A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
AS DINÂMICAS INTERNAS QUE FAZEM A COOPERAÇÃO FUNCIONAR

2 Há sementes que ficam esperando no deserto durante anos
Há sementes que ficam esperando no deserto durante anos. Somente, sob corretas condições germinarão e florescerão. O conhecimento das condições essenciais para o crescimento da planta capacita os fazendeiros a prosperar. Não basta colocar indivíduos em grupos para fazer com eles aprendam de forma cooperativa, é preciso cada um estar consciente do modo como deve agir, do contrario irá queimar o processo transformando numa coisa fútil. O importante é adaptar a aprendizagem cooperativa às suas circunstâncias e necessidades específicas , e intervir no sentido de melhorar a eficiência de qualquer grupo que não esteja funcionando bem.

3 ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Interdependência positiva; Responsabilidade individual; Interação promotora; Habilidade sociais/interação face-a-face; Processamento de grupo.

4 ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL HABILIDADESE SOCIAIS Cada membro do grupo tem sua responsabilidade; Observar a contribuição de cada membro; Estudantes aprendem juntos de modo subseqüentemente a poder desempenhar melhor como indivíduos; O grupo depende de você; Tornar cada membro do grupo mais forte de seus direitos. Participar ativamente numa equipe; Assumir responsabilidade perante aos objetivos da equipe; Ouvir os membros da equipe; Expressar suas idéias; Estar dispostos a fazer concessões; Agir como lider ou liderado; Trabalhar com situações e pessoas diferentes; participar da tomadas de desições e nas soluções de problemas.

5 HABILIDADESE SOCIAIS Participar ativamente numa equipe;
Assumir responsabilidade perante aos objetivos da equipe; Ouvir os membros da equipe; Expressar suas idéias; Estar dispostos a fazer concessões; Agir como lider ou liderado; Trabalhar com situações e pessoas diferentes; participar da tomadas de desições e nas soluções de problemas.

6 PROCESSAMENTO DE GRUPO
Avaliação constante do processo; O processamento de grupo pode resultar em: a) enxugamento do processo de aprendizagem visando torná-lo mais simples (reduzindo a complexidade); b) eliminação de ações inadequadas e inábeis (submetendo o processo à prova de erros); c) melhoria contínua das habilidades dos alunos de trabalhar como parte de uma equipe, e d) dar aos membros do grupo uma oportunidade de celebrar seus trabalhos difíceis e sucesso.


Carregar ppt "ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google