A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMANARRATIVAS Parte II Prof. Dr. Nílson José Machado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMANARRATIVAS Parte II Prof. Dr. Nílson José Machado"— Transcrição da apresentação:

1 TEMANARRATIVAS Parte II Prof. Dr. Nílson José Machado

2 Competências do Professor: quatro verbos fundamentais - Mediar: conflitos de interesses (palavra, argumentação) - Tecer: redes de significados (relações, conexões) - Mapear: valores, projetos (prioridades, relevâncias ) - Fabular: coerência, permanência (narrativas, valores)

3 Autoridade: competência do professor autoridade tecedura tolerância mediação mapeamento fabulação 3

4 Conhecimento e informação: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades) competências

5 Conhecimento e informação: cenário (Devlin, dados informações conhecimento inteligência Bits (Shannon, 1948) Infons (Devlin, 1990) Chunk, (Simon, 1978) QI ??? tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades)

6 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários Discurso do Método... (século XVII)

7 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade

8 Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) explícito tácito educação formal cultura valores disciplinas competênciascompetências

9 CONHECIMENTO: NARRATIVAS GNOSIS, GNARUS, NARRARE ignaro, “gnaro”, narro conhecer/narrar Conhecer: CADEIA ou REDE Computador: CADEIA ou REDE? Síntese: MAPAS, NARRATIVAS

10 CONHECIMENTO: NARRATIVAS Informações isoladas são como imagens soltas (fragmentação/efemeridade) É preciso construir um roteiro, contar uma história, criar um filme

11 CONHECIMENTO: NARRATIVAS Metáforas são sementes de histórias Histórias estão para as informações assim como informações estão para os dados Chunk: narrativa unitária Padrão ideal (empírico): 5 a 9 chunks Herbert Simon, Nobel de Economia (1978) ( )

12 SIGNIFICADO: NARRATIVAS Jerome BRUNER O processo da Educação (1959) Atos de significação (1999) A Cultura da Educação (2001)

13 NARRATIVAS: elementos tempo genérico/particular motivação da ação hermenêutica referência polissêmica problema cânone/arquétipo eternidade

14 Um exercício: Paralelismo nas funções curriculares entre A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS

15 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS Expressões indiciárias Contar histórias/narrar Contar/enumerar Histórias de contar Histórias de “Faz de conta”...

16 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS Fairy Tales tale > tal > zahl > zahlen > erzahlen em alemão: número contar, enumerar narrar getal (hol.) > antal (sue.) > tal (din.) tal (din.) > número, enumeração zahl/nummer (alemão) contagem/em geral

17 - caráter binário (bem/mal, V/F) - contexto ficcional (abstrações fecundas) - unidade lógica (narrativa coerente) - transferência analógica (transposição de contextos) A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS

18 caráter binário Proposições: V ou F Ações: Bem ou Mal realidade complexa referências/aproximações testes V ou F para crianças eleições: 2º turno

19 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS contexto ficcional: se p, então q “ A Matemática é um assunto em que ninguém sabe do que está falando, nem se o que falando é verdade.” Bertrand Russell

20 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS unidade lógica Teoria/teorema fábula/mito/moral Coerência interna

21 A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS transferência analógica Regularidades/estruturas Moral da história/lições “Polissemia”: Local x estrutural

22 -BRUNER, Jerome – A Cultura da Educação. Porto Alegre: ArtMed, D`ALLONNES, Myriam Revault – Le pouvoir des commencements. Essai sur l`autorité. Paris: Editions Du Seuil, DAMÁSIO, Antonio – O mistério da consciência. São Paulo: Cia das Letras, EGAN, Kieran – Teaching as Story Telling. Chicago: University Press, FLANAGAN, Owen – The really hard problem (Meaning in material world). London: The MIT Press, GOODMAN, Nelson – Modos de fazer mundos. Porto: Edições ASA, KOJÈVE, Alexandre – La notion de l`autoritè. Paris: Gallimard, MACHADO, N. J. – Educação e autoridade. São Paulo: Petrópolis: Vozes, POSTMAN, Neil – The End of Education. New York: Vintage Books, RICOEUR, Paul – Tempo e Narrativa (3 vols.) São Paulo: Martins Fontes, ___________ - “Abordagens da Pessoa”, in: A região dos Filósofos. São Paulo: Loyola, SALMON, Christian – Storytelling, la machine à fabriquer des histoires et à formater les esprits. Paris: La Découverte, NARRATIVAS Referências bibliográficas

23 Mostruário - Mitos, fábulas, parábolas - Clarice Lispector e a centopeia paralítica - Maturana e a ilha dos repolhos - Os mapas: Borges e Carroll - Borges e a enciclopédia perfeita - A agulha de Buffon e a Tomografia Computadorizada - O desamparo em Matemática - Ginzburg: avaliação e indícios - A cabra-cega e os irracionais - Newton e a maçã...

24 Mapas de relevância: a presença e a ausência Mapas de relevância escala esquecimento coerente didática projeto universalidade enraizamento na realidade contexto projeção ponto de vista nada/Carroll tudo/Borges

25 Riscos da “Lista” exaustiva... J. L. Borges O idioma analítico de John Wilkins “...os animais se dividem em: a)pertencentes ao Imperador b)embalsamados c)amestrados d)leões e)sereias f)fabulosos g)cães em liberdade h)incluídos nesta classificação i)que se agitam como loucos j)inumeráveis k)desenhados com um pincel finíssimo de pele de camelo l)etc. m)que acabam de quebrar o vaso n)que de longe parecem moscas.

26 Tarefas - Escolher um case de sua área de atividade - Explorar os quatro eixos constitutivos da narrativa

27 TEMANARRATIVAS Parte II Prof. Dr. Nílson José Machado


Carregar ppt "TEMANARRATIVAS Parte II Prof. Dr. Nílson José Machado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google