A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É PARADIGMA?.  O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922- 1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É PARADIGMA?.  O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922- 1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas”"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É PARADIGMA?

2  O norte-americano Thomas Samuel Kuhn ( ), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.”

3 Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento.Uma referência inicial que servirá de modelo a ser seguido. (mudança).

4  No âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de um funcionário, de acordo com uma determinada tarefa, que funciona como equiparação em relação a outro funcionário, que exerce a mesma função. De acordo com o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo.

5 HOJE EM DIA MUITO SE FALA EM IGUALDADE SOCIAL, MAS SERÁ QUE NA NOSSA ATUAL SOCIEDADE ISSO REALMENTE ACONTECE?  HOMEM E MULHER, GANHAM IGUAIS?  BRANCOS E NEGROS?  HOMOSEXUAIS CONSEGUEM EMPREGO FACILMENTE?  EX VICIADO OU EX PRESIDIARIO TÊM A MESMA OPORTUNIDADE NA DISPUTA DE UMA VAGA?  DIPLOMADOS COM NÍVEL SUPERIOR E NÃO DIPLOMADOS?  POLITICOS E SOCIEDADE ENTÃO... NÃO É BOM NEM COMENTAR A DIFERENÇA.  O VALOR NÃO ESTA MAIS NO TALENTO, NA HABILIDADE, NO DOM QUE VOCE POSSUI OU NA SUA COMPETENCIA, OU NO TANTO QUE VOCE PRODUZ. ESTA NO TITULO OU DIPLOMA (CANUDO) QUE VOCE TEM. O SER HUMANO PERDEU SEU VALOR.  OS MEDICOS CUBANOS DO PROGRAMA MAIS MEDICOS GANHAM IGUAIS OS MEDICOS BRASILEIROS?

6 AGRICULTURA- O homem deixa de ser nômade e começa o desenvolvimento da agricultura: começa plantar alimentos para o processo de fixação dos grupos humanos.nômadedesenvolvimentoagriculturagrupos humanos INDUSTRIA- A revolução industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas-ferramentas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e a substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.manufaturaartesanaismáquinas-ferramentasferroenergia da águaenergia a vaporbiocombustíveiscarvão Thomas Newcomen- foi um ferreiro e mecânico inglês. Em 1712 Newcomen instalou uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão, a primeira movida a vapor, patenteada em É considerado o pai da máquina a vapor. Posteriormente, em 1765, James Watt, mecânico escocês, aperfeiçoou o modelo de Newcomen. Este seu invento deflagrou a Revolução Industrial e serviu de base para a mecanização de toda a indústria. Em 1814 o inglês George Stephenson revolucionou os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.inglêsmáquina a vaporJames WattescocêsRevolução IndustrialGeorge Stephensonlocomotiva a vapor Com isso houve avanços nos meios de transportes e iniciou-se a Era dos Descobrimentos (ou das Grandes Navegações). Ocorreu entre o século XV e século XVII quando os europeus exploravam o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio. Para os agricultores e empregados domésticos o trabalho na indústria era uma oportunidade e com isso gerou as migrações do campo para a cidade.

7 ERA DA INFORMAÇÃO- (também conhecida como era digital) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.era industrialdécada de 1980século XXdécada de 1970microprocessadorrede de computadoresfibra ópticacomputador pessoal  A era da informação está sendo mais do que uma mudança social. Ela é uma mudança na condição humana.  Os soldados americanos que voltaram da I Guerra aspiravam apenas por um emprego seguro. Os soldados americanos que, após voltar da II Guerra Mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade.I GuerraII Guerra Mundialuniversidade  A vantagem hoje está na boa aplicação do conhecimento.  Alemanha e Japão têm ganhado a concorrência dos EUA, pois estão sabendo aplicar melhor o conhecimento nesses setores do que seus concorrentes. Vemos isso ocorrendo nos processos como o just in time e o toyotismo. Que tornam a produção mais eficaz reduzindo o custo da produção. Nestes processos há uma enorme troca de informações entre os trabalhadores e essa metodologia tem como premissa o aperfeiçoamento contínuo. Aprendizado contínuo que é característica da Era da Informação.

8 ERA DO CONHECIMENTO- No final da década de 1960, surgiu a Internet, criada pela ARPANET, com o intuito de interligar dados a outros computadores. Mas a Internet conhecida nos dias de hoje, só teve início no começo de 1990, através do Word Wide Web (Rede de Alcance Mundial) - as iniciais WWW que digitamos para acessar os sites - criado pela CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear). década de 1960InternetARPANETcomputadores1990Word Wide WebWWWCERNOrganização Europeia para a Investigação Nuclear A partir de 1990, a Internet explodiu, penetrando na sociedade, da mesma forma que a energia elétrica no passado.1990Interne A globalização da Internet é muito maior do que a que veio com as grandes navegações, que ampliaram o mercado. O trabalho feito nos parâmetros da revolução industrial tornou-se muito menos eficaz do que o mercado que a Internet propõe nos dias de hoje. O comércio online explodiu, trazendo uma nova forma de negociação entre os consumidores e as empresas, sem a necessidade de um vendedor para intermediar a compra. Também na medicina, na educação, nas artes e na economia, a Internet revolucionou e possibilitou uma melhoria com sua evolução rápida e avassaladora.globalizaçãograndes navegaçõesrevolução industrialcomércio onlineeducaçãoartes

9  Peter Drucker, renomado consultor de empresas e autor de dezenas de livros. É dele também o livro Administração em Tempos de Grandes Mudanças, que expõe claramente esse novo paradigma social. Neste momento, por volta de 1946, o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional. Peter DruckerAdministração em Tempos de Grandes Mudançasparadigma1946  Mais uma premissa de Marx que não se concretizou, ele dizia que o operário era "alienado,“ que o capitalismo sempre o dominará. Hoje, as ferramentas são os conhecimentos que cada trabalhador especializado possui. O conhecimento não possui mais uma escala de valores.Marxalienado  Na nossa época, quantidade de esforço não significa mais resultado. Mãos calejadas não são mais sinônimo de trabalho honesto. Será a capacidade criativa e pensante, que sempre nos diferenciou dos demais animais, que determinará o sucesso das pessoas na economia mundial.  Quais serão os novos da sociedade, para onde rumará nosso trabalho? Podemos afirmar com certeza é que serão diferentes, cada vez mais.  O poder está na mão das pessoas com conhecimento.


Carregar ppt "O QUE É PARADIGMA?.  O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922- 1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google