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PublicouMariane Broas Alterado mais de 9 anos atrás
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1 outubro 2014 sr@aep.pt
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1. Programa 1. Programa & introdução 2. Estilos de liderança 3. Supervisão, o que é isso? 4. Como se aprende? 5. Walk throughs: – o que observamos? – sobre o que falamos? 6. Um exemplo… 7. Análise 8. Avaliação e feedback
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Introdução É, hoje, missão da CPL,IP a promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens, sobretudo dos que se encontram em perigo ou em risco de exclusão, de forma a assegurar o seu desenvolvimento integral, através do acolhimento, educação, formação e inserção social e profissional (…) Por isso, deve ser valorizada a construção da sua identidade pessoal, assente nos valores da iniciativa, da criatividade, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito pelo outro e da aceitação da diferença, numa sociedade multicultural.
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Somos criativos? 3 perguntas que …. não quero que me façam sobre a criatividade. PARES
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2. Estilos pessoais e interpessoais Psi Norma Protecionismo Rebeldia Vítima Razoável Tarefa Satisfação
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2. Estilos pessoais e interpessoais Comunicação: ± Escrita ± Oral Trabalho: ± Individual ± Grupo Avaliação: ± Formativa ± Sumativa Atividade: ± Gerador de projetos ± Contributivo Abertura: ± ao pequeno ± grande grupo ± comu Negociador, delego, consulto, etc.
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3. Supervisão, o que é isso? Como construímos o nosso conhecimento profissional? Como regulamos a nossa ação? Como aprendemos e melhoramos?
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Alarcão e Roldão, 2010 p. 26
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Envolve – Observação de si e dos outros – Reflexão – Feedback – organizadores mentais (mapas conceptuais)
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Alarcão e Roldão, 2010 p. 53
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Através – Feedback – Questionamento – Apoio/encorajamento – Sugestões/recomendações – Sínteses/balanços – Esclarecimentos conceptuais (estratégias)
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Alarcão e Roldão, 2010 p. 53
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4. Como se aprende?
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5. Walk throughs + 3min Um dispositivo de supervisão já construído Um mecanismo que ajude permita a convergência dos objetivos e estratégias
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Questões Antes da visita – Definir procedimentos: protocolo – Comunicar procedimentos e protocolo A visita – Duração – Grelha de observação – Instrumento de registo Após a visita – Feedback Análise de dados
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TRABALHO DE GRUPO 1. Antes da visita 2. A visita 3. Após a visita 4. Análise de dados
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6. Um expemplo Ken Robinson Changing Education Paradigm
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7. Análise Dilemas para a mudanças de paradigma
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8. Avaliação e feedback Educar pelo exemplo Fazer como São Tomás?! Ou…. Faz o que ele diz…. faz o que ele faz Com recurso à criatividade…. 5 a 10 minutos para fazer um balanço da sessão por escrito.
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