A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Derivada Autores: Silvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende Karine Angélica de Deus Colaboradores: José Antônio Araújo Andrade Marielle Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Derivada Autores: Silvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende Karine Angélica de Deus Colaboradores: José Antônio Araújo Andrade Marielle Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Derivada Autores: Silvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende Karine Angélica de Deus Colaboradores: José Antônio Araújo Andrade Marielle Aparecida Silva

2

3 A velocidade média, por exemplo, é a taxa de variação do espaço em relação ao tempo. Ou seja, é o espaço percorrido em cada unidade de tempo. Taxa de variação é a comparação entre duas grandezas variáveis e dependentes.

4 t (s) s (m) A cada 1 segundo de movimento o espaço varia de 4 metros. Veja: A tabela a seguir representa o espaço percorrido, em metros (m), por um móvel a cada unidade de tempo em segundos (s).

5 ts(t)

6 t 00

7 t 00 14

8 t 00 14

9 t 00 14

10 t

11 t

12 t

13 t

14 ts(t)

15 ts(t)

16 ts(t)

17 ts(t)

18 ts(t)

19 ts(t)

20 ts(t)

21 ts(t)

22 ts(t)

23 ts(t)

24 ts(t)

25 ts(t)

26 4 é o coeficiente angular da reta

27

28

29 Imagine o movimento de um objeto solto a uma altura de 50 metros em queda livre. Com o auxílio da física, podemos descrever seu movimento através da função: t01233,2 s (t) 5045,130,45,90

30

31 Observe que nossa taxa de variação corresponde a inclinação da reta definida pelos pontos: Como, então os pontos serão:

32 Ponto em que a reta corta o eixo y Inclinação da reta. podemos determinar a reta que passa por eles: A partir dos pontos

33

34 Observe que nossa taxa de variação corresponde a inclinação da reta definida pelos pontos: Como, então os pontos serão:

35 A partir dos pontos Ponto em que a reta corta o eixo y Inclinação da reta. podemos determinar a reta que passa por eles:

36

37 Se aceitarmos, qual problema teríamos? Assim, podemos dizer que quando lidamos com um ponto na vizinhança do ponto 3, temos que a reta secante ao gráfico se aproxima da reta tangente ao ponto (3, S(3)). Reta secante Reta tangente Quando aproximamos o ponto variável ao ponto fixo, diminuímos nosso intervalo, fazendo-o se aproximar de zero.

38 Logo, quando se aproxima de zero temos uma boa aproximação da taxa de variação do espaço em relação ao tempo no ponto 3. Essas considerações podem ser sistematizadas através da noção de Limite.

39

40

41 Consideramos um ponto específico (3, S(3)), mas podemos generalizar nossas considerações para um ponto qualquer (t, S(t)).

42

43 Dessa forma, em t=3s temos que o valor da velocidade instantânea será:

44 Assim, temos uma equação que nos fornece a taxa de variação da função S de uma variável t, definida por para qualquer t real. Estamos diante da noção de DERIVADA de uma função real de uma variável.

45 A derivada é denotada por ou

46

47 Podemos utilizar outras notações para representar a derivada de uma função real de uma variável como por exemplo: ou e e

48

49 Uma função é derivável em um intervalo aberto se existe para qualquer valor de nesse intervalo. Uma função é derivável em um intervalo fechado se a função é diferenciável em um intervalo aberto e existe os limites: ou e

50 Exemplos : Verifique se as funções abaixo são diferenciáveis no intervalo : e Como a derivada não depende de x então ela existe para todo ou seja, é derivável em

51 se

52

53 Seja as funções abaixo, verifique se são deriváveis no ponto x=0: Exemplos:

54 Logo, f(x) é derivável em x=0.

55

56 Logo, g(x) não é derivável em x=0.

57

58

59 é uma função contínua, no entanto, não é derivável no ponto

60 não é contínua, porém é derivável para todo valor de do seu domínio.

61 é contínua e derivável em todo valor de x do seu domínio.

62 O lucro de um buffet é dado em função do valor cobrado por pessoa. A função que descreve essa situação é dada pela lei de formação: Dessa forma, encontre o valor ideal a ser cobrado para que o buffet tenha lucro máximo.

63

64

65 O valor ideal é R$ 17,50


Carregar ppt "Derivada Autores: Silvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende Karine Angélica de Deus Colaboradores: José Antônio Araújo Andrade Marielle Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google