A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 9 Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 9 Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 9 Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?

2 Significado de Império IMPÉRIO: UM VASTO DOMÍNIO DE UM ÚNICO GOVERNO, QUE EXERCE AUTORIDADE POLÍTICA E EXPLORAÇÃO ECONÔMICA SOBRE AQUELES. EXEMPLOS: IMPÉRIO PERSA, IMPÉRIO ROMANO, IMPÉRIO NAPOLEÔNICO...

3 PERSAS Localização: Atual Irã. Características: sedentários e agricultores. Ciro, séc. VI a. C. um nobre persa, fundou o Império Persa. Seus seguidores neste projeto de aumentar o império: Cambises e Dario.

4 Divisão Política O império não possuía capital fixa. O império era dividido em SATRAPIAS. (províncias – territórios). Os governantes das satrapias eram os SÁTRAPAS ( REPRESENTANTES DO IMPERADOR): possuíam autoridade, corte (pessoas do governo local), viviam luxuosamente e faziam as leis.

5 Por que o imperador persa concedia tanta autoridade e riqueza aos sátrapas? Como ele controlava esse poder?  ERA UMA FORMA DE MANTÊ-LOS SUBMISSOS E LEAIS.  RICOS E COM AUTORIDADE, OS SÁTRAPAS NÃO TERIAM MOTIVO PARA AMBICIONAR O PODER E A RIQUEZA DO IMPERADOR E, PORTANTO, DE TRAÍ-LO.  MESMO ASSIM, O IMPERADOR OS MANTINHA SOB VIGILÂNCIA.

6 RELIGIÃO PERSA Profeta: Zaratrusta ↘ Existem no mundo duas forças que se opõem: o Bem (Ahura- Mazda) e o Mal (Arimã). O imperador era identificado como o deus do Bem. Desobedecer ao rei era como desobedecer a uma divindade. O imperador possuía os poderes políticos e judiciário.

7 DURAÇÃO DO IMPÉRIO PERSA  Aproximadamente 200 ANOS.  559 a.C a.C.  Lutas internas pelo poder levaram a decadência do império, que 330 a.C. foi dominado pelos gregos.

8 A INTEGRAÇÃO DAS CULTURAS Ciro ao se tornar imperador, prometeu que não seria tão severo com os povos conquistados, pois o seu povo havia sofrido muito quando estavam no poder dos babilônicos. Permitiu que os povos conquistados preservassem suas religiões e seus costumes. Obrigava os povos a pagarem tributos, porém não tratava-os como escravos. EX: rei Creso – Lídia.

9 ERA FÁCIL PARA UMA PROVíNCIA SONEGAR O TRIBUTO DEVIDO? Não, pois os inspetores do imperador estavam sempre atentos e chegavam de surpresa para fiscalizar as províncias. Um rede de estradas facilitava essa inspeção. Havia um sistema de rodízio de mensageiros. Estas estradas também facilitaram o comércio entre as províncias. Rotas marítimas também foram utilizadas. (Fenícios sob domínio persa)

10

11 TAREFA Página DOC 3 e atividade. Página 115 – DOC 1 e atividade Leitura do capítulo 10.


Carregar ppt "Capítulo 9 Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google