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Alimentação Comer bem, para viver melhor!. Queres ser forte e saudável como eu sou? Então toma atenção... Aprende e faz como eu!!!

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Apresentação em tema: "Alimentação Comer bem, para viver melhor!. Queres ser forte e saudável como eu sou? Então toma atenção... Aprende e faz como eu!!!"— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação Comer bem, para viver melhor!

2 Queres ser forte e saudável como eu sou? Então toma atenção... Aprende e faz como eu!!!

3 Roda dos Alimentos

4 A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: Como é Constituída?

5 Cereais e derivados Tubérculos São o grupo maior. São alimentos ricos em hidratos de carbono e a principal fonte das energia que necessitamos. São os nutrientes que o corpo humano usa para obter energia. Devemos comer 28 % de cereais e derivados por dia.

6 Hortícolas Os legumes contêm sais minerais e vitaminas; exemplos: feijão verde, cenouras, couve… Os vegetais contêm muitas vitaminas. Elas são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano, pois protegem-no das doenças e permitem aproveitar corretamente as proteínas, hidratos de carbono e a gordura. Devemos comer 24 % de hortícolas por dia.

7 Fruta Alguns exemplos de frutas são : peras, maçãs, uvas, laranjas... Devemos comer 20 % de fruta por dia. A fruta também tem muita vitamina C que te protege das infeções.

8 Lacticínios Os lacticínios tem propriedades únicas. São alimentos ricos em proteínas. As proteínas constroem as células de que precisamos para crescer. Tem alimentos como leite que proporciona dietas equilibradas, ajudando a prevenir a obesidade. Contêm proteínas completas e equilibradas ricas em aminoácidos essenciais. Fornecem várias vitaminas,tais como, a B1, B2, A e B. Também são ricos em cálcio e fósforo. Devemos comer 18 % de lacticínios por dia.

9 Carnes, pescado e ovo Proteínas – Peixe, carne e ovos Eu tenho muitas proteínas mas não me devem comer muito pois sou rico em gordura. Eu tenho um elevado teor de proteínas. Consumam-me frequentemente. Devemos comer 5 % de carnes, pescado e ovo por dia.

10 Leguminosas Devemos comer 4 % de leguminosas por dia. Alguns exemplos de leguminosas são o feijão, o grão de bico, as ervilhas,as lentilhas… E também nos fornecem muitos glícidos

11 Gorduras/Lípidos Alguns exemplos de gorduras/lípidos são o azeite, o óleo, a manteiga … As gorduras fornecem energia, protegem contra o frio e transportam algumas vitaminas. Devemos consumir 2 % de gorduras/lípidos por dia.

12 A Água A água, não possuindo um grupo próprio está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. É fundamental que se beba água em abundância diariamente. Devemos consumir muita água por dia é fundamental à alimentação.

13 Pequeno Aviso A saúde do ser humano está intimamente ligada à alimentação que ele recebe. Assim, uma boa alimentação traz sempre boa saúde. O nosso organismo necessita de alimentos ricos em substâncias que fornecem energia para trabalho, promovem o crescimento, regulam e mantêm o bom funcionamento dos órgãos.

14 O nosso estilo de vida, os alimentos que comemos, o repouso em quantidade suficiente, os exercícios que fazemos, tudo isto tem influência na nossa saúde. Não se esqueçam de fazer uma alimentação saudável !

15 Fim … Disciplina : Ciências Naturais Trabalho realizado por: João Bruno Marques Alves Nº12 6ºC


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