A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documentos Digitais Aula 7. ÍNDICE 1.Conceitos de Arquivo 2.Conceito de Documento de Arquivo 3.Documento Diplomático 4.Análise Diplomática para documentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documentos Digitais Aula 7. ÍNDICE 1.Conceitos de Arquivo 2.Conceito de Documento de Arquivo 3.Documento Diplomático 4.Análise Diplomática para documentos."— Transcrição da apresentação:

1 Documentos Digitais Aula 7

2 ÍNDICE 1.Conceitos de Arquivo 2.Conceito de Documento de Arquivo 3.Documento Diplomático 4.Análise Diplomática para documentos digitais

3 1. Conceitos de Arquivo Jean Favier: “Os arquivos são um conjunto de documentos recebidos ou consti-tuídos por uma pessoa física ou jurídica ou por um organismo público ou privado, resultante de suas atividades, organizado e conservado em vista de sua utilização eventual.” Bautier: “Um fundo de arquivo é um conjunto de peças de toda natureza que todos corpos administrativos, todas as pessoas físicas ou jurídicas reúne em razão das suas funções e atividades.”

4 Antonia Heredia Herrera: “Arquivo é um ou mais conjuntos de documentos seja qual for a sua data, sua forma e suporte, acumulados em um processo natural por uma pessoa ou instituição pública ou pri- vada no transcurso de sua gestão. Con- servados, respeitando aquela ordem para servir como testemunho e informação. Michael Cook: Distinção entre arquivo e serviço de arquivo (Records management e Archives). Quando deve-se aplicar os quadros de classificação

5 Elio Lodolini: “Arquivo é um complexo de documentos formados por uma pessoa fí- sica ou jurídica no curso de suas ativida- des e portanto ligados por um vínculo necessário” Schellemberg: Arquivo é formado de do- cumentos de qualquer instituição pública ou privada, que tenham sido considerados de valor, merecendo preservação

6 Silva: “O Arquivo é um sistema (semi-) fechado de informação social materializada em qualquer tipo de suporte, configurado por dois fatores essenciais – a natureza orgânica (estrutura) e a natureza funcional (serviço/uso) – a que se associa um terceiro – a memória – imbricado nas anteriores.”

7 2. Conceito de Documentos de Arquivo O documento de arquivo nasce como uma ferramenta da administração, ante a neces-sidade de manter a continuidade da gestão, frente as mudanças de sucessivos titulares (valor administrativo), para conservar as justificações da contas e documentos finan-ceiros (valor contábil), para assinalar como obtiveram, assinaram, gasta- ram e justifica-ram os tributos (valor fiscal), para ter referências sobre as pessoas, lugares e assun- tos (valor informativo), para salvaguardar direitos e obrigações de patrimônios e rendas (valor jurídico), cumprir as exigências da lei (valor legal), e reconstruir e revisar o passado (valor cultural). (Gomez, p. 63. 2007)

8 O documento de arquivo é aquele ao que os diplomatistas chamam ‘documento diplomático em sentido lato. O documento diplomático é qualquer testemunho escrito sobre um feito de natureza jurídica que concorrem algu- mas determinadas formalida des: 1.Externos: matérias, meios, for- mato, os signos gráficos e os selos; 2.Internos: Língua, o teor escrito, protocolo inicial, testo e protocolo final

9 Caráter contextual do documentos Imparcialidade: os documentos são ineren- temente verdadeiros. As razões de sua pro- dução e as circunstâncias de sua criação as- seguram o caráter de prova e fidedignidade. Autenticidade: os documentos são autênti- cos porque são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles.

10 Naturalidade: os documentos de arquivo não são coletados artificialmente, mas sur- gem de acordo com o curso dos atos e ações de uma administração. Interralacionados: Cada documento está intimamente relacionado com outros e com a administração que o criou Unicidade: cada registro documental assu- me um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence.

11 Análise Diplomática para documentos digitais Utilização da diplomática pela arquivística para garantir o estatuto dos documentos principalmente os digitais (crítica dos docu- mentos de arquivos). “(…) a Diplomática estuda os documentos como entidades individuais (considerado isoladamente), a arquivologia o faz enquanto agregções (trata como conjunto de documentos orgânicos).” (Rondinelli, p.46. 2005) “(…) a noção de documento arquivístico como fonte de prova advém da Diplomática.” (Rondinelli, p.49. 2005)


Carregar ppt "Documentos Digitais Aula 7. ÍNDICE 1.Conceitos de Arquivo 2.Conceito de Documento de Arquivo 3.Documento Diplomático 4.Análise Diplomática para documentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google