A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 outubro 2014 1. Programa 1. Programa & introdução 2. Estilos de liderança 3. Supervisão, o que é isso? 4. Como se aprende? 5. Walk throughs:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 outubro 2014 1. Programa 1. Programa & introdução 2. Estilos de liderança 3. Supervisão, o que é isso? 4. Como se aprende? 5. Walk throughs:"— Transcrição da apresentação:

1 1 outubro 2014

2 1. Programa 1. Programa & introdução 2. Estilos de liderança 3. Supervisão, o que é isso? 4. Como se aprende? 5. Walk throughs: – o que observamos? – sobre o que falamos? 6. Um exemplo… 7. Análise 8. Avaliação e feedback

3 Introdução É, hoje, missão da CPL,IP a promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens, sobretudo dos que se encontram em perigo ou em risco de exclusão, de forma a assegurar o seu desenvolvimento integral, através do acolhimento, educação, formação e inserção social e profissional (…) Por isso, deve ser valorizada a construção da sua identidade pessoal, assente nos valores da iniciativa, da criatividade, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito pelo outro e da aceitação da diferença, numa sociedade multicultural.

4

5 Somos criativos? 3 perguntas que …. não quero que me façam sobre a criatividade. PARES

6 2. Estilos pessoais e interpessoais Psi Norma Protecionismo Rebeldia Vítima Razoável Tarefa Satisfação

7 2. Estilos pessoais e interpessoais Comunicação: ± Escrita ± Oral Trabalho: ± Individual ± Grupo Avaliação: ± Formativa ± Sumativa Atividade: ± Gerador de projetos ± Contributivo Abertura: ± ao pequeno ± grande grupo ± comu Negociador, delego, consulto, etc.

8 3. Supervisão, o que é isso? Como construímos o nosso conhecimento profissional? Como regulamos a nossa ação? Como aprendemos e melhoramos?

9 Alarcão e Roldão, 2010 p. 26

10 Envolve – Observação de si e dos outros – Reflexão – Feedback – organizadores mentais (mapas conceptuais)

11 Alarcão e Roldão, 2010 p. 53

12 Através – Feedback – Questionamento – Apoio/encorajamento – Sugestões/recomendações – Sínteses/balanços – Esclarecimentos conceptuais (estratégias)

13 Alarcão e Roldão, 2010 p. 53

14 4. Como se aprende?

15

16

17

18

19

20 5. Walk throughs + 3min Um dispositivo de supervisão já construído Um mecanismo que ajude permita a convergência dos objetivos e estratégias

21 Questões Antes da visita – Definir procedimentos: protocolo – Comunicar procedimentos e protocolo A visita – Duração – Grelha de observação – Instrumento de registo Após a visita – Feedback Análise de dados

22 TRABALHO DE GRUPO 1. Antes da visita 2. A visita 3. Após a visita 4. Análise de dados

23 6. Um expemplo Ken Robinson Changing Education Paradigm

24 7. Análise Dilemas para a mudanças de paradigma

25 8. Avaliação e feedback Educar pelo exemplo Fazer como São Tomás?! Ou…. Faz o que ele diz…. faz o que ele faz Com recurso à criatividade…. 5 a 10 minutos para fazer um balanço da sessão por escrito.


Carregar ppt "1 outubro 2014 1. Programa 1. Programa & introdução 2. Estilos de liderança 3. Supervisão, o que é isso? 4. Como se aprende? 5. Walk throughs:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google