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Melhoria de Processo do Software Brasileiro

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Apresentação em tema: "Melhoria de Processo do Software Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Alexandre Vasconcelos Alexandre Vasconcelos, 2007

2 Alexandre Vasconcelos, 2007
Roteiro Motivação Organização do Projeto Estrutura do Modelo Alexandre Vasconcelos, 2007

3 Motivação Níveis de maturidade CMMI 4 e 5 Custo NÃO é Crítico – 4 a 10 anos Empresas exportadoras e grande Níveis de maturidade CMMI 2 e 3 Custo É Crítico – 2 a 3 anos Empresas pequenas e médias Alexandre Vasconcelos, 2007

4 Alexandre Vasconcelos, 2007
Motivação “Melhoria de processos de software nas micro, pequenas e médias empresas, a um custo acessível, em diversos locais do país.” Alexandre Vasconcelos, 2007

5 Organização do Projeto
SOFTEX Coordenação Geral do Projeto (SOFTEX) Equipe Coordenadora do Projeto (Instituições-Âncora) Equipe Técnica do Modelo Fórum de Credenciamento e Controle Alexandre Vasconcelos, 2007

6 Organização do Projeto
SOFTEX Equipe Coordenadora do Projeto Sociedade SOFTEX Instituições de Ensino, Pesquisa e Centros Tecnológicos (COPPE, CenPRA, CESAR, ...) Sociedade de Economia Mista (CELEPAR) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (RIOSOFT, Agente SOFTEX Campinas) Equipe Técnica do Modelo (Ana Regina Rocha, Ana Cristina Rouiller, ...) Fórum de Credenciamento e Controle Representante da Sociedade SOFTEX Representante das Instituições de Ensino, Pesquisa e Centros Tecnológicos Representante do Governo Alexandre Vasconcelos, 2007

7 Realidade das Empresas Brasileiras
Estrutura do Modelo Visão de Processo Realidade das Empresas Brasileiras ISO/IEC 12207 SOFTEX Governo Universidades ISO/IEC 15504 CMMI Alexandre Vasconcelos, 2007

8 Estrutura do Modelo ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI
Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documento do Projeto Alexandre Vasconcelos, 2007

9 Alexandre Vasconcelos, 2007
Estrutura do Modelo ISO/IEC (Processos de Ciclo de Vida de Software) ISO/IEC (Framework para Avaliação (e Melhoria) de Processo) CMMI (Modelo para Melhoria de Processos de Software) Alexandre Vasconcelos, 2007

10 Estrutura do Modelo Visão de Processo
ISO/IEC Definição de Processos Propósitos e Resultados ISO/IEC Definição da Capacidade de Processos Requisitos de Avaliação CMMI Complementação de Processos Alexandre Vasconcelos, 2007

11 Alexandre Vasconcelos, 2007
Guia Geral Estrutura do MR-MPS Definições Níveis de Maturidade Níveis de Capacidade Processos Alexandre Vasconcelos, 2007

12 Estrutura do Modelo Guia Geral
Objetivo Descreve o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software (MR-MPS) e fornece uma visão geral sobre os demais guias que apóiam os processos de avaliação e de aquisição. Público alvo Instituições interessadas em aplicar o MR-MPS para melhoria de seus processos de software. Instituições implementadoras e avaliadoras segundo o MR-MPS. Referências Básicas -> ISO/IEC 12207:1995/Amd 2:2002 e ISO/IEC 15504 Complementar -> CMMI Alexandre Vasconcelos, 2007

13 Alexandre Vasconcelos, 2007
Estrutura do MR-MPS Níveis de Maturidade Processo Capacidade Propósito Atributo Resultado Resultado Alexandre Vasconcelos, 2007

