A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO  Criança vai à escola para Brincar.  Brincar e Jogar.  Professor deve fazer intervenções intencionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO  Criança vai à escola para Brincar.  Brincar e Jogar.  Professor deve fazer intervenções intencionais."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO  Criança vai à escola para Brincar.  Brincar e Jogar.  Professor deve fazer intervenções intencionais.

2  Elaborada a partir do quadro sinóptico proposto no livro Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem de Vitor da Fonseca. GÊNESE DA IMAGEM DO CORPO

3 RECÉM NASCIDOS - Postura:  Em flexão.  Hipotomia da Coluna.  Hipertonia dos Membros.

4 1 ANO - Postura:  Sentado.  Hipertonia da coluna.

5 2 ANOS - Postura:  Bípede.

6 RECÉM NASCIDOS - Motricidade:  Marcha reflexa.  Reflexo de suspensão.  Reflexo de reptação.

7 1 ANO - Motricidade:  Reptação.  Quadrupedia.

8 2 ANOS - Motricidade: - Autonomia da marcha; - Marcha correta; - Corre com dificuldades de equilíbrio; - Motricidade sincrética e simétrica.

9 RECÉM NASCIDOS - Preensão:  Reflexo e preensão (grasping reflex).

10 1 ANO - Preensão:  Preensão cúbito palmar.  Preensão em garra.  Os objetos passam de uma mão para outra.  Pronação e supinação.  Manipulação de objetos.

11 2 ANOS - Preensão: - Preensão fina; - Aponta com o indicador.

12 RECÉM NASCIDOS - Linguagem:  Grito e choro acompanhandos de hipertonia.  Lalações.

13 1 ANO - Linguagem:  Início da compreensão das palavras.  Ecolália.  Ecomímia.  Separação do Eu e do Não-Eu.  Frases de três palavras

14 2 ANOS - Linguagem: - Associa duas palavras; - Compreensão de instruções e direções; - Compreensão dos advérbios de lugar; - Para nomear uma imagem.

15 RECÉM NASCIDOS - Personalidade:  Sentimento nulo.  Reação de prazer na nutrição, no banho quente e nas alterações de equilíbrio.  Boca e ânus como meio de comunicação exterior.  Dorme 19h em 24.  Higiene reflexa.

16 1 ANO - Personalidade:  Distingue as pessoas conhecidas;  Comunicação não verbal;  Controle variável dos esfincteres;  Período sensório motor;  Atividade global difusa.

17 2 ANOS - Personalidade: - Dorme 12h em 24; - Condutas higiênicas elementares adquiridas; - Chama-se pelo próprio nome; - Reconhece sua imagem no espelho e em fotografia; - Atividade lúdica.

18 RECÉM NASCIDOS - Desenho do corpo:

19 1 ANO - Desenho do corpo:

20 2 ANOS - Desenho do corpo:

21 3 – 4 ANOS - Postura:  Controle automático.  Automatismo postural integrado.

22 5 – 7 ANOS - Postura:

23 8 – 9 ANOS - Postura:

24 10 – 13 ANOS - Postura:

25 3 – 4 ANOS - Motricidade:  Dominância lateral.  Corre, salta e evolui ao pé-coxinho.  Aparecimento do sentido das posições e das direções no espaço em relação com o corpo.

26 5 – 7 ANOS - Motricidade:  Aperfeiçoamento da coordenação geral.  Galopa e trota.  Domina a bicicleta e os patins.  Aprende a nadar.  Aperfeiçoamento perceptivo-motor.  Recebe e devolve os objetos.  Aquisições gnopráxicas.  Gnosia da lateralalidade.

27 8 – 9 ANOS - Motricidade:  Aprendizagens lúdicas e recreativas.  Jogos e orientação.  Valorização dos fatores de execução e controle de movimento.

28 10 – 13 ANOS - Motricidade:  Domínio da atividade psicomotora.  Conscientização corporal.  Aprendizagens desportivas e expressivas.  Automatização dos movimentos aprendidos.  Capacidade de inibição voluntária.  Ajustamento das condutas.

29 3 – 4 ANOS - Linguagem:  Aparecimento da função simbólica.  Imitação diferida.  Estruturação espacial e temporal dos acontecimentos.  Reconhece o nome das diferentes partes do corpo.

30 5 – 7 ANOS - Linguagem:  Enriquecimento do vocabulário.  Faz perguntas.  Usa conjunções.  Percebe preposições.  Aprende a ler.  Fala sem articulação infantil.

31 8 – 9 ANOS - Linguagem:  Estruturação lógica da linguagem.  Coordenação das ações por sistemas mais coerentes e reversíveis.  Aprendizagens escolares automatizadas.  Interesse por leitura.

32 10 – 13 ANOS - Linguagem:  Desenvolvimento da capacidade de abstração.  Perfeição semântica.  Aprendizagem de língua estrangeira.  Importância do diário e da correspondência.  Predisposições culturais.

33 3 – 4 ANOS - Preensão:  Manipulação construtiva.  Constrói torres com cubos.  Desenvolvimento das praxias.

34 5 – 7 ANOS - Preensão:  Aperfeiçoamento da motricidade fina.  Praxias elementares e utilitárias.  Escreve.  Manipula objetos e constrói estruturas.  Faz modelagem.  Mão instrumento de criação.

35 8 – 9 ANOS - Preensão:  Interesse por atividades construtivas complexas.  Dissociação de movimentos.  Supressão das sincinesias e das paratonias.

36 10 – 13 ANOS - Preensão:  Desenvolvimento das relações visão-preensão.  Construção e composição de objetos.  Melhoramentos da estruturação espacial.

37 3 – 4 ANOS - Personalidade:  Assimilação do real ao eu.  Cópia de atitudes.  Usa corretamente a colher.  Calçar-se  Recreia-se com brinquedos.  Adapta-se a situações novas.

38 5 – 7 ANOS - Personalidade:  Independência da mãe, no vestuário, na nutrição e na higiene.  Veste-se sem ajuda.  Condutas sociais.  Joga cooperativamente.  Utilização dos primeiros conceitos.

39 8 – 9 ANOS - Personalidade:  Desenvolvimento da sociabilidade.  Binomio afetivo.  Formação de grupos.  Liderança e submissão.  Desenvolvimento da curiosidade e da responsabilidade.

40 10 – 13 ANOS - Personalidade:  Desaparecimento do egocentrismo.  Desejo de participação social.  Interesse pelo sexo oposto.  Responsabilidade social.  Desejo e integração social.

41 3 – 4 ANOS - Desenho do corpo:  Bonhomme – Bizarro.

42 5 – 7 ANOS - Desenho do corpo:  Bonhomme perfil – Pormenores de vestuário.

43 8 – 9 ANOS - Desenho do corpo:  Melhores proporções corporais.

44 10 – 13 ANOS - Desenho do corpo:  Introdução de fatores sociais.

45 1 ano

46 2 anos

47 3 anos

48 4 anos

49 5 anos

50 6 anos

51 7 anos

52 11 anos


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO  Criança vai à escola para Brincar.  Brincar e Jogar.  Professor deve fazer intervenções intencionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google