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MATEMÁTICA A AULA 4 LOGARITMOS. 01) (UEL) – Os números reais que satisfazem a equação pertencem ao intervalo: a) ]0,  [ b) [0,7] c) ]7,8] d) [-1,8] e)

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1 MATEMÁTICA A AULA 4 LOGARITMOS

2 01) (UEL) – Os números reais que satisfazem a equação pertencem ao intervalo: a) ]0,  [ b) [0,7] c) ]7,8] d) [-1,8] e) [-1,0] Fazendo a verificação: VERDADEIRO VAMOS APLICAR A REGRINHA DO GIZ AMARELO.

3 02) (PUC-SP) Assinale a propriedade sempre válida: a) log (a.b) = log a. log b b) log (a + b) = log a. log b c) log m. a = m. log a d) log a m = log m. a e) log a m = m. log a log (a.b) = log a + log b log (a/b) = log a - log b log a m = m.log a

4 03) (CEFET-PR) O domínio da função f(x) = é: a) {x  /-2 0 e base  1 antilog > 0

5 Impondo que o antilog é positivo: Vamos resolver aplicando o Teorema do Grande Kochambre. raiz -2 3 raiz S = {x  / -2 < x < 3}

6 05) (AFA) O valor do produto log 2 3. log 3 5. log 5 2 é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Vamos mudar para a base 2. 1

7 06) (MACK) Se log 2 x + log 4 x = 1, então: Como temos base diferentes devemos mudar de base, preferencialmente para a base 2.

8 07) (CEFET-PR) Sendo a > 1, os valores de x que satisfazem a desigualdade log a (2x - 2) > log a (x – 3) são: a) x > 3 b) x > 0 c) x  1 d) 0 < x < 3 e) x < 0 Lembre: EM INEQUAÇÕES DEVEMOS PRIMEIRAMENTE DETERMINAR O DOMÍNIO. 2x-2>0 x > 1 x-3>0 x > 3 log a (2x - 2) > log a (x – 3) COMO A BASE É MAIOR QUE IREMOS MANTER O SENTIDO DA DESIGUALDADE. (2x - 2) > (x – 3) x > -1 Efetuando a interseção entre x>3 e x>-1, teremos: x > 3 “NÃO IMPORTA QUANTOS PASSOS VOCÊ DEU PARA TRÁS. O IMPORTANTE É QUANTOS PASSOS VOCÊ DARÁ PARA FRENTE.” PALAVRAS DO VÉIO SÁBIO


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