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DEBATE E PROPOSIÇÕES SOBRE A UAB E EaD NA UNB 28 de junho de 2012.

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Apresentação em tema: "DEBATE E PROPOSIÇÕES SOBRE A UAB E EaD NA UNB 28 de junho de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 DEBATE E PROPOSIÇÕES SOBRE A UAB E EaD NA UNB 28 de junho de 2012

2 Objetivos Debate da UAB na pauta da greve Que educação superior queremos? Quais são as condições necessárias para que esta educação superior aconteça? Especificidades da carreira docente na UAB. Especificidades da expansão do ensino superior na modalidade a distância. Políticas de educação a distância e movimento sindical

3 Objetivos desta reunião Fazer uma discussão a partir do levantamento dos pontos de pauta da UAB Aprofundar o debate e levantar novos pontos Criar estratégias para mobilizar o maior número de professores, tutores e alunos no debate

4 O sentido da pauta da UAB “Achei muito pertinentes os tópicos levantados para discussão a respeito dos caminhos para UAB/UNB. Vou encaminhá-los agora mesmo para os alunos do polo de Goiás Velho.” Lucianna Magri de Melo MunhozLucianna Magri de Melo Munhoz Os tópicos citados, são de grande importância para serem discutidos. Acredito que teremos ótimos resultados. Pois a união faz a força. Marialice Modesto de Sousa Marialice Modesto de Sousa

5 Fórum da Greve: levantamento Acessos: 6.756 acessos ao Fórum da Greve em 30 dias 1.592 acessos de 295 alunos 931 acessos dos 64 tutores a distância 659 acessos de 34 professores 203 acessos dos tutores e coordenadores do Polo

6 Comentários, sugestões, apoio à greve, dúvidas e notícias = 145 postagens

7 Educação a Distância na Lógica do Trabalho e do Capital: o Programa UAB “1-carreira do tutor, faz se urgente e necessário uma discussão mais profunda acerca dos processos que a norteiam,pois somos uma categoria essencial nesta modalidade de ensino, mas assumimos o papel de meros coadjuvantes,ou seja muitas vezes o coadjuvante ( tutor) é responsável pela "fluidez de uma aula ", ele desencadeia as situações que o protagonista (aluno ) terá de vivenciar ou então as vivencia na companhia do mesmo.” Paulene Almeida Rodrigues

8 Sistema de remuneração: Bolsa Capes Coordenadores da Sede Coordenador de Polo Professor pesquisador Professor supervisor Tutor a distância Tutor presencial

9 Modelo de remuneração Precarização do trabalho docente Sem vínculo com a Universidade O tutor é um professor de segunda categoria? O tutor só atua no ensino? - Qual a nossa compreensão da remuneração fundada em bolsas e da divisão do trabalho educativo na UAB? - Quais proposições a fazer em relação ao programa UAB e, em especial, a UAB na UnB?

10 Institucionalização da ead Que entendemos por institucionalização? Que educação a distância queremos institucionalizar na universidade? Com que meios, com que estruturas, com quem e com que recursos, em que tempos? Como institucionalizar a ead na UnB? - valorização e institucionalização do trabalho docente na modalidade a distância.

11 Valorização do trabalho docente Como se dá sua vinculação dos professores ao programa e qual o compromisso departamental com o curso de graduação na modalidade a distância? Qual seu envolvimento em outras ações de EaD na universidade? Que estratégias podem ser buscadas junto ao CEPE e à Câmara de Carreira Docente para uma efetiva valorização do trabalho docente nas ações de educação a distância? (Resolução n. 92/2009 CEPE e Resoluções 1 e 2/2011 CCD)

12 Condições para a oferta dos cursos de graduação Quais são as condições de trabalho dos professores e tutores na uab? O que é necessário melhorar? - Pessoal, -Tecnologia envolvida, -Papel das prefeituras e governos estaduais, -Logística, -Transportes, -Situação dos Polos (estrutura, biblioteca, laboratório e acesso) -Assistência Estudantil

13 Financiamento - Vamos continuar nos sujeitando às imposições de financiamento da CAPES ou vamos nos colocar como parceiros na definição do que queremos e precisamos como critérios de realização de um projeto de qualidade? (relação tutor-aluno, bolsas, repasse de recursos...) - Como contemplar os custos com a educação a distância nos instrumentos e mecanismos de financiamento da universidade? (matriz orçamentária, PDI...)

14 Pesquisa e extensão Condições para viabilizar a pesquisa e a extensão nos Polos. Editais específicos para ead? Especificidades para oferta de extensão e pesquisa?

15 Representação docente e estudantil na Universidade Que mecanismos e estratégias poderiam facilitar a discussão da EaD na universidade? Em que âmbitos deveria ocorrer? Como promover a representação de estudantes e professores da EaD nos colegiados das unidades e nos conselhos superiores da universidade?

16 O debate da ead no campo sindical Críticas às políticas propostas pela Reforma Potenciais da modalidade e contribuições à prática docente no presencial Aproximação dos debates, avaliações, críticas e discussão das políticas públicas de ead


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