A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NARRATIVAS Parte II TEMA Prof. Dr. Nílson José Machado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NARRATIVAS Parte II TEMA Prof. Dr. Nílson José Machado"— Transcrição da apresentação:

1 NARRATIVAS Parte II TEMA Prof. Dr. Nílson José Machado

2 Competências do Professor: quatro verbos fundamentais
- Mediar: conflitos de interesses (palavra, argumentação) Tecer: redes de significados (relações, conexões) Mapear: valores, projetos (prioridades, relevâncias ) Fabular: coerência, permanência (narrativas, valores)

3 Autoridade: competência do professor
mapeamento autoridade fabulação mediação tecedura tolerância

4 Conhecimento e informação: cenário
tecnologias (mínimas possibilidades) pessoas/projetos inteligência competências conhecimento teoria/compreensão informações veículos/comunicação dados bancos/acumulação tecnologias (máximas possibilidades)

5 Conhecimento e informação: cenário
(Devlin, tecnologias (mínimas possibilidades) inteligência QI ??? conhecimento Chunk, (Simon, 1978) informações Infons (Devlin, 1990) dados Bits (Shannon, 1948) tecnologias (máximas possibilidades)

6 Descartes: a cadeia Discurso do Método... (século XVII) regras
-simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários

7 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico
interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade

8 Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957)
disciplinas explícito educação formal c o m p e t ê n i a s cultura valores tácito

9 CONHECIMENTO: NARRATIVAS
GNOSIS, GNARUS, NARRARE ignaro, “gnaro”, narro conhecer/narrar Conhecer: CADEIA ou REDE Computador: CADEIA ou REDE? Síntese: MAPAS, NARRATIVAS 9

10 CONHECIMENTO: NARRATIVAS
Informações isoladas são como imagens soltas (fragmentação/efemeridade) É preciso construir um roteiro, contar uma história, criar um filme 10

11 CONHECIMENTO: NARRATIVAS
Metáforas são sementes de histórias Histórias estão para as informações assim como informações estão para os dados Chunk: narrativa unitária Padrão ideal (empírico): 5 a 9 chunks Herbert Simon, Nobel de Economia (1978) ( ) 11

12 SIGNIFICADO: NARRATIVAS
Jerome BRUNER O processo da Educação (1959) Atos de significação (1999) A Cultura da Educação (2001) 12

13 NARRATIVAS: elementos
tempo genérico/particular motivação da ação hermenêutica referência polissêmica problema cânone/arquétipo eternidade 13

14 funções curriculares entre
Um exercício: Paralelismo nas funções curriculares entre A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS 14

15 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS
Expressões indiciárias Contar histórias/narrar Contar/enumerar Histórias de contar Histórias de “Faz de conta” ... 15

16 Fairy Tales A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS
tale > tal > zahl > zahlen > erzahlen em alemão: número contar, enumerar narrar getal (hol.) > antal (sue.) > tal (din.) tal (din.) > número, enumeração zahl/nummer (alemão) contagem/em geral 16

17 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS
caráter binário (bem/mal, V/F) contexto ficcional (abstrações fecundas) unidade lógica (narrativa coerente) transferência analógica (transposição de contextos) 17

18 caráter binário A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS
Proposições: V ou F Ações: Bem ou Mal realidade complexa referências/aproximações testes V ou F para crianças eleições: 2º turno 18

19 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS contexto ficcional: se p, então q
“A Matemática é um assunto em que ninguém sabe do que está falando, nem se o que falando é verdade.” Bertrand Russell 19

20 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS Teoria/teorema fábula/mito/moral
unidade lógica Teoria/teorema fábula/mito/moral Coerência interna 20

21 transferência analógica
A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS transferência analógica Regularidades/estruturas Moral da história/lições “Polissemia”: Local x estrutural 21

22 NARRATIVAS Referências bibliográficas
-BRUNER, Jerome – A Cultura da Educação. Porto Alegre: ArtMed, 2001 -D`ALLONNES, Myriam Revault – Le pouvoir des commencements. Essai sur l`autorité. Paris: Editions Du Seuil, 2006 -DAMÁSIO, Antonio – O mistério da consciência. São Paulo: Cia das Letras, 2000 -EGAN, Kieran – Teaching as Story Telling. Chicago: University Press, 1986 -FLANAGAN, Owen – The really hard problem (Meaning in material world). London: The MIT Press, 2007 -GOODMAN, Nelson – Modos de fazer mundos. Porto: Edições ASA, 1995 -KOJÈVE, Alexandre – La notion de l`autoritè. Paris: Gallimard, 2004 -MACHADO, N. J. – Educação e autoridade. São Paulo: Petrópolis: Vozes, 2008 -POSTMAN, Neil – The End of Education. New York: Vintage Books, 1996 -RICOEUR, Paul – Tempo e Narrativa (3 vols.) São Paulo: Martins Fontes, 2010 - ___________ - “Abordagens da Pessoa”, in: A região dos Filósofos. São Paulo: Loyola, 1996. -SALMON, Christian – Storytelling, la machine à fabriquer des histoires et à formater les esprits. Paris: La Découverte, 2007. 22

23 Mostruário - Mitos, fábulas, parábolas
Clarice Lispector e a centopeia paralítica Maturana e a ilha dos repolhos Os mapas: Borges e Carroll Borges e a enciclopédia perfeita A agulha de Buffon e a Tomografia Computadorizada O desamparo em Matemática Ginzburg: avaliação e indícios A cabra-cega e os irracionais - Newton e a maçã...

24 Mapas de relevância: a presença e a ausência
nada/Carroll escala esquecimento coerente didática Mapas de relevância projeção ponto de vista projeto tudo/Borges contexto universalidade enraizamento na realidade

25 Riscos da “Lista” exaustiva. J. L
Riscos da “Lista” exaustiva... J. L. Borges O idioma analítico de John Wilkins “...os animais se dividem em: pertencentes ao Imperador embalsamados amestrados leões sereias fabulosos cães em liberdade incluídos nesta classificação que se agitam como loucos inumeráveis desenhados com um pincel finíssimo de pele de camelo etc. que acabam de quebrar o vaso que de longe parecem moscas.

26 Tarefas - Escolher um case de sua área de atividade
Explorar os quatro eixos constitutivos da narrativa

27 NARRATIVAS Parte II TEMA Prof. Dr. Nílson José Machado


Carregar ppt "NARRATIVAS Parte II TEMA Prof. Dr. Nílson José Machado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google