14 Alexandre Vasconcelos, 2007
Definições Nível de Maturidade “Grau de melhoria de processo para um pré-determinado conjunto de processos no qual todos os objetivos dentro do conjunto são atendidos” Capacidade do Processo “Uma caracterização da habilidade do processo atingir os objetivos de negócio atuais ou futuros” Processo “Um conjunto de atividade inter-relacionadas que transforma entradas em saídas” Atributo de Processo “Uma característica mensurável da capacidade do processo aplicável a qualquer processo” Propósito do Processo “O principal objetivo da execução do processo e os prováveis resultados obtidos com a efetiva implementação do mesmo. Convém que a implementação do processo forneça benefícios tangíveis aos envolvidos” Resultado Esperado do Processo “Um resultado observável do sucesso do alcance do propósito do processo” Alexandre Vasconcelos, 2007

15 Alexandre Vasconcelos, 2007
Níveis de Maturidade Em Otimização Gerenciado Quantitativamente Definido Largamente Definido Parcialmente Definido Gerenciado Parcialmente Gerenciado Alexandre Vasconcelos, 2007

16 Alexandre Vasconcelos, 2007
Níveis de Capacidade Atributos de Processo AP 1.1 O processo é executado O processo atinge seu propósito AP 2.1 O processo é gerenciado O atributo de gerência de execução é uma medida da extensão na qual a execução do processo é gerenciada AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados Extensão na qual os produtos de trabalho produzidos pelo processo são gerenciados apropriadamente AP 3.1 O processo é definido Um processo-padrão é mantido para apoiar a implementação do processo definido AP 3.2 O processo está implementado O processo-padrão é efetivamente implementado como um processo definido para atingir seus resultados Alexandre Vasconcelos, 2007

17 Alexandre Vasconcelos, 2007
Processos Alexandre Vasconcelos, 2007

18 Guia de Aquisição Processo de Aquisição
Alexandre Vasconcelos, 2007

19 Estrutura do Modelo Guia de Aquisição
Objetivo Descrever um processo de aquisição de software. Público alvo Organizações públicas e privadas que necessitem adquirir software -> Guia Produtores de software que queiram estar preparados para este processo de aquisição -> Orientação Referências Básica -> ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:2002 Complementar -> IEEE STD 1062:1998 Alexandre Vasconcelos, 2007

20 Processos de Aquisição
Alexandre Vasconcelos, 2007

21 Guia de Avaliação Equipe Passos da Avaliação
Alexandre Vasconcelos, 2007

22 Estrutura do Modelo Guia de Avaliação
Objetivo Orientar a realização de avaliações, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504, em empresas e organizações que implementaram o MR-MPS. Público alvo Empresas e organizações que queiram ser avaliadas segundo o MA-MPS Instituições Avaliadoras do Modelo (IA-MPS) Instituições Implementadoras do Modelo (II-MPS) Referências Básica -> ISO/IEC Information Technology – Process Assessment Complementar -> SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement Alexandre Vasconcelos, 2007

23 Alexandre Vasconcelos, 2007
Equipe Equipe de Avaliação (mínimo de 3, dependendo do nível) 1 líder da avaliação 1 avaliador adjunto No mínimo, 1 técnico da empresa Validade de 2 anos Avaliação para outro nível Avaliação para manter nível Alexandre Vasconcelos, 2007

24 Passos da Avaliação Início Planejar e Preparar Avaliação
Plano de Avaliação Descrição dos Indicadores de Processo Conduzir Avaliação Resultado da Avaliação Relatar Resultados Relatório da Avaliação Registrar Resultados BD SOFTTEX Alexandre Vasconcelos, 2007 Fim

25 Alexandre Vasconcelos, 2007
Planejar a Avaliação Definir objetivos da avaliação Definir escopo da avaliação Definir patrocinador ($) Definir escopo organizacional da avaliação – unidade organizacional Definir cronograma da avaliação Selecionar projetos para a avaliação Pelo menos 2 projetos concluídos 2 projetos em andamento Definir participantes da avaliação Definir a equipe de avaliação Obter acordo sobre o plano (empresa <-> avaliador) Alexandre Vasconcelos, 2007

