A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA CEDERJ 7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS Retorno dos alunos da EJA aos estudos Nome: ANA CRISTINA DE SOUSA SANTANA Matrícula: Polo: MAGÉ

2 Os alunos da EJA A trajetória do aluno da Educação de Jovens e
Adultos, focaliza particularmente a expectativa na volta à escola, não somente para cumprir uma obrigação ou à procura de um diploma, mas, ciente do valor e da utilidade do estudo em sua vida.

3 O universo da Educação de Jovens e Adultos é composto de “pessoas jovens e adultas” considerando suas vivências, a trajetória de vida e diferentes experiências, bagagens e conhecimentos acumulados ao longo de sua existência.

4 O Perfil do aluno da EJA Esse sujeito adulto, traz consigo uma história longa de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo que o envolve, sobre si e sobre as outras pessoas que o cercam.

5

6 Isso precisa ser considerado na sua entrada no sistema de ensino.
Esses saberes fazem com que os alunos tragam diferentes habilidades e dificuldades que direcionam o processo de ensino e aprendizagem.

7 O educando desta modalidade encontra-se inserido em um mundo de trabalho e relações interpessoais de um modo diferenciado daquele das crianças.

8 Esse jovem que retorna à escola depara-se com situações que muitas vezes o desestimulam:
Seus conhecimentos prévios são ignorados; Os conteúdos fogem à realidade deles; A infantilização das práticas pedagógicas. Além desses, muitos outros fatores fazem com que os alunos desta modalidade sintam-se desestimulados e percam a vontade e a disposição de dar continuidade aos estudos.

9 Perante esta situação torna-se urgente a criação de outras possibilidades de ensino com conteúdos e métodos mais elaborados para dar respostas às diferenças individuais e sociais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

10 A educação destinada aos alunos da EJA não deve ser baseada apenas em conteúdos.
O educando poderá compreender melhor o papel da escola na sua vida, pensando nela não só como um local de educação formal, mas como um local de debates e reflexões sobre sua Identidade, a comunidade e o país. As aulas devem estar vinculadas ao dia-a-dia do aluno, com a perspectiva da transformação social.

11 Ser cidadão não é só frequentar a escola, é fazer uso do que se aprende de forma consciente e autônoma em favor da melhoria da qualidade de vida da sociedade.


Carregar ppt "7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google