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LIDERANÇA FIORELLI, José Osmir-psicologia para Administradores Cap.7.

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1 LIDERANÇA FIORELLI, José Osmir-psicologia para Administradores Cap.7

2 Conceito de Liderança “É a capacidade que alguns algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente” Não se confunde “Gerência”, “Chefia” com liderança PODER ( Herança familiar) X LIDERANÇA( atributos da pessoa)

3 Tipos de Influência Poder:______________________________ ___________________________________ ___________________________________

4 Tipos de Influência Autoridade:

5 Instalação da Liderança Existe forte comprometimento emocional no exercício da liderança São pessoas significativas para os liderados

6 Atributos dos Líderes Visão/ exemplo/ capazes de discriminar detalhes/ perseverança nos momentos difíceis/ analisa com a equipe as causas doo resultados negativos/ reforça a persistência para atingir metas/ compromisso com as causas

7 Características Cognitivo- Comportamentais Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança

8 Comportamentos do Líder Expansividade / inteligência/ estabilidade emocional/ entusiasmo/ ousadia/ sensibilidade/ confiança/ imaginação/ espírito crítico/ senso de justiça/ disciplina

9 Habilidades Habilidade para Observar: Habilidade para Observar: >mensagens não verbais contidas nos comportamentos/ identificar comportamentos e características comportamentais das pessoas Paciente/ busca de detalhes/ discrição/ persegue a neutralidade

10 Habilidade para Escutar : > Identificar “mecanismos de defesa que dificultam a escuta: >”tática de falar” p/ controlar a conversa >Falar tem efeito terapêutico >a função terapêutica da fala não significa soluções >Quando fala, ordena-se as idéias(reflexão)

11 >Estruturar os conteúdos das mensagens: O QUE/ POR QUE/ COMO FALA/ ONDE ESCOLHE PARA FALAR/ QUEM FALA/ QUANDO O FATO OCORRE > Atentar p/: os elementos da expressão corporal / o que se repete na fala/ intensidade com que se fala

12 Habilidade para falar A boa fala contem algo de reflexão- como forma de demonstrar compreensão Mecanismos de defesa: deslocamento para outro assunto/ identificação com o oque se fala/ distração/ fantasia/ negação da realidade/ racionalização

13 Envolvimento(Compartilhar) Opinar sobre o trabalho/ usar o jargão técnico dos liderados/ compartilhar programas de desenvolvimento/ avaliar os resultados das atividades/ visitar sem programação os locais de trabalho/trocar e- mails/ vestir-se de maneira apropriada à intenção

14 Compreensão( Não significa concordância) Coerência( fala e ação) Dar e receber Feedback Mecanismos de defesa ao receberem feedback: isolamento/ negação da realidade/ racionalização/ deslocamento/ distração

15 Expressão Corporal: > Compatibilidade entre a expressão verbal e a corporal > Silêncio excessivo > Fala desordenada ou exagerada

16 Habilidade para Orientar: > Identificar o que > Utilizar a forma adequada > Como Falar > Quando > Diagnosticar o motivo( p/ transformar-se) > Escolha do local

17 Erros Comportamentais Realizar atividades paralelas enquanto escuta Permitir interrupções de terceiros Escolher locais inadequados ao relacionamento interpessoal Interromper em momentos inadequados Atender em momento ou situação inadequada Preocupar-se mais em julgar do que em escutar

18 Síndrome de Alice Alice pergunta::”Poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?” O Gato responde: “Isso depende bastante de onde você quer chegar”. Alice diz: “O lugar não importa muito…” O gato conclui: Então não importa qual caminho você vai tomar”.

19 Quadro Comparativo Cultura Hierarquizada Planejamento Comando e Controle Monitoramento Responsabilidade Individual Gerentes Funcionários Façam como lhe mandam Conformidade Cultura do Empoderamento Visão Formação de Parceria para o desempenho Automonitoramento Responsailidade da Equipe Líderes de Equipe/treinandores Membros de Equipe Seja dono de seu cargo Discernimento Fonte: Blannchard-2007

20 Pipeline da Liderança

21 Processo Autoliderança Liderança do Outro Liderança de Equipe Liderança Organizacional

22 Charan:Liderança

23 Pense sobre ser lider de si mesmo Habilidades Técnicas: Domínio técnico ou específico ä área de atuação Profissional Desenvolvimento de relacionamentos visando a benefícios e resultados pessoais Utilização de ferramentas, processos e proedimentos da empresa

24 Líder de Outros Habilidades Técnicas Planejamento-projetos, orçamentos e força de trabalho Definição do cargo Seleção de Pessoal Delegação Monitoramento do desempenho

25 Líder de outros Habilidades Técnicas: Coaching e feedback Mensuração e Desempenho Comunicação e clima Organizacional Desenvolvimento de relacionamentos Aquisição de recursos

26 Lider de si mesmo Aplicações de tempo: Disciplina diária-chegada e saída Cumprir prazos pessoais para os projetos- normalmente no curto prazo,por meio da administração do próprio tempo

27 Lider dos outros Aplicações do Tempo: Planejmento annual de orçamentos e projetos Disponibilizar tempo para os subordinados- solicitado tanto por você quanto por eles Definir prioridades para a aunidade e a equipe Tempo de comunicação com ouutras unidades, clientes

28 Lider de si mesmo Valores Profissionais Obter resultados por meio do domínio profissional Trabalho de alta qualidade-técnico ou específico da área de atuação Aceitação dos valores da empresa

29 Lider de outros Valores Profissionais: Obter resultados por meio dos outros Sucesso dos subordinados diretos Sucesso da unidade Ver-se como gestor Integridade visível


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