A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O bibliotecário e as relações em rede na Sociedade da Informação Apoio CRB-7 e SINDIB-RJ 2004 Regina Celia Baptista Belluzzo Regina Celia Baptista Belluzzo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O bibliotecário e as relações em rede na Sociedade da Informação Apoio CRB-7 e SINDIB-RJ 2004 Regina Celia Baptista Belluzzo Regina Celia Baptista Belluzzo."— Transcrição da apresentação:

1 O bibliotecário e as relações em rede na Sociedade da Informação Apoio CRB-7 e SINDIB-RJ 2004 Regina Celia Baptista Belluzzo Regina Celia Baptista Belluzzo

2 Agenda  Informação & Sociedade : cenários  Paradigmas e novas estruturas sociais  Relações em rede  Tempo, espaço e processos transacionais: desafios do bibliotecário  Sociabilidade e politicidade: respostas aos desafios  Networking ou Rede Humana de Relacionamentos

3  Desde a Antiguidade que a Informação vem se apresentando em diferentes formatos e meios de armazenamento...  Qual a diferença neste novo século? Pessoas e organizações a consideram como um bem de valor. O desenvolvimento social pressupõe acesso à informação e capacidade de organizá-la, adequando-a ao uso com agilidade e rapidez. A competitividade crescente e a aceleração do desenvolvimento tecnológico, fazem com que o detentor de informações certas, acessadas na hora certa, mantenha vantagem em mercado de negócios. Informação & Sociedade...

4  Toda Evolução é resultado de uma Revolução.  Qualquer mudança social tem dupla visão: nova oportunidade ou grande risco, dependendo do conhecimento e da atitude de quem a vê.

5 Paradigmas e novas estruturas sociais Analógico Transistores Tratamento de dados Máquinas de calcular Softwares “fechados” Processos isolados Multimídia Informação sem valor agregado Ciclo de produtos estável Digital ou numérico Microprocessadores Gestão da Informação e do Conhecimento Máquinas de comunicar Softwares “abertos” Processos integrados Convergência de Mídia Informação com valor agregado Evolução rápida de produtos TRADICIONAL ATUAL

6 Paradigmas e novas estruturas sociais Trabalho individual e em grupo Custo/Investimentos Mercados baseados na oferta Mercados locais e nacionais Mercados de massa Criação – Produção – Difusão Culturas locais e nacionais Estruturas hierárquicas Trabalho em equipe e em rede Valor/Efetividade Mercados baseados na demanda Mercados globais Mercados segmentados Criação – Difusão – Produção Multiculturalidade Estruturas em rede TRADICIONALATUAL

7 Paradigmas e novas estruturas sociais As novas estruturas proporcionam a formação de comunidades integradas e que interagem mediante laços interpessoais, proporcionando: sociabilidade, apoio, informação e identidade individual e coletiva. redes humanas. Essas comunidades, que antes baseavam-se no compartilhamento de valores e na organização social, atualmente são criadas pelas escolhas e estratégias de atores sociais, sejam indivíduos ou grupos sociais – constituindo-se em redes humanas.

8 Relações em rede... SSão formas de descentralização das pessoas ou grupos com a adoção de estruturas apoiadas em ações de cooperação e competição, coordenadas em torno de objetivos e metas comuns. CCompreendem situações variáveis envolvendo: t tt tempo, espaço e processos transacionais.

9 Tempo, espaço e processos transacionais: desafios para o bibliotecário  Tempo “ real”  Tempo “ real” ou imediatismo e à medida da necessidade.  Espaço multicultural, multidiverso e“sem paredes”  Espaço multicultural, multidiverso e “sem paredes”, onde o físico e o virtual se influenciam, lançando as bases para novas formas de socialização, novos estilos de vida e novas formas de organização social.

10 Processos transacionais  Dependem da conscientização das pessoas sobre a realidade que as cerca, como ela se estrutura, como interagir ou reagir a essa realidade, assumindo suas ações e dos seus semelhantes com a autonomia responsável, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida. Eis os nossos desafios, enquanto pessoas, profissionais e cidadãos na Sociedade da Informação

11 Sociabilidade e Politicidade: respostas aos desafios  Sociabilidade  Sociabilidade = propensão do ser humano para viver junto com os outros e comunicar-se com eles, torná-los partícipes de suas próprias experiências e dos próprios desejos, compartilhando as mesmas emoções e os mesmos bens.  Politicidade  Politicidade = conjunto de relações que o indivíduo mantém com os outros, enquanto parte integrante de um grupo social ou de uma comunidade.