26 Alexandre Vasconcelos, 2007
Preparar a Avaliação Coleta de dados para a avaliação Preenchimento de planilha (resultado esperado/evidências) Alexandre Vasconcelos, 2007

27 Alexandre Vasconcelos, 2007
Execução da Avaliação Análise dos dados prévios coletados Entrevistas Verificação dos dados coletados Atribuição de Nível de Maturidade MR-MPS Alexandre Vasconcelos, 2007

28 Alexandre Vasconcelos, 2007
Verificação dos Dados Avaliação feita através de indicadores Diretos – produtos intermediários Indiretos – documentos que indicam que a atividade foi realizada Afirmação – resultantes de entrevistas Alexandre Vasconcelos, 2007

29 Alexandre Vasconcelos, 2007
Decisão Alexandre Vasconcelos, 2007

30 Relatar e Registrar Resultado
Geração de Relatório Final da Avaliação Informações sobre a empresa e a organização avaliada Objetivo da avaliação Projetos avaliados Participantes da avaliação (equipe de avaliação e entrevistados) Resultados por processo avaliado Nível de Maturidade da organização Acordo dos representantes da organização e equipe de avaliação sobre o conteúdo do Relatório Final Entrega do Relatório Final para o patrocinador da avaliação, que é responsável por manter o documento Envio do Relatório à Sociedade SOFTEX Registro no Banco de Dados SOFTEX Divulgação no site Alexandre Vasconcelos, 2007

31 Alexandre Vasconcelos, 2007
Modelo de Negócio Modelo de Negócio Alexandre Vasconcelos, 2007

32 Modelo de Negócio Projeto MPS.BR (SOFTEX) II-MPS & IA-MPS MNC MNE
Convênio II-MPS & IA-MPS Contrato Contrato Convênio, se pertinente MNC MNE II-MPS – Instituição Implementadora do Modelo MPS.BR IA-MPS – Instituição Avaliadora do Modelo MPS.BR MNE – Modelo de Negócio Específico para cada empresa (personalizado) MNC – Modelo de Negócio em Grupo de empresas (pacote) Alexandre Vasconcelos, 2007

33 Capacitação Curso de Introdução ao MPS.BR (C1: 4h)
Prova de Introdução ao MPS.BR (P1: 2h, s/consulta) Curso de Implementadores do MR.BR (C2: 16h, pre) Prova de Implementadores do MR.BR (P2: 4h, pre, c/consulta) Curso de Avaliadores do MA.BR (C3: 16h, pre) Prova de Avaliadores do MA.BR (P3: 4h, pre, c/consulta) Curso Guia de Aquisição do MPS.BR (C4: 16h) Prova Guia de Aquisição do MPS.BR (P4: 4h, c/consulta) Alexandre Vasconcelos, 2007

34 Capacitação Avaliadores
Curso e Prova de Introdução ao MPS.BR Experiência Profissional Formação Acadêmica Sólida Curso e Prova de Método de Avaliação MA-MPS Experiência em 2 avaliações como Adjunto (1G/F e uma acima E) Observação em 2 avaliações como Líder Alexandre Vasconcelos, 2007

35 Os 7 Diferenciais do MR-MPS
7 níveis de maturidade (possibilitam uma implantação mais gradual e adequada à micro, pequena e média empresa; além disto, as avaliações considerando mais níveis permitem uma maior visibilidade dos resultados de melhoria de processo, com prazos mais curtos) Compatibilidade com CMMI ISO/IEC 15504/12207 e CMMI (2 em 1) Criado para a realidade da empresa brasileira (foco na micro, pequena e média empresa de software) Custo acessível (em R$) Avaliação periódica das empresas (de 2 em 2 anos) Forte interação Universidade-Empresa (catalisador do desenvolvimento tecnológico e de negócios) Alexandre Vasconcelos, 2007

36 Alexandre Vasconcelos, 2007
Referências Site oficial do MPS.BR ( Guia Geral do Modelo MPS.BR Guia de Aquisição Guia de Avaliação Guia de Implementação Alexandre Vasconcelos, 2007


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