A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ PROJETO MÚSICA E MOVIMENTO PROFESSORA: FABIANA SANTOS ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ PROJETO MÚSICA E MOVIMENTO PROFESSORA: FABIANA SANTOS ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”"— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ PROJETO MÚSICA E MOVIMENTO PROFESSORA: FABIANA SANTOS ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”

2 NOSSO GRUPO...

3 CADA UM!! DAVIMANUELA CÁSSIO LUIISA LORENZO ALICE

4 ADAPTAÇÃO Através das atividades propostas vamos explorando nosso espaço, nos conhecendo melhor, e ganhando segurança para aproveitarmos bem todo o trabalho que será realizado. ADAPTAÇÃO ORGANIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DA NOSSA ROTINA RECONHECIMENTO DOS NOVOS AMIGOS RECONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO ATIVIDADES RECREATIVAS E DE ACOLHIDA

5 ADAPTAÇÃO ESCOLAR As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para sua formação sócio-cultural. Durante este período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos. O papel primordial da escola neste momento é oportunizar as crianças relações pessoais que não sejam do seu núcleo familiar. “A criança precisa conhecer o novo ambiente e sentir confiança: para isso é que acontece o período de adaptação escolar. UM POUCO SOBRE ADAPTAÇÃO

6 QUE BOM FAZERMOS AMIGOS A interação entre as crianças é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio da interação trocam conhecimentos, são desafiadas nas suas ações, aprendem sobre as relações, constroem valores de cooperação, solidariedade e respeito ao outro...

7 NOSSA ADAPTAÇÃO OS PRIMEIROS DIAS... O CHORO NESSA FASE É QUASE INEVITÁVEL, PORÉM O CARINHO E A SEGURANÇA TRANSMITIDOS AOS PEQUENOS FAZ COM QUE LOGO ESSE CHORO DÊ ESPAÇO PARA A ALEGRIA E CURIOSIDADE EM DESCOBRIR UM AMBIENTE NOVO E CHEIO DE SURPRESAS!!!

8 NOSSA ROTINA Uma rotina estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece uma sensação de segurança a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior autonomia e tranqüilidade no ambiente escolar. Visita aos bichinhos

9 NOSSA ROTINA LAVANDO AS MÃOZINHAS PARA TOMAR LANCHE

10 NOSSA ROTINA Hora do Lanche UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL E MUITO SABOROSA... A FRUTINHA É SEMPRE A NOSSA PRIMEIRA OPÇÃO. Hora da higiene bucal

11 NOSSA ROTINA RECARREGANDO AS ENERGIAS! Soninho Troca de fraldas

12 UM POUQUINHO DO NOSSO GRUPO: NOSSO GRUPO É FORMADO POR 6 CRIANÇAS, PEQUENINAS E ESPERTAS. O GRUPO GOSTA DE VISITAR OS ANIMAIZINHOS DA ESCOLA, EMBORA AINDA APRESENTEM UM CERTO RECEIO. A ATIVIDADE PREFERIDA DESSA TURMINHA É BRINCAR COM AS PANELINHAS NAS PEDRINHAS DO PARQUE. A HORA DO LANCHE É UMA DELICIA!!! ALGUNS ADORAM FRUTAS, JÁ OUTROS NEM TANTO, MAS TODOS APRENDEM O QUANTO É IMPORTANTE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ALGUNS JÁ FALAM ALGUMAS PALAVRAS E ATÉ ME AJUDAM NA HORA DA CANTORIA O QUE FAVORECE A COMUNICAÇÃO DENTRO DO GRUPO. É GRATIFICANTE ACOMPANHAR E PARTICIPAR DO DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS!

13 NOSSO PROJETO- MÚSICA E MOVIMENTO O projeto “Musica e movimento” foi desenvolvido para o MG visando atender suas necessidades que são marcadas pelo toque corporal, gestual, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que a criança ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que a cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de aprendizagem. Objetivos principais do nosso projeto: Adaptar as crianças ao espaço e rotina do grupo; Promover um convívio sadio e respeitoso; Promover noções de organização e disciplina; Estimular a aquisição de linguagem e ampliar as possibilidades de elaboração e comunicação; Desenvolver formas alternativas de consciência corporal; Desenvolver formas alternativas de locomoção; Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc. Expressar sensações e ritmos corporais através da linguagem gestual e linguagem oral; Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras; Promover contatos com conceitos simples de diferentes áreas de conhecimento. Não podemos perder de vista que as crianças estão crescendo e aprendendo a cada momento. É importante que em nosso cotidiano ensinemos posturas e atitudes que serão fundamentais para que tenham no futuro um bom convívio social.

14 BRINCANDO NA PISCINA QUE DIVERTIDO É BRINCAR COM AGUA!!!!

15 CONHECENDO OS ANIMAIS DA NOSSA ESCOLA O PRIMEIRO CONTATO COM A TARTARUGA... PROPORCIONOU CURIOSIDADE... MEDO... EUFORIA... E MUITOS CONHECIMENTOS. ATIVIDADES

16 BRINCANDO NA PISCINA COM AS BOLINHAS COLORIDAS. OBJETIVOS: TRABALHAR AS CORES; PROMOVER A INTERAÇÃO NO GRUPO; ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E RESTRITA;

17 CARNAVAL NA PEDRITA DURANTE O MÊS DE MARÇO, TRABALHAMOS COM OS PEQUENOS A ALEGRIA DO CARNAVAL. ELES TIVERAM A POSSIBILIDADE DE CONHECER DIFERENTES MARCHINHAS E A PARTIR DAÍ AMPLIAR AINDA MAIS A LINGUAGEM ORAL. NOSSO BAILE!!!

18 MOVIMENTANDO-SE NO PARQUE PARA A TURMINHA DO MINI –GRUPO A HORA MAIS DIVERTIDA É BRINCAR NO PARQUE... E DESCOBRIR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO.

19 O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O TEATRO APRESENTADO PELAS PROFESSORAS PROCUROU MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE O MAIS IMPORTANTE NÃO SÃO OS OVOS QUE GANHAMOS NA PASCOA.. MAS SIM AS BOAS AÇOES QUE FAZEMOS NO DIA A DIA.

20 VISITA A FÁBRICA DE CHOCOLATE O faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, De fazer-de-conta, de reconhecer e obedecer as regras existentes em cada situação.

21 CAÇA AOS OVOS... DIVERSÃO ALEGRIA ENCANTO


Carregar ppt "PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ PROJETO MÚSICA E MOVIMENTO PROFESSORA: FABIANA SANTOS ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google