A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Mercadológica IV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Mercadológica IV"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica IV
Prof. Adolfo Fonseca

2 Conceito e Identificação de Mercado
Aula 2 Conceito e Identificação de Mercado Data: 12/08/2011

3 Kotler define o mercado como sendo um conjunto de todos os compradores efetivos e potenciais de uma oferta ao mercado. Avaliar oportunidades de marketing é estimar a demanda total de mercado.

4 Demanda de mercado para um produto é o volume total que seria comprado por um grupo de clientes definido, em uma área geográfica definida, em um período definido, em um ambiente de marketing definido e sob um programa de marketing definido.

5 Para entender o mercado, é preciso entender os fatores ambientais que tem como principais destaques:
Globalização  atualmente podemos comprar produtos de todo o mundo. Avanços Tecnológicos  quem já viu maquininha de cartão de crédito na feira?? Desregulamentação  Dependendo de quem estiver no poder poderá haver maior ou menor privatização!

6 “Por trás de todo problema existe uma oportunidade brilhantemente disfarçada”
John Gardner

7 Marketing é visto como sendo a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pessoas físicas e jurídicas)

8 Para existir mercado devem estar presentes os cinco elementos:
1. Que existam pelo menos duas partes; 2. Cada uma delas possuindo coisas de valor para a(s) outra (s); 3. Cada uma delas capaz de comunicação e entrega; 4. Que todas elas estejam livres para aceitar ou recusar uma oferta de troca; 5. Que todas elas acreditem ser adequado participar da negociação.

9 Tipos de Mercado: B2B  (business to business) – negócios entre empresas B2C  (business to consumer) – negócios entre empresa e consumidor Global  atualmente compra-se de tudo de qualquer lugar ONG  terceiro setor sem fins lucrativos B2G  business to government – negócios com governos

10 Marketing = Criatividade + Técnica + Qualidade
Interpretar os desejos do consumidor e criar os bens que irão satisfazê-lo. É o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca É a orientação para o cliente (ganhar e manter)

11 O que significa Criatividade?
Invenção total É a associação diferente de elementos comuns É a capacidade de produzir muitas idéias a partir de um estímulo.

12 Exercício: Em uma folha de papel coloque o seu nome!
Agora, descreva o que tem dentro dessa caixa! Tempo = 5 minutos

13 Exercícios assim...estimulam a nossa criatividade!!
Nosso cérebro precisa fazer sinapses!

14 Modalidades de Pensamentos para a Criatividade.
1 Pensamento vertical: Analítico-Racional  lógica do certo/errado. 1 2 2 Pensamento lateral: Global-intuitivo >> associação em cadeia, analogias, etc.

15 O Processo da Criatividade em Grupo
Uma idéia estimula a criação de outras idéias na mesma pessoa mas, ao seu redor, a idéia individual estimula o poder de associação de todos os outros. O poder de associação das idéias se transforma em uma corrente de dupla mão.

16 Quando somos estimulados a criatividade flue…
Vamos contar uma estória: “Andando pela rua avistei…”

17 Conceitos Centrais de Marketing
Mercados-alvo  qual público interessa? Segmentação  qual característica do mercado? Demanda  Capacidade de atender a necessidade! Carro Ferrari X Necessidade Desejo Produto ou oferta  aquilo que faço para atender o mercado!

18 Conceitos Centrais de Marketing
Valor  Aquilo que você gastará com relação a satisfação! Trocas e transações  ex: dinheiro por mercadoria. Relacionamentos e Redes (Network)  Ex: Cosméticos tipo Avon/Natura...(qual o ponto mais valorizado para a mulher?) ....vamos pesquisar na sala de aula!! Resp.: Cabelos!! (produtos devem contemplar linhas completas direcionadas para cabelos!!)

19 Conceitos Centrais de Marketing
Canais de Marketing  analisa onde poderá e deverá ser vendido e também como será feita a comunicação. Cadeia de suprimentos  De onde vem e para onde vai cada um dos componentes do produto final. Concorrência  analisar pontos fortes e fracos. Ambiente de Marketing  analisar tendências do macroambiente (ex: Mc Donald`s com lanches leves, saladas...etc!)


Carregar ppt "Administração Mercadológica IV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google