A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem."— Transcrição da apresentação:

1

2  O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que se adaptem a essas condições.  A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

3 SISTEMA NERVOSO cérebro CENTRAL cerebelo Encéfalo bulbo medula espinhal SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICOnervos - neurônios

4

5

6  Cérebro – centro da inteligência, do raciocínio, da memória, da consciência, do sono, fome, sede, alegrias e tristezas. Recebe as informações sensitivas.  Bulbo – comanda o diafragma, o ritmo do coração e certos atos reflexos como tossir, piscar, vômito, deglutição e mastigação. São todos atos involuntários.

7  Cerebelo – controla os movimentos musculares e o equilíbrio do corpo. Coordena os movimentos tornando-os mais precisos.  Medula espinhal – responsável pela condução dos estímulos até o encéfalo e para o resto do corpo e pelos atos reflexos.

8

9  Encéfalo  Medula espinhal Crânio, couro cabeludo Meninges Músculos Vértebras Meninges Líquido cefalorraquidiano

10

11

12  Um nervo é uma estrutura de forma semelhante a um cabo, constituído de axônios e dendritos.  Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico. Nervos sensitivos conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central enquanto nervos motores conduzem sinais estimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.

13  Neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendritos e axônio.

14

15

16  As fibras nervosas localizadas no interior e fora do cérebro são envoltas por uma membrana isolante denominada bainha de mielina. De forma muito semelhante ao isolamento de um fio elétrico, a bainha de mielina permite que impulsos elétricos sejam conduzidos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão. Quando a mielina é lesada, os nervos não conduzem os impulsos nervosos de modo adequado. Ao nascimento, muitos dos nervos dos recém-nascidos não possuem bainhas de mielina maduras e, por essa razão, seus movimentos são grosseiros, espasmódicos e incoordenados. Os venenos ou drogas, como as bebidas alcoólicas consumidas excessivamente, também podem lesar ou destruir a bainha de mielina.

17

18  Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.  As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois as estruturas estão próximas, mas há um espaço entre elas (fenda sináptica). Dos axônios são libertadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

19

20

21  Talvez você já tenha ouvido o termo " matéria cinzenta" para o cérebro. Em uma secção transversal feita no cérebro, é fácil ver as áreas cinzentas e brancas. O córtex e outras células nervosas são cinzentos, e as regiões entre eles, brancas.  A coloração acinzentada é produzida pela agregação de milhares de corpos celulares, enquanto que branco é a cor da mielina. A cor branca revela a presença de feixes de axônios passando pelo cérebro, mais que em outras áreas nas quais as conexões estão sendo feitas.

22


Carregar ppt " O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google