃO EXCLUSIVIDADE

10 E...monitorar o mercado... Via coleta de informação é uma maneira de identificar as direções do mercado permitindo as organizações se adaptarem as mudanças. Era pós-industrial:Sociedade da Informação...Sociedade do conhecimento

11 Informação - Ambiente Externo: divulgação da informação - Ambiente Interno: organização da informação

12 Cenário de Mudanças Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito

13 Contexto 1. O mercado mudou. 2. Aumento da competitividade em escala global. 3. Mudança do foco em Vendas para Marketing de Relacionamento [rentabilidade nos relacionamentos]. 4. Excesso de oferta. 5. Excassez de clientes.

14 e mais Pouca eficácia das ações de propaganda. 7. O cliente mudou: está mais exigente e melhor informado (mais opções). 8. O comportamento do consumidor ainda está mudando de forma rapida e radical. 9. Pouca diferenciação dos produtos e serviços. Preços similares e qualidade equivalente. 10. Competição por preços cada vez maior. Margens cada vez menores. 11. Informação é o novo nome do jogo.

15 Informação e Tecnologia

16 A Produção de informação: Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis –o armazenamento digital da produção mundial total de impressos, filmes, registros óticos e magnéticos, hoje, requereria cerca de 1.5 bilhões de gigabytes de memória. –O que equivale a 250 megabytes por pessoa para cada homem, mulher e criança na face da Terra. Fonte: Lyman, Peter and Hal R. Varian, "How Much Information", Cenários de mudanças...

17 Saturados de lixo informacional Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes... Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes...

18 A Terceira Onda Na atualidade vivemos em uma sociedade movida pela informação, na qual a única certeza é a incerteza. Nações, organizações e pessoas que sabem usar o conhecimento também detêm o poder e boa parte das riquezas. Vivemos na era do conhecimento, a chamada “terceira onda” (TOFLER, 1970). Até 1760 Até 1945Até os dias atuais Força bruta Capital Conhecimento Revolução Industrial 2ª Guerra Mundial Revolução da Informação

19 Cenário das organizações atuais Descentralização do poder Overdose de informação Envoltas por tecnologias emergentes (Kevin Kelly, New Rules for the New Economy) OCDE: Conhecimento gera 55% da riqueza mundial!!! (2004) As 100 Maiores (Fortune) investiram em 2004 média de 3% do faturamento em iniciativas de gestão da informação/conhecimento. As empresas não competirão mais com produtos ou serviços, a competição se dará cada vez mais com informação. (Peter Drucker) 57,7 % das empresas brasileiras já adotam alguma prática de gestão da informação, seja formal ou informal. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo. Fonte: E-consulting- 2005

20 “A riqueza da informação gera a pobreza da atenção.” Shapiro (Economia da Informação) Cenários de mudanças...

21 O Mercado da FORD “ O consumidor pode optar por comprar qualquer tipo de carro; desde que seja FORD, MODELO T e PRETO” Henry Ford

22 Hoje


Carregar ppt "Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula A Sociedade agrícola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google