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Recursos Ergogênicos. Ergon (trabalho) + Gennan (produzir) São classificados em 5 categorias: a) Nutricional b) Farmacológica c) Fisiológica d) Psicológica.

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1 Recursos Ergogênicos

2 Ergon (trabalho) + Gennan (produzir) São classificados em 5 categorias: a) Nutricional b) Farmacológica c) Fisiológica d) Psicológica e) Mecânica ou biomecânica

3 Creatina

4 Definição:  é uma amina, normalmente encontrada em alimentos de origem animal, sintetisada no fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina Principais Fontes: Bacalhau Arenque Linguado Salmão Carne de boi Carne de porco Leite Fonte: BALSON et al. Sports Med, 1994 Consumo alimentar, necessidades diárias e excreção:  Quem ingere alimentos de origem animal consome, normalmente, 1 grama de Cr/dia.  Os requerimentos normais de Cr se aproximam de 2 gramas/dia, sendo esta quantidade suprida através da síntese endógena ou através de fontes exógenas.  Aproximadamente 2 gramas de Creatina são excretados por dia na urina na forma de Creatinina

5 Distribuição corporal:  um homem de 70 kg armazena em média 120 gramas de Cr ê95% do conteúdo total se encontra armazenado no músculo esquelético, estando 2/3 na forma fosforilada (PCr) e 1/3 na forma livre (Cr livre)  5% ficam distribuídos no músculo cardíaco, testículos, retina e cérebro êo conteúdo normal de Cr no músculo é de 125 mmol/Kg de matéria seca e o limite máximo de armazenamento é de mmol/Kg.  maiores concentrações de Cr se encontram nas fibras tipo IIb. Doses recomendadas:  carga (durante 5-7 dias):  20-30g/dia divididas em 4-6 tomadas de 5g  0,3g/Kg de MCT/dia  manutenção:  2-5g/dia  0,03g/Kg de MCT/dia (HULTMAN et al., J Appl Physiol, 1996) Especula-se que os estoques se mantenham aumentados, pelo menos, durante 1 mês após a parada do período de carga (MAGANARIS & MAUGHAN, Acta Physiol Scan, 1998)

6 Influência do carboidrato: êEstudos demonstram que combinando Cr com carboidratos simples, como a glicose, pode haver um maior aumento no armazenamento de Cr no músculo em até 60% quando comparado ao uso de Cr apenas (GREEN et al., Am J Physiol, 1996)  As concentrações de Cr se aproximam dos limites máximos POR ISSO A INDÚSTRIA DE SUPLEMENTOS COSTUMA ASSOCIAR PARA CADA 5 GRAMAS DE CR DE 35 A 90 GRAMAS DE CARBOIDRATO Prováveis efeitos da suplementação:  aumento da força  aumento da “explosão” (capacidade de produção de trabalho)  melhora a performance do sprint êdiminui o tempo de recuperação entre esforços repetitivos de alta intensidade e curta duração (predominância do Sistema Energético ATP-CP)  ganho de peso - devido à retenção hídrica ou à hipertrofia muscular? êhipertrofia da massa muscular - devido a maior síntese de proteína miofibrilar ou em conseqüência do aumento da força?

7 Retenção hídrica: mito ou fato? êA Cr é uma substância osmoticamente ativa. Com isso, o aumento intracelular de Cr pode induzir o fluxo de água para o interior das células (MUJIKA et al., Med Sci Sports Exerc, 2000) êHULTMAN e colaboradores (1996) demonstraram que a suplementação com Cr reduziu o volume urinária em, aproximadamente, 0,6 litros durante os dias iniciais de suplementação  Durante o período de carga os indivíduos costumam apresentar um ganho de 0,5 a 1 kg. êCada grama de Cr leva a uma retenção de, aproximadamente, 15 mL ou g de água Aplicabilidade: atletas cujas modalidades esportivas requeiram esforços repetidos de alta intensidade e curta duração (ex.: futebol, basquetebol, voleibol, tênis, musculação) Apresentação:  pó (pura ou com carboidrato)  comprimido (pura)  líquida (com carboidrato)  jujuba Efeitos Adversos: aparentemente a suplementação de Cr não leva a efeitos colaterais, mas existem algumas especulações:  distensões musculares  caimbras  diminuição da produção endógena  possível sobrecarga renal ê para alguns, o aumento do volume muscular (ganho de peso) pode representar um efeito indesejado ê diarréia

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10 ARGININA, LISINA, ORNITINA E GLUTAMINA Arginina e ornitina são aminoácidos não-essenciais e a lisina é um aminoácido essencial Mecanismo de ação proposto:  aumentos da secreção de GH e insulina (hormônios anabólicos) OBS: OBS: Efeitos só foram verificados após a suplementação de doses acima de 10g Efeitos Adversos:  suplementação de até 6g/dia- não foram observados efeitos colaterais quantidades acima desta - transtornos grastrointestinais (diarréia) GLUTAMINA – sem efeitos

11 COENZIMA Q 10 Definição: A Coenzima Q 10 (CoQ 10 ), pertence a uma família de substâncias chamadas ubiquinonas, é um lipídio encontrado na mitocôndria de todos os tecidos, principalmente do cardíaco, que representa um importante componente do sistema de transporte de elétrons que gera ATP através da via oxidativa. CoQ 10 é um importante anti-oxidante Principais Fontes Alimentares: soja e óleos vegetais. Efeitos Ergogênicos propostos: Uma vez que a suplementação com CoQ 10 melhorou o funcionamento cardíaco, o VO2 máx., e a performance de pacientes cardíacos, especulou-se que ela poderia ser uma efetivo Recurso Ergogênico para atletas de endurance (WILLIAMS, p. 177, 1998; RYAN p. 250, 1999). Nem todos os estudos demonstraram que a utilização de CoQ 10 melhorou a performance de atletas. Além disso, alguns estudos que mostraram efeitos positivos da suplementação com CQ 10 apresentam falhas metodológicas. (WILLIAMS, p. 177, 1998; RYAN, p. 250, 1999; DRISKELL, p. 123, 2000). Doses estudadas: 100 a 150mg/dia. Apresentação: comprimidos ou cápsulas. Pura ou em combinação com outras substâncias anti-oxidantes (ex. Vitamina E e Inosina). Efeitos Adversos: ainda não foram relatados efeitos colaterais.

12 TCM Definição: são Triglicerídeos que contêm de 6 a 12 átomos de carbono. A Fisiologia e a Bioquímica dos TCMs é bem diferente dos Triglicerídeos de Cadeia Longa (TCL). O TCM é rapidamente absorvido no intestino curto, intacto ou após hidrólise, e cai na circulação porta sendo direcionado ao fígado. Os TCLs são primeiramente hidrolisados no intestino curto a ácidos graxos de cadeia longa. Estes são re-esterificados nas mucosas celulares do intestino curto a TCLs, os quais serão, então, transportados na forma de Quilomicrons via sistema linfático até a circulação sistêmica. Principais Fontes Alimentares: coco e óleo de palma. Efeitos Ergogênicos propostos:  especula-se que os TCMs possam vir a poupar os estoques de carboidrato (RYAN, p. 259, 1999). Vários estudos não encontraram efeitos (PDR, p. 300, 2001). Apresentação: líquido Efeitos Adversos: não foram relatados


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