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Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;

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Apresentação em tema: "Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;"— Transcrição da apresentação:

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2 Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá; Tentaremos explicar através de um modelo, como algumas empresas alcançam destaque no seu seguimento, e quais as ferramentas que elas utilizam;

3 Crescimento da Produtividade A produtividade varia de segmento em segmento, podendo até alterar dentro de um mesmo segmento, já que cada empresa possui um seu próprio custo de produção; Primeiro deve-se verificar as regras (leis, obrigações das empresas) no local de estudo para podemos analisar a produtividade de um setor, já que estas regras também variam entre países ou estados; As empresas conseguem melhorar sua produtividade alterando ou inovando os meios de produção, sendo: a INOVAÇÃO ligada a tecnologia, ou identificação de novos grupos de clientes; Agir antecipadamente prevendo novos mercados potenciais, e não hesitar em explora-los;

4 Determinantes para Produtividade Condições de Fatores: qual a situação dos fatores de produção em relação aos competidores; Condições de Demanda: característica da Demanda interna; Industrias correlatas e de apoio: seriam as empresas coligadas prestadores de serviços Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas: Leis e regras para criação e administração de empresas mais a forma de rivalidade entre elas. Variáveis adicionais: O ACASO e O GOVERNO Acaso: acontecimentos fora do controle da empresa, guerras, invenções puras, acontecimentos políticos externos, etc. Governo: pode melhorar ou piorar a vantagem nacional, Leis ex. antitruste

5 Determinantes para Produtividade Indústrias Correlatas e de apoio Condições de Demanda Condições de Fatores Estratégia, Estrutura e Rivalidade das Empresas GovernoAcaso

6 Condições de Fatores Fatores de Produção: –trabalho, terra cultivável, recursos naturais, capital e infra-estrutura Os fatores podem ser divididos: –Recursos Humanos: quantidade, capacidade e custos do pessoal; –Recursos Físicos: terra, água, fontes de energia, outras características físicas do país inclusive o fuso horário; –Recursos de conhecimento: quantidade de conhecimento científico, técnico e de mercado (bens e serviços); –Recurso de Capital: o total e o custo do capital para financiamento da indústria; –Infra-estrutura: conjunto dos sistemas, transportes, comunicação, correio, etc.;

7 Condições de Fatores Não é apenas possuir os fatores para se conseguir uma melhora na produtividade, mas sim usá-los produtivamente; Os Fatores de produção são classificados em uma hierarquia, divididos por importância, origem e manutenção: –Fatores Básicos (herdados) Mão de obra não especializada, recursos naturais, localização, etc. –Adiantados (investidos) Moderna infra-estrutura de comunicação de dados, técnicos e cientistas especializados, mão de obra qualificada, universidades e escolas técnicas, pesquisas, etc.

8 Condições de Fatores Dentre todos os fatores, poucos são realmente herdados por um país, a grande parte origina-se de um grande investimento e por um longo período; Temos que destacar que ocorre sempre uma grande variação da dificuldade e investimento de fator para fator; Para a atual situação econômica globalizada os fatores de produção Adiantados são os mais requisitados para conseguir uma melhora na produtividade, já que é de sua origem os produtos diferenciados e de grande inovação tecnológica;

9 Condições de Fatores Características Gerais: –Herdados básicos: –recursos naturais, clima, localização –Investidos adiantados: –generalizados: »rodovias, reserva de empregados motivados e qualificados –especializados: »todo fator que necessita especialização específica, técnica

10 Condições de Fatores Características gerais: –os fatores de produção acabam sendo uma componente depreciativo para a continuidade do Crescimento da Produtividade ao menos que ocorra um contínuo investimento buscando um melhor aperfeiçoamento e especialização de cada fator;

11 Condições de Fatores Criação de Fatores –Os mecanismos são vários, mas exigem não só um investimento é preciso um reinvestimento constante para sempre melhorar a qualidade, e manter os estoques de fatores, como exemplos de mecanismo temos: instituições educacionais públicas e privadas programas de aprendizado institutos de pesquisa governamentais e privados administração de portos, hospitais e rodovias –Setor privado: maior investimento (variando entre países) –Setor publico: menor investimento (variando entre países)

12 Condições de Fatores Criação de Fatores –Setor privado, busca a criação de fatores adiantados e especializados, (atualmente mais necessários para um aumento da produtividade); –Setor público, busca a criação dos fatores básicos e generalizados;

