A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Gestão da Informação Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/2014 05:18:43.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Gestão da Informação Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/2014 05:18:43."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Gestão da Informação Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/ :18:43

2 A gestão da informação trata essencialmente de como coletar, armazenar, consultar, distribuir e explorar a informação no interior das organizações e nas redes de fornecedores, clientes e outros parceiros que, cada vez mais, tomam parte da economia moderna. (DAVENPORT,2004). A gestão da informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação relevantes para a organização, tanto de recursos gerados internamente, como os produzidos externamente e fazendo apelo, sempre que necessário, à tecnologia de informação. (WILSON,2006).

3 A informação precisa ser gerenciada para facilitar a sua utilização, reduzir ruídos, ter qualidade, adaptabilidade, economia de tempo (velocidade de resposta), e de custos (CHOO,2003). A gestão de recursos informacionais é um recurso legítimo que vem da necessidade de integrar e coordenar a heterogeneidade dos recursos informacionais que existem em uma organização (FROEHLICH, 1989 apud TARAPANOFF, 2006).

4 Conceitos de Inteligência Competitiva Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/ :18:43

5 Processo de coleta, análise e disseminação da inteligência relevante, específica, no momento adequado, referente às implicações com o ambiente do negócio, os competidores e a organização (MILLER, 1997). Processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre atividades dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas da empresa (COELHO, 1999).

6 A expressão inteligência competitiva pode ser definida, conforme Queyras e Quoniam (apud Capuano, 2009), como um processo de aprendizagem motivado pela competição, fundada sobre a informação que permite a otimização da estratégia da organização a curto e longo prazo. E um programa institucional sistemático e ético para garimpar e analisar informação sobre as atividades da concorrência e as tendências do setor específico e do mercado em geral, com o propósito de levar a organização a atingir seus objetivos e metas (KAHANER, 1996).

7 Informação analisada, que auxilia a tomada de decisão estratégica e tática. A palavra "competitiva" relaciona-se à aquisição de informações públicas e acessíveis sobre os concorrentes (FULD, 1994).

8 Dentre as atividades que alicerçam o processo de inteligência competitiva, as atividades de prospecção e monitoramento informacional assumem papel relevante, uma vez que permitem um mapeamento inicial e um acompanhamento contínuo de dados, informação e conhecimento relevantes ao ambiente corporativo, alimentando continuamente o processo de IC. (VALENTIM, 2003).

9 Resume as distinções entre a gestão da informação e a inteligência competitiva de acordo com Valentim (2002). Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/ :18:43


Carregar ppt "Conceitos de Gestão da Informação Gestão da Informação uma ferramenta da inteligência competitiva: Por quê Angola? 16/9/2014 05:18:43."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google