A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira Professora UNISUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira Professora UNISUL."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira Professora UNISUL

2 Famílias... As expectativas em relação à família estão impregnadas de idealizações no imaginário coletivo. A chamada família nuclear é um dos símbolos. O mundo familiar apresenta uma variedade de formas de organização, com crenças, valores e práticas desenvolvidas na busca de soluções para as vicissitudes da vida.

3 Famílias... Expectativas e Possibilidades Dentre as expectativas estão os cuidados, a proteção, o aprendizado de afetos, a construção de identidades e vínculos relacionais de pertencimento, capazes de promover melhor qualidade de vida a seus membros e efetiva inclusão social na comunidade e sociedade em que vivem. Estas expectativas são possibilidades, e não garantias. As famílias vivem num dado contexto que pode ser fortalecedor ou esfalecedor de suas possibilidades e potencialidades.

4 Famílias Políticas e Programas Sociais Políticas e Programas Sociais Acesso aos Direitos Qualidade das inter-relações Movimento de organização e reorganização

5 Indicadores da Gestão Social com Famílias Acesso às políticas de direitos, Acesso aos meios de aprendizagem e ao conhecimento básico, Acesso às oportunidades de emprego e renda, Acesso a serviços e programas de proteção social, Estreita relação com o contexto sócio-cultural.

6 Indicadores da Gestão Social com Famílias Valorização de regras de convivência inter-geracional, Sentido de pertencimento, cuidados, proteção, Socialização, Comunicação e sociabilidade, Presença da ética na vida social inter e extra grupo familiar, Aposta na riqueza de respostas aos desafios cotidianos.

7 Gestão Social com Famílias Gestão Social com Famílias Compreensão de que a Família é uma totalidade dinâmica (não é abstrata), autônoma e compõe um determinado contexto social. O trabalho com Famílias não inscreve-se em modelos pré- concebidos. Oportunizar a relação indissociável entre o sujeito singular e o sujeito coletivo (grupo familiar), assim como com o contexto comunitário e social; ·

8 Serviço Social com Famílias A experiência de democratização da vida cotidiana familiar reflete-se no plano da cidadania, ao prover os indivíduos de recursos para participar democraticamente na esfera pública.

9 Gestão Social e Programas Sociais O trabalho social compõe-se de um conjunto de processos e estratégias de informação, mobilização, organização e participação das famílias. Representa a costura estratégica das várias dimensões que integram o propósito principal. Amplia oportunidades e acesso aos direitos sociais.

10 Conhecimento e construção conjunta das ações com as famílias, Implementação / desenvolvimento de práticas educativas, Participação, Convivência, Desenvolvimento da Inclusão Social e territorial, Articulação e Promoção da Acessibilidade aos diversos serviços públicos. Componentes da Gestão Social


Carregar ppt "GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira Professora UNISUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google