13 Condições de Fatores Desvantagens de Fatores –Analisando a competição internacional, para se conseguir um crescimento econômico, devemos possuir uma abundância de fatores, mas devemos tomar cuidado, porque uma limitação em determinado fator acaba vulnerabilizando a produção; –Estudos mostram que determinadas empresas, quando possuem escassez em fatores básicos, acabam investindo em novas descobertas tecnológicas, e superam seus problemas com fatores especializados, alcançando também boas melhoras na sua produtividade; –Criar inovações para contornar as desvantagens de fatores não só economizam a utilização do fator como acabam criando vantagens produtivas com os fatores novos ou inovados;

14 Condições de Demanda Características Gerais: –Tem como objetivo informar as empresas, conforme a demanda, o rumo e o tipo de melhoria, que ela deve realizar nos seus produtos; –Partes da Demanda Interna: composição: (qualidade) natureza das necessidades do comprador tamanho: (quantidade) padrão: (quantidade) exigente, técnico, etc. –Sendo que a qualidade possui maior importância que a quantidade; –A importância da demanda está diretamente ligada à necessidade e vontade dos compradores; –As Empresas mantém uma atenção especial ao mercado interno, porque ele força melhoras, para posterior ganho de mercado externo, com qualidade diferenciada;

15 Condições de Demanda Composição da Demanda Interna –Estrutura da demanda interna do segmento: existem variações da demanda por determinado segmento (específica/global), para que as empresas tenham melhor rendimento, na maioria dos casos, deve- se focar os segmentos globais, já que podemos afirmar, que quanto maior a demanda por um segmento, maior será as chances de elevar a produtividade; –Compradores sofisticados e exigentes: para se conseguir uma melhora significativa na produtividade os compradores devem ser rigorosos e exigentes quanto a qualidade e a tecnologia do produto, forçando as empresas a estarem sempre em aperfeiçoamento; –Necessidades precursoras do comprador: quanto mais exigente for o comprador, melhor vai estar a empresa preparada para os compradores de outros países, então a demanda nacional tende a ser uma prevea do mercado exterior; ajuda a forçar as empresas há estarem sempre em contínuo aperfeiçoamento;

16 Condições de Demanda Tamanho da Demanda e padrões de crescimento –Tamanho da demanda interna: quando há economia de escala o tamanho do mercado pode incentivar a produtividade, obrigando as empresas a grandes investimentos nas instalações, melhoramentos produtivos e tecnológicos, para suprir o mercado, devendo sempre preocupar-se com os concorrentes do exterior; –Número de compradores independentes: quanto maior o número de compradores maior a inovação, motivando o progresso, estes compradores também vêem forçar a quebra do preço determinado;

17 Condições de Demanda Tamanho da Demanda e padrões de crescimento –Taxa de crescimento da demanda interna: esta taxa acaba por determinar qual será a taxa de investimento que a empresa fará em determinado período, como exemplo tecnologia, instalações, etc.; –Demanda interna inicial: só garante produtividade se com a demanda interna inicial pudermos prever novas demandas antes das empresas estrangeiras, ficando assim sempre um passo a frente; –Saturação precoce: buscam com a saturação uma inovação contínua, trocar o antigo por produtos novos;

18 Condições de Demanda Internacionalização da demanda interna –Do mesmo modo que a formação da Demanda Interna é a raiz da produtividade, motivando as industrias suprir novas demandas ela também vêem impulsionar os produtos para o mercado externo: compradores locais móveis ou multinacionais –seriam todos aqueles compradores que ao se locomover entre países estão acostumados aos mesmos produtos, sendo assim compradores interno e externos; influencia sobre as necessidades estrangeiras –impor a estrangeiros utilizar os produtos nacionais, para que na volta ao pais de origem, necessitem dos nossos produtos que já estavam acostumados;

19 Indústrias Correlatas e de Apoio São todo o grupo de industrias que vêem interligar o quadro industrial de um país, sendo sempre internacionalmente competitivas: –industrias de abastecimento fornecedores de insumos e maquinários de alta tecnologia e o estreito caminho entre fornecedores e produtores acaba melhorando esta tecnologia ficando sempre atualizada - ocorre um intercâmbio de pesquisa e desenvolvimento obtendo resultados rápidos; –industrias correlatas grupo de empresas competitivas que dividem e coordenam informações e produtos na suas cadeias produtivas, conseguindo assim um desenvolvimento econômico, exemplo seria maquinas copiadores e de fax acabam utilizando a mesma tecnologia;


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