A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornal da Paraíba. O que é desnutrição? A Organização Mundial da Saúde define desnutrição energético-protéica como uma gama de condições patológicas que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornal da Paraíba. O que é desnutrição? A Organização Mundial da Saúde define desnutrição energético-protéica como uma gama de condições patológicas que."— Transcrição da apresentação:

1 Jornal da Paraíba

2 O que é desnutrição? A Organização Mundial da Saúde define desnutrição energético-protéica como uma gama de condições patológicas que aparece por deficiência de aporte, transporte ou utilização de nutrientes (principalmente de energias e proteínas) pelas células do organismo, ocorrendo com maior frequência em lactantes e pré-escolares. Pode ser avaliada em graus variados de deficiência proteico- calórica.(Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 1991)

3 Prevalência Ao avaliar o panorama histórico do Brasil quanto ao perfil nutricional verifica-se que a problemática da fome e suas consequências perduram durante muitas décadas em uma parcela significativa da população (Cascudo, 2004)

4 Aspectos Socioeconômicos Fatores socioeconômicos tem sido identificados como os principais determinantes da situação nutricional de um pais. Conclui-se que a renda é o fator isoladamente mais importante na determinação do estado nutricional. Citada esta variável, outros fatores também desempenham um papel relevante - tais como sistema de atendimento de saúde, nível educacional, programas de alimentação. (Campino, 2013)

5 Aspecto Fisiopatológico: Tipos de Desnutrição /

6 MARASMO É uma forma crônica de semi- inanição, na qual a criança tem uma redução na velocidade de crescimento. Em fases mais avançadas é caracterizada por debilidade muscular e ausência de gordura subcutânea. Frequentemente, este tipo de desnutrição é consequência de amamentação inadequada e utilização de fórmulas diluídas, ocorrendo em crianças de todas as idades. (Brasil, 2014)

7 KWARSHIORKOR Aparece no período posterior à amamentação, durante o desmame, e na fase de 1 a 4 anos. Esta associada à baixa ingestão de proteínas, o que leva à hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no organismo), edema e aumento da gordura hepática. A gordura subcutânea usualmente é preservada, porém há uma debilidade muscular, frequentemente ocultada pelo edema. (Brasil, 2014) wissenschaft85.blogspot.com

8 KWARSHIORKOR-MARÁSMICO É a combinação dos sintomas dos dois estágios de carência acima, porém neste caso a perda de gordura subcutânea é evidente no inicio do tratamento da Kwarshiorkor, quando ocorre a redução de edema. Está associado à grande oferta de carboidratos e ao baixo consumo de proteínas, sempre de baixa qualidade nutricional. (Brasil, 2014)

9 Nutrientes Essenciais Ferro Proteínas Iodo Vitamina A Ácido Fólico Vitamina D Vitamina C spa-med.blogspot.com

10 Prevenção e Tratamento O tratamento dietético específico para a desnutrição depende da gravidade da doença e de outros sintomas de deficiência que podem estar presentes. Considerando que a deficiência protéico-calórica ocorre principalmente na infância, uma maneira fácil e barata para a prevenção é o incentivo ao aleitamento materno. Ensinar a forma correta de desmame às mães, também constitui uma orientação essencial na prevenção da desnutrição. (Brasil, 2014)

11


Carregar ppt "Jornal da Paraíba. O que é desnutrição? A Organização Mundial da Saúde define desnutrição energético-protéica como uma gama de condições patológicas que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google