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OFICINA DE APROPRIAÇÃO

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Apresentação em tema: "OFICINA DE APROPRIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE APROPRIAÇÃO
DE RESULTADOS

2 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SEAPE para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

3 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.

4 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.

5 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Seção 1: Matriz de Referência

6 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Aspectos a serem considerados em uma Matriz Constitui um parâmetro de orientação; Apresenta o objeto da avaliação; Caráter de universalidade; Orientação na elaboração de itens.

7 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:

8 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:

9 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura. Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação

10 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas: Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma

11 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Aspectos a considerar sobre Descritores Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.

12 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Das Matrizes aos itens dos testes de proficiência

13 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
ATIVIDADE 1 ESTUDO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA Fazer o detalhamento de alguns descritores.

14 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Matriz de referência 3 EF

15 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

16 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

17 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

18 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Matriz de referência 5 EF

19 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

20 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

21 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

22 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

23 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Matriz de referência 9 EF

24 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

25 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

26 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

27 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

28 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Matriz de referência 3 EM

29 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

30 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

31 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

32 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

33 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.

34 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
O ITEM E SUAS PARTES

35 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

36 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
ATIVIDADE 2 Dinâmica dos itens

37 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados

38 Formas de Apresentação dos Resultados
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Formas de Apresentação dos Resultados

39 3 EF

40 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

41 Município Escola Regional

42 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

43 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

44 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
1049 alunos 981 alunos 171 alunos 23 alunos

45 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

46 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
24 alunos 7 alunos 6 alunos 2 alunos

47 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
ATÉ 725

48 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
725 A 800 PONTOS

49 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
800 A 850 PONTOS

50 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
ACIMA DE 850

51 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

52 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

53 3 EM

54 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

55 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Município Regional Escola

56 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

57 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

58 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
20 alunos 511 alunos 427 alunos 115 alunos

59 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

60 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
66 alunos 90 alunos 38 alunos 5 alunos

61 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Até 250 pontos

62 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
250 a 300 pontos

63 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
300 a 350 pontos

64 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Acima de 350 pontos

65 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

66 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

67

68

69 Uso dos Resultados Professor
Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

70 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire

71 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Muito obrigada!


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