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SOMOS TODOS CIENTISTAS Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - SCTDE Diretoria de Apoio a Inovação Científico Tecnológica DAICT.

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1 SOMOS TODOS CIENTISTAS Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - SCTDE Diretoria de Apoio a Inovação Científico Tecnológica DAICT

2 IDENTIFICAÇÃO Este projeto será implementado e executado com a execução de aulas espetáculos e concursos (para alunos das escolas públicas) e de apresentações teatrais e de repentistas/ emboladores/ cantadores, assim como de exposições, em feiras livres, mercados públicos e estações do metrô do município do Recife e Região Metropolitana, visando contribuir na formação de uma cidadania plena, através de um viés pela temática da inclusão científica e tecnológica.

3 PERÍODO E CUSTO Período: 12 (doze) meses Custo Total: R$ ,00 (cento e trinta e nove mil, quinhentos e vinte reais).

4 JUSTIFICATIVA No século XXI, que irá se caracterizar como sendo a Era da C&T, parece-nos extremamente relevante formar massa crítica fora dos limites da academia, o que significa fazer com que todos os cidadãos, particularmente os mais novos e os excluídos socialmente, pensem com a própria cabeça, caminhem com os próprios pés e construam com as próprias mãos, inovando, isto é, fazendo não apenas o correto e igual ao que todos já fazem, mas bem, diferente e melhor (do ponto de vista do custo-benefício).

5 OBJETIVO GERAL Popularizar o Espírito Científico e a formação de Massa Crítica na população em geral, particularmente nos jovens das comunidades carentes do Recife e Região Metropolitana.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover uma mudança de comportamento com atitudes pró- ativas para a produção do conhecimento; Estimular a criatividade; Aumentar a auto-estima, particularmente ao que se refere ao seu potencial inovador; Estimular o gosto pelo novo e pelas descobertas nos campos da ciência e da tecnologia; Incluir socialmente através da popularização da Ciência e do Espírito Científico; Aumentar a eficiência das políticas públicas em Ciência e Tecnologia e Inovação; Promover a integração da população com as Prefeituras Municipais.

7 METAS Atingir cerca de aproximadamente 130 mil estudantes e de 100 mil transeuntes nas feiras, mercados e estações de metrô, ao final dos 12 meses do projeto.

8 METODOLOGIA DE EXECUÇÃO Execução de aulas espetáculos, apresentações teatrais e de repentistas/emboladores/cantadores, exposições de exemplos da Ciência do Cotidiano, tanto nas escolas públicas quanto em feiras livres, mercados públicos e estações do metrô do município do Recife, mostrando exemplos práticos e reais da utilização da produção do conhecimento no dia-a-dia da população (Ciência do Cotidiano). Todas essas intervenções se basearão na regra dos 10 Cs.

9 REGRA DOS 10 Cs São as características fundamentais que todo cidadão deve ter, direta ou indiretamente, numa sociedade baseada no Conhecimento e na Inovação, isto é, capacidade/competência (saber fazer bem/correto e/ou educação formal), curiosidade (querer aprender sempre), cepticismo (valorização da dúvida como instrumento na procura da verdade), criticismo (importância da avaliação da qualidade da informação), criatividade (como estímulo à inventividade), confiança (no próprio potencial de contribuir para o novo), coragem (ousadia para enfrentar e modificar os paradigmas, conceitos e práticas dominantes), construtividade (na linha do fazer o que puder, onde estiver, com o que tiver), coerência (com o atual paradigma científico holístico-quântico, isto é, o da multifatoriedade, da interconectividade e da integralidade) e compromisso (com o bem-comum, com a cidadania e com as necessidades sócio- econômicas e epidemiológicas da população).

10 AULAS ESPETÁCULOS Serão realizadas, a princípio mensalmente, nas escolas públicas municipais, distribuídas nas 06 (seis) RPAs (região político-administrativas). Consistirão de uma breve exposição, de forma lúdica e interativa, sobre as características fundamentais que constituem a regra dos 10 Cs. Poderão ser convidadas a apresentarem suas contribuições, particularmente as relativas à Ciência do Cotidiano, pessoas (inclusive aquelas de fora da comunidade científica) da cidade do Recife ou do Estado de Pernambuco.

11 EXPOSIÇÃO Consistirá de uma mostra com exemplos inventivos do tipo: lixeira e sandália, obtidas de pneu usado; utensílios e artesanato feitos de barro e outros materiais presentes na natureza, como, por exemplo, cabaças que viram abajures; tronco de árvore que se transforma em canoa; garrafas pet que se transformam em móveis, utensílios, paredes e brinquedos infantis; tampas das garrafas pet que se transformam em lixeiras, assoalhos, entre muitos outros exemplos.

12 APRESENTAÇÃO TEATRAL Consistirá de um diálogo provocativo, interativo, em linguagem acessível, entre 02 (dois) ou mais atores caricatos, baseado também na Regra dos 10 Cs e na Ciência do Cotidiano, incentivando a participação da população presente em cada evento e lembrando grandes nomes da ciência oficial, mas também aqueles da cultura ameríndia e a negra. As apresentações serão realizadas semanalmente em feiras livres, mercados públicos e estações de metrô.

13 APRESENTAÇÃO DE REPENTISTAS, EMBOLADORES E CANTADORES Consistirá em uma apresentação semanal, nos mesmos locais das apresentações teatrais, só que em datas diferentes, de 02 (dois) artistas da cultura popular que irão cantar a temática em linguagem popular e provocativa.

14 CONCURSOS Serão realizados bimestralmente, nas escolas públicas municipais, distribuídas em cada uma das 06 (seis) RPAs, para estimular e divulgar exemplos de novas idéias de ciência do cotidiano incentivando a população a achar respostas práticas para problemas comuns do seu dia-a-dia. Versarão sobre os seguintes tópicos: Cientistas da Minha Rua/Casa/Escola/Cidade; Invenções Populares; Cientistas Populares; Cientistas do Meu Bairro; Novas Soluções para Problemas Simples; Novas Idéias/Soluções para Problemas da Minha Cidade/Bairro; Contribuições para Combater a Crise Ambiental. A comissão avaliadora será constituída por representantes da comunidade científica do Estado de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do METROREC e de eventuais outros parceiros.

15 PREMIAÇÃO A escola e o aluno vencedor em 1º lugar receberá 01 (um) computador completo com impressora, o aluno que ficar em 2º lugar receberá 01 (um) aparelho MP3 Player e o aluno que ficar em 3º lugar receberá 01 (um) aparelho celular, com créditos para 12 (doze) meses. Ao final será publicado um livro contendo todas as contribuições apresentadas.

16 ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO Para determinar os locais onde o projeto será executado, contaremos com a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, quando da escolha das escolas públicas municipais e a distribuição nas RPAs; com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, quando da escolha das feiras livres e mercados públicos; e com o METROREC, quando da escolha das estações do metrô. Serão executadas 12 aulas espetáculos, nas escolas, 36 apresentações itinerantes, nas feiras livres, mercados públicos e estações do metrô, 06 concursos (um em cada RPA) baseados na Regra dos 10 Cs e na Ciência do Cotidiano.

17 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Questionários padronