A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa” Anísio Teixeira Edevamilton de Lima Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa” Anísio Teixeira Edevamilton de Lima Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 “ Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa” Anísio Teixeira Edevamilton de Lima Oliveira

2 O Inep e seu signigicado para Educação brasileira. A criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos na década de 50 (1952) chegou a ser considerado tão significativo quanto a Semana da Arte Moderna ou a fundação da Universidade de São Paulo por conta da relevancia na valorização da pesquisa educacional no país, referencia principal para a presente reflexão.

3 Sobre a aplicação e características do censo O Censo da Educação superior é realizado anualmente pelo Inep objetivando oferecer aos dirigentes das instituições e gestores das políticas públicas educacionais. Nos últimos anos, a adoção a novas tecnologias possibilitou maior clareza nas informaçoes e individualizá-las., por aluno e professores com formulários eletrônicos.

4 Público Alvo Todas IES que mantinham ao menos um curso de graduação ou curso sequencial de formação específica, presencial ou a distãncia em funcionamento em dezembro de 2009.

5 Estrutura organizacional de aplicação da pesquisa\síntese O trabalho está difividido em duas partes: 1) A primeira expõe o processo de coleta, conceituando e comentando os indicadores; 2) A segunda traz um panorama da educação superior brasileira do ano de 2009 apresentando ainda tabelas anexas complementares.

6 Dos novos parâmetros metodológicos Uma diferença marcou essa pesquisa, a mudança de parãmetros de matrícula que era feito baseando-se em dados agregados de matrículas por curso. A partir de 2009 passou-se a coletar os dados individualizados do aluno por tipos de vínculos a cursos (cursando, provável formando, formado, desvinculado, matricula trancada e falecido). Conceituando: matrícula: passou a ser definida pela soma de três situações de vínculo do aluno a cursos – cursando, provável formando, formado, desvinculado, matrícula trancada e falecido. Concluinte_ provável formando e formado Docente_ indivíduo que esteve vinculado a IES, pelo menos 16 dias durante o ano de 2009 atuando em uma ou mais das seguites atividades: ensino, pesquisa, extensão, gestão, planejamento e avaliação. Função docente_ vínculo que o docente possui com uma IES, desse modo, um mesmo docente pode ter mais de uma função, a depender da quantidade de IES ao qual está vinculado.

7 Da preparação e cronograma aplicação Em setembro de 2009, três meses antes do início da aplicação e oficialização das datas para preenchimento, o INEP apresentou algumas mudanças nos formulários da pesquisa. Em Janeiro de 2010 conf. Oficio MEC\INEP\GAB no 246\2010 apresentando os procedimentos e confirmando o início da coleta do censo para 18 de janeiro do mesmo ano. O fim se deu em 10 de maio. Visando melhor prepar os gestores\técnicos das IES, na primeira semana de fevereiro foi promovido seminário em brasília onde estiveram 496 representantes e técnicos de 351 IES, cuja finalidade foi a de exclarecer as dúvidas relativas ao preenchimento dos formulários.

8 Da consolidação dos dados Para uma melhor consistência dos dados informados pelas IES foi enviado relatório detalhados para que as fizessem no período de 7 a 29 de junho para que pudessem confirmar as informações.

9 Do Universo pesquisado\panorama Censo 2009 em números: IES – sendo 2069 privadas e 245 públicas. Em 2008 participaram IES Cursos (presencial e a distãncia) Matrículas Inscrições Ingressos Concluintes

10 Da classificação das IES e eixo temático A - tamanho das IES, B - maiores cursos de graduação C - expansão da modalidade de educação a distancia, D - expansão dos cursos tecnologicos Perfil da função docente na educação superior Perfil do aluno na educação superior Eixos temáticos do Censo: Instituições Cursos de graduação-presencial e a ditãncia (EaD) Perfil docente Perfil do aluno

11 Mapeando alguns resultados As Universidades continuam atendendo ao maior universo dos cursos superiores – 84,6%, observando que essas matrículas concentram-se em 117 (5,1%) da IES. Quanto aos cursos os registros apontam para sendo graduações e 295 sequenciasi de formaçao específica, tendo um crescimento de 13% em relação a 2008 Quanto a modalidade de ensino, enquanto a presencial ampliou em 12,5% em relação a 2008, a distancia aumentou em 30,4%, representando 14,1% do total das matrículas na graduçaõ. Verifica-se que 71% dos cursos presenciais são de bacharelado e a metade dos curos a distancia são de licenciatura. Observa-se que o curso de administração sendo predominante aos demais cursos de ensino superior presencial + EaD (18,5%) seguido por direito (10,9%) e pedagogia (9,6%) Porém, na modalidade a distãncia, o curso de pedagogia destaca-se com (34%), administração 27,3% e serviço social e orientação (8,1%) Destaca-se ainda a ampliação no número de matrículas por grau acadêmico (bacharelado, licenciatura e tecnológicos) este último teve maior aumento de 2008 para 2009 – 26,1%, sendo que a maioria desses cursos são ofertados pela Iniciativa Privada.

12 Perfil e função docente O censo registrou um total de docentes, sendo que estão em exercício e afastados para qualificação, cedidos para outros órgãos e outros Quanto a distribuição por grau de formação 36% - mestres 29% - especialistas 27% - doutores Quanto a distribuição de mestres e doutores por segmento, 75% estão nas IES públicas e 55% nas IES privadas

13 Perfil do aluno Como já observado, o conceito aluno ampliou a grau de acertabilidade das informações, admitindo melhor caracterizá-lo. São na maioria do gênero feminino com idade 21 anos para os vínculos de matrícula, cujo ingresso se dá normalmente aos 19 e conclusão aos 23 Também é possível a afirmativa de que os alunos que ingressam na modalidade de ensino presencial são mais jovens que aqueles optantes pela modalidade EaD

14 Meio de ingresso Em IES tiveram alunos que ingressaram por meio dos resultados obtidos no Enem, destas, 541 adotaram mais da metade de suas vagas dedicadas a esta forma de seleção. Merece ainda destaque o fato de que foram atendidos nos cursos de graduação presencial através do programa de reserva de vagas (étnico, procedente de ensino público, social\renda familiar, pessoa com deficiência e outros) sendo a maioria pelo segundo critério)

15 Inclusão Quanto aos alunos portadores de deficiência na educação superior somaram em 2009 a , representando 0,34% do total, dentre os quais, 30% são acometidos de baixa visão, 22% deficiência auditiva e 21% deficiência física.

16 Financiamento Os dados revelam que 30% dos alunos matriculados em IES privadas são atendidos com bolsas, entre eles, (82,5%) são de programas reenvolsáveis – FIES e (17,5%) de não reembolsáveis.


Carregar ppt "“ Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa” Anísio Teixeira Edevamilton de Lima Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google