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OFICINA DE APROPRIAÇÃO
DE RESULTADOS
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SEAPE para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.
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O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.
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Seção 1: Matriz de Referência
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Aspectos a serem considerados em uma Matriz Constitui um parâmetro de orientação; Apresenta o objeto da avaliação; Caráter de universalidade; Orientação na elaboração de itens.
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É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:
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É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:
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Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura. Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação
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A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas: Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma
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Aspectos a considerar sobre Descritores Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.
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Das Matrizes aos itens dos testes de proficiência
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ATIVIDADE 1 ESTUDO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA Fazer o detalhamento de alguns descritores.
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Matriz de referência 3 EF
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Matriz de referência 5 EF
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Matriz de referência 9 EF
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Matriz de referência 3 EM
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O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.
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O ITEM E SUAS PARTES
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ATIVIDADE 2 Dinâmica dos itens
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Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados
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Formas de Apresentação dos Resultados
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3 EF
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Município Escola Regional
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1049 alunos 981 alunos 171 alunos 23 alunos
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24 alunos 7 alunos 6 alunos 2 alunos
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ATÉ 725
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725 A 800 PONTOS
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800 A 850 PONTOS
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ACIMA DE 850
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3 EM
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Município Regional Escola
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20 alunos 511 alunos 427 alunos 115 alunos
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66 alunos 90 alunos 38 alunos 5 alunos
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Até 250 pontos
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250 a 300 pontos
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300 a 350 pontos
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Acima de 350 pontos
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Uso dos Resultados Professor
Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica
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Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire
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Muito obrigada!
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