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Administração Mercadológica IV
Prof. Adolfo Fonseca
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Gestão e Planejamento de Marketing
Aula 13 Gestão e Planejamento de Marketing Apresentações dos grupos 08 e 09 Data: 28/10/2011
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Como um distribuidor reduz o número de contatos do fabricante (1)
3 2 4 5 6 7 8 9 A. Número de contatos sem um distribuidor F x C = 3 X 3 = 9 F = Fabricante C = Cliente
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Como um distribuidor reduz o número de contatos do fabricante (2)
B. Número de contatos com um distribuidor F + C = = 6 1 4 Loja 2 5 3 6 F = Fabricante D = Distribuidor C = Cliente
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Funções dos canais de distribuição
Informação Transferência Comunicação Pagamentos Negociação Formalização de pedidos Distribuição Física Tomadores de risco Financiamento
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Canais de Marketing de bens de consumo
Consumidor Fabricante Nível 0 - nenhum canal Consumidor Nível 1 - um canal Fabricante Varejista Atacadista Varejista Consumidor Fabricante Nível 2 - dois canais Especializado Consumidor Atacadista Varejista Fabricante Nível 3 - três canais
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Canais de Marketing de bens industriais
Distribuidores Industriais Representante do Fabricante Cliente industrial Fabricante Representante de Vendas do Fabricante
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Níveis de serviço desejados pelos clientes
Tamanho do lote Tempo de espera Conveniência espacial Variedade do produto Apoio de serviço
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Gráfico do Ponto de Equilíbrio ( Break-Even )
Custo de vendas (Reais) Nível de vendas (Reais) Representante de vendas do fabricante Força de vendas da empresa VB
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gerenciamento de canal
Decisões de gerenciamento de canal Seleção Treinamento FEEDBACK Motivação Avaliação
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Tipos de sistema vertical de Marketing
Corporativo Um único proprietário nos diferentes níveis do canal Tipos de sistema vertical de Marketing Contratual Acordo contratual entre os membros do canal Administrado A liderança é assumida por um ou por poucos membros dominantes
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Canal de distribuição convencional vs. Sistema Vertical de Marketing
Canal de Marketing Convencional (independente) Canal Vertical de Marketing (unificado) Fabricante Fabricante Atacadista Atacadista Varejista Varejista Consumidor Consumidor
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Causas dos Conflitos entre Canais
Incompatibilidade Diferença na Percepção Dependência
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Questões legais e éticas nas relações de canal
Direito de Exclusividade Exclusividade Territorial Acordos vinculados Direitos de revendedores
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Quatro níveis de serviço de varejistas
Auto-serviço: é a base de todas as operações de desconto Auto-seleção: existe um vendedor supervisionando as operações Serviço limitado: vendedor ajuda e dá informações. Oferece crédito / benefícios Serviço completo ( personalizado ): vendedor sempre ajudando / alto custo
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Mapa de posicionamento do varejo
Ampla Pão de Açúcar Wal-Mart linha de produtos Amplitude da H. Stern Lojas R$ 1,99 Estreita Valor agregado Baixo Alto
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Principais formatos de varejo
Extensão e amplitude do sortimento de produtos Tipo de loja Linha restrita de produtos, grande variedade Loja de especialidade Loja de departamentos Ampla variedade da linha de produtos. Ex.: Roupas, Utensílios domésticos, itens p/ o lar Supermercado Ampla variedade de produtos alimentícios, higiene e limpeza Loja de conveniência Linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade Loja de descontos Ampla linha de produtos, baixas margens e alto volume Itens baratos, sobras de mercadorias, pontas de estoques, produtos com defeito Varejista de liquidação Super loja Grande sortimento de produtos alimentícios e não-alimentícios rotineiros, mais serviços Showroom de vendas por catálogo Ampla seleção de mercadorias de alto preço / rotatividade e marcas vendidas com desconto
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Tipos de varejo sem loja
Venda Direta Tipos de varejo sem loja Marketing Direto O faturamento do varejo sem loja representa mais do que 12% ( 2000 ) de todas as compras de consumidores, e está crescendo rapidamente. Venda por máquinas automáticas Serviços de Compra
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Teoria da “Roda do varejo”
Médio Preço Médio Status Média Margem Baixo Preço Baixo Status Baixa Margem Alto Preço Alto Status Alta Margem Novos Entrantes
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Por que existem os atacadistas / varejistas?
Serviços de gerencia- mento e consultoria Vendas e Promoção Funções dos Atacadistas / Varejistas Compras e formação de sortimento Informações de mercado Administração de riscos Quebra de lotes de compra Armazenagem Financiamento Transporte
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Objetivos do sistema de Logística
Obter um nível estabelecido de serviços ao consumidor ao mínimo custo. Maximizar lucros, não vendas. Altos custos de distribuição / Altos níveis de serviço ao Consumidor Baixos custos de distribuição / Baixos níveis de serviço ao Consumidor
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obtenção dos objetivos
Sistemas de Logística Processamento de Pedidos Aceitação Envio Custos Minimizar Custos na obtenção dos objetivos logísticos Funções Logísticas Transporte Fluvial, Rodoviário, Marítimo, Ferroviário, Aéreo e Dutos Armazenagem Depósitos (Onde estocar) Centros de distribuição Nível de estoque Quando fazer o pedido Quanto pedir Just-in-time
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Opções de Transporte Ferroviário Rodoviário Marítimo / Fluvial
Eficiente em custos para transportar bens volumosos por via terrestre, com conexão rodoviária (piggyback) Rodoviário Flexível em rotas e tempo de entrega, eficiente para distâncias curtas para bens de alto valor Marítimo / Fluvial Baixo custo para transportar bens volumosos / de baixo valor, sem muita urgência Tubulação ( Dutos ) Transporte de petróleo, gás natural e produtos químicos das origens até os mercados Aéreo Alto custo, ideal quando é necessária rapidez ou para transportar itens de alto valor / pequeno volume
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Checklist para a escolha da opção de transporte
1. Velocidade 2. Freqüência 3. Confiabilidade 4. Capacidade Disponibilidade 6. Rastreabilidade 7. Custo
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Classificação dos meios de transporte ( USA )
Trilho Água Caminhão Duto Avião Velocidade Confiabilidade Capacidade Disponibilidade Custo Tempo de entrega porta-a-porta Cumprir os compromissos no tempo acordado Habilidade para manusear vários produtos Número de pontos geográficos atendidos Por Tonelada / Km Fonte: Ver Carl M. Guelzo; Introduction to Logistics Management Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986), p. 46. Legenda: 1- Melhor Pior
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Dependência exagerada do Rodoviário
90 Dinamarca A área do círculo representa a utilização do modal aquaviário 80 França 70 Brasil Bélgica 60 Hungria Alemanha % Rodoviário 50 40 EUA 30 Canadá 20 China 10 Rússia 10 20 30 40 50 60 70 80 % Ferroviário Fonte : Anuário estatístico 2001 – Geipot
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Exercício de criatividade: Em uma folha de papel coloque o seu nome!
Quais os melhoramentos que se podem introduzir em um vaso sanitário? Tempo = 10 minutos
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