A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que fazer ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que fazer ?."— Transcrição da apresentação:

1 Por que fazer ?

2 Em geral, os portfólios têm sido descritos como uma coletânea das evidências que documentam o desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo (Waterman, 1991). O valor de um portfólio está caracterizado no seu desenvolvimento (Ryan e Kuhs, 1993), especialmente porque o processo envolve a auto-reflexão, induzindo a auto-avaliação e oferecendo a oportunidade de sedimentar e ampliar o processo de aprendizagem.

3 O portfólio no seu conjunto, apresenta uma amostra das atividades desenvolvidas em sala, das capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação recolhida e da capacidade de reflexão e autocrítica.

4 ‘A tarefa de fazer registros sobre o cotidiano escolar torna possível o distanciamento da ação e do que está escriturado, ajudando o educador a planejar, revisar e refletir diante da sua prática. Esta reflexão é um ponto importante para análise das competências profissionais, permitindo reajustes permanentes, contribuindo para a identificação de pontos positivos e negativos. Citando Miguel Zabala, "Sem olhar para trás, é impossível seguir em frente". É isto que os registros podem proporcionar.’ Pollyane Paiva

5 É considerado mais uma técnica de avaliar o progresso dos alunos através de um conjunto de procedimentos contínuos, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com os alunos sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação. 

6 Como organizar um Portfólio?
Definição: É um dossiê onde são colocados trabalhos organizados, devidamente planejados ao longo de um período de tempo.

7 O que deve conter? Construção:
Título (reflexivo do processo/trabalho); Mapa de percurso, com as competências e habilidades desenvolvidas; Orientação geral (visão da melhoria das atitudes e conhecimento); Todas as atividades dos alunos (datadas), fornecendo informações sobre os progressos e as diversas intervenções ; Informações das aprendizagens e experiências; Fonte/Referência do conteúdo abordado; Conclusão; Análise dos Resultados, caso opte por uma avaliação final: uma tabela apresentando o resultado de problemas certos, errados e em branco, com respectivas porcentagens.

8 Como organizar? Capa (1ª folha); Apresentação (2ª folha);
Sumário ou Índice (3ª folha): Sequência dos tópicos e suas respectivas páginas; Introdução (4ª folha):Objetivo do portfólio servindo de apresentação da orientação à seu leitor sobre o que encontrará no decorrer de todo o processo;

9 Internet: http://wwwpt.wikipedia.org/wiki/%C3. acesso em 7 de set.2013
5) Desenvolvimento: Fazer uma abordagem sobre os diversos temas desenvolvidos no decorrer do trabalho, por aluno; 6) Conclusão: O que você aprendeu? Quais suas descobertas, dificuldades, avaliação, o que teria que continuar sendo desenvolvido, o que deve ser melhorado? 7) Bibliografia. Ex.: livros: LINHARES,Gustavo, GIGRWANDSZNAJDER, Fernanda. Matemática: volume único. 1 ed. São Paulo: Ática, 2013. Internet: acesso em 7 de set.2013

10 O que vai ser avaliado? O cuidado na apresentação;
A identificação organizada/sequenciada por nome dos alunos (ex. plásticos ou pastas); A seleção e diversidade dos trabalhos, por aluno; A correção e adequação dos processos e produtos apresentados; A reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos; A evolução ao longo do trabalho; Os diagnósticos das dificuldades sentidas pelos alunos; As oportunidades de ajuda e crescimento mútuo. fonte:

11 Rimaceia Silva Boldrin – PCNP de Física
Valdemir Augusto Pinheiro – PCNP de Filosofia


Carregar ppt "Por que fazer ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google