12 Sociabilidade e politicidade: respostas aos desafios  Os bibliotecários devem se integrar e interagir com essas novas formas de estruturas sociais, criando e pertencendo a várias redes de relacionamentos, criando o que se denomina “ portfólio de sociabilidade”, como recomenda Castells (2003, p. 110)  É importante que tenhamos uma nova leitura da realidade envolvendo novos mercados de trabalho e a sustentação de carreira profissional mediante: Adequação vocacional Competência profissional Idoneidade Saúde física e mental Networking (Rede de Relacionamentos)

13 Networking ou Rede Humana de Relacionamentos A mudança de cenário requer profissionais proativos e o desenvolvimento de novas posturas. A busca de novas soluções implica em resgatar a participação em comunidades e ações coletivas, cuja característica são pessoas com objetivos e interesses semelhantes, agregando recursos e iniciativas.

14 Networking ou Rede Humana de Relacionamentos São os relacionamentos humanos que podem nos proteger dos riscos e permitem a criação de oportunidades. Existe uma bilateralidade importante na rede de relacionamentos : captação e compartilhamento de repertórios. É importante ressaltar que o quanto se está disposto a colaborar com a rede, acaba determinando o que se poderá obter dela.

15 Networking ou Rede Humana de Relacionamentos Um conceito... Um conceito... “Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contratos e sugestões, onde a competência, habilidades e talentos são compartilhados e agregados” (Andréa Lébre)

16 Relacionamentos humanos...  Grupo primário  Grupo primário - formado pelas pessoas mais próximas,com as quais temos envolvimento emocional e disposição imediata de colaborar e compartilhar objetivos comuns ( família e amigos íntimos).  Grupo secundário  Grupo secundário - representado pelas relações mais formais e menos próximas (pessoas que atuam na mesma área profissional e conhecidos).  Grupo de referência  Grupo de referência - constituído e caracterizado pela oferta de parâmetros às nossas ações individuais, centrando-se no coletivo, uma vez que suas ações, valores e expectativas direcionam o nosso padrão de comportamento ( grupos e instituições consolidados em torno de um objetivo único - o bem comum).

17 Como sistematizar o networking... O raciocínio essencial é que toda pessoa desconhecida é potencialmente um novo relacionamento. Grupos e/ou instituições consolidados em torno de um objetivo comum são os espaços ideais para as conexões produtivas. O grande desafio é desenvolver a sócio-habilidade, criando facilidades para o estabelecimento de contatos. O importante é criar o que se denomina de capital social.

18 Redes humanas em conexão Rede pessoal de relacionamentos (conexões afetivas) Rede profissional (conexões na mesma área de atuação) Rede organizacional (conexões nas organizações de trabalho) Rede de oportunidades (conexões resultantes de iniciativa própria ou de grupos)

19 Redes humanas em conexão Rede de Divulgação Contatos/veículos de marketing Rede de Informação Contatos/conhecimento para tomada de decisão

20 Redes humanas em conexão Rede de Segurança Banco de talentos, recursos e oportunidades Contatos/equipes e parcerias Contatos/apoio e orientações

21 Redes humanas em conexão Rede de Oportunidades Contatos/postos avançados de escuta e mediadores de inovação e desenvolvimento

22 Bibliotecário : um networker... Tornem públicos seus objetivos e estabeleçam contatos com pessoas que tenham interesses em comum, complementando habilidades e competências. Incentivem e participem de grupos profissionais e comunidades. Sejam pessoas flexíveis, acreditem na diversidade de opiniões e tenham uma visão de longo prazo. Reconheçam o valor em cada participante das redes humanas, acreditando que ele sempre tem algo a compartilhar, ensinar e aprender.

23

24 Finalizando.... Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade. Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade. Chesterton Chesterton Muito Obrigada. Muito Obrigada.


Carregar ppt "O bibliotecário e as relações em rede na Sociedade da Informação Apoio CRB-7 e SINDIB-RJ 2004 Regina Celia Baptista Belluzzo Regina Celia Baptista Belluzzo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google