A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla."— Transcrição da apresentação:

1 Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

2 Mesa 2 Depoimentos de Empregadores Sobre Ajudas Técnicas e Adaptações Utilizadas na Inserção da Pessoa com Deficiência Intelectual no Emprego

3 Da Colocação Seletiva ao Mercado de Trabalho: Uma parceria de sucesso Relato de Experiência da APAE Pedro Leopoldo por Isabel Cecilia Oliveira Magalhães

4 Marcos: 2006 – Primeira parceria para Colocação Seletiva; Nota Técnica nº 252/07 do Ministério do Trabalho e Emprego; 2010 – MECAN – Propõe a parceria com execução de atividade integrada à sua linha de produção; 2010 – Em dezembro – contratação dos primeiros funcionários.

5 2011 – Protocolo de Intenções; 2012 – Início da construção da sede da filial MECAN em Pedro Leopoldo; 2013 – Inauguração do Núcleo de Colocação Profissional e contratação de novos funcionários.

6 QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS? - Identificação da atividade laboral – visita à linha de montagem – borboletas. - Avaliação do potencial de produção individual – estabelecidas metas diárias diferenciadas.

7 QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS? - Confecção de adaptações individualizadas para os funcionários com comprometimento motor.

8 - Estágio não remunerado Anterior à contratação, para avaliação do perfil laboral de usuários com maior necessidade de apoio, inclusive de adaptação à rotina. - Treinamento da habilidade manual Relacionadas à execução da borboleta. - Apoio para mediação dos eventuais conflitos Comportamentais, interpessoais, profissionais. - Avaliação da postura e condutas Correções regulares/ ergonomia.

9 Capacitação profissional – Palestras sobre temas gerais que impactam no trabalho: direitos e deveres dos trabalhadores, higiene pessoal e do ambiente de trabalho, administração financeira, importância e cuidados com a medicação, relações de trabalho, benefícios, hierarquia, etc.

10 - Ginástica laboral – treinamento e execução diária sob supervisão da fisioterapeuta. - Abordagem e mediação junto às famílias, sempre que necessário.

11 RESULTADOS -Aumento do número de usuários com deficiência intelectual e múltipla colocados; - Colocação de pessoas com quadros graves: dois com autismo, um com ostomia, várias síndromes e quadros motores e neurológicos; - Concretização das habilidades aprendidas na formação profissional. - Satisfação dos funcionários e das famílias. - Melhora na qualidade das condições de trabalho. - Melhora na organização e dinâmica profissional.

12 O QUE FAZER PARA AVANÇAR COM A PARCERIA? - Proporcionar novas frentes de trabalho. - Estimular a Motivação, em especial durante o período de ócio; - Propiciar adequação do novo formato de trabalho: - Mudança de paradigma: Saída do ambiente “Escola” para “Empresa” envolvendo junto a estes as famílias e os próprios funcionários.

13 - Melhorar a administração da rotina: Disseminação de informações, férias, calendário, relação com a empresa, hierarquia. - Assistencialismo X Profissionalismo: Legislação trabalhista / Regras da empresa. - Reconhecimento da autonomia para uso dos benefícios, em especial nas questões de saúde.

14 - Maior aproximação Empresa/ Família – ter a MECAN como referência. - Maior aproximação Empresa/ Funcionários aplicação dos programas – CIPAT, segurança, comemorações, outros.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS A concretização do direito ao trabalho pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla exige das instituições, famílias e empresas uma articulação que busque nas ajudas técnicas e de acessibilidade para construção de ambientes favoráveis à permanência desses funcionários em seus postos de trabalho.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS Esse avanço nos leva a considerar que a parceria entre a Mecan, APAE, funcionários e família tem sido uma “PARCERIA DE SUCESSO” e que pode ser replicada em prol da inclusão social dos usuários.

17 PARCERIA DE SUCESSO!!

18 OBRIGADA!


Carregar ppt "Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google