A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTALT - Teoria da “Forma”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTALT - Teoria da “Forma”"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”

2 O Que é a Gestalt? Trata-se de uma corrente da psicologia que surge na Alemanha no início do século XX. Não existe uma tradução precisa para Gestalt, mas uma das palavras mais utilizadas é “Forma”… … no entanto, em Alemão, Gestalt tem um significado mais lato, como por exemplo: “Configuração, estrutura…”

3  … e em que consiste a Teoria da Gestalt?

4 1.º O nosso cérebro compreende as formas através da memória e da perceção sensorial.

5 2.º Mas este processo não se limita a uma mera acumulação de informação. A perceção altera-se quando as relações entra as formas variam.

6 Assim, define-se o princípio básico da Teoria da Gestalt

7 Em que O TODO é MAIS do que a simples SOMA DAS PARTES

8 Exemplos:

9

10 A Teria da Gestalt define uma série de leis, que explicam os fenómenos da PERCEÇÃO VISUAL. Na sua formulação mais simples podemos resumi-las da seguinte forma:

11 Leis Básicas da Teoria da Gestalt 1. Pregnância 2. Semelhança 3. Proximidade 4. Continuidade 5. Fechamento 6. Unidade 7. Segregação

12 1 – Lei da Pregnância  Prägnanz é um termo alemão que significa "boa forma” ou “boa figura”.  A lei da pregnância é muitas vezes referida como a “lei da boa-forma” ou a “lei da simplicidade”. É a principal lei da Gestalt.

13  Esta lei afirma que nos apropriamos das formas mais simples, antes de assimilarmos outra mais complexa.  As formas mais simples são, normalmente, formas mais regulares, simétricas ou equilibradas.

14 Aqui, identificamos em primeiro lugar uma série de círculos, antes de compreendermos a forma mais complexa composta pelo seu conjunto.

15 2 - Lei da Semelhança  Diz-nos o que observas nesta imagem:

16 A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si. Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam”.

17 Na imagem abaixo, o "triângulo laranja" na verdade não existe.

18 3 – Lei da Proximidade Diz-nos o que vês na imagem:

19 O nosso cérebro agrupa naturalmente os elementos mais próximos, constituindo unidades distintas. Os elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles. A maior parte das pessoas nota dois retângulos, em vez dos 16 círculos que existem na imagem abaixo.

20 4 – Lei da continuidade  A lei da continuidade defende que pontos que se associam formando linhas retas ou curvas, são vistos de maneira a seguirem o caminho mais suave.  Em vez de se verem linhas e ângulos separados, as linhas são vistas como uma só.

21

22 5 – Lei do Fechamento Diz-nos o que vês:

23 De acordo com a lei de fechamento, vários objetos agrupados são vistos como inteiros. Tendemos a ignorar buracos e completar contornos e linhas. Na imagem abaixo não há quadrados ou círculos completos. Mas o nosso cérebro muitas vezes ignora as informações contraditórias e prenche as informações incompletas para criar formas e imagens que nos sejam familiares.

24 6 - Lei da Unificação Diz-nos o que vês nesta imagem: Tendemos a observar um quadrado grande (unificação) e depois observamos que, na verdade, este é formado por vários quadradinhos mais pequenos dispostos de tal forma que temos a sensação de um quadrado grande.

25 Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana pois preenchemos os espaços vazios instintivamente, como no logótipo do Johnnie Walker ou da WWF – World Wilde Fund.

26 7 – Lei da Segregação Trata-se da capacidade percetiva para separar, identificar e destacar unidades num todo… Este é o logo do Carrefour. Diz-nos o que significa:

27 Tendemos a interpretar esta imagem como sendo duas setas em sentido contrário, Ou podemos encontrar muitos outros significados:

28 Mas na verdade existe um logo escondido no símbolo do Carrefour:

29

30 Ora, observa novamente:

31 Vamos agora observar alguns exemplos de imagens que refletem as leis da Gestalt …

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42  E um pequeno filme:  atch?v=i3N1yD5RxhM atch?v=i3N1yD5RxhM atch?v=i3N1yD5RxhM


Carregar ppt "GESTALT - Teoria da “Forma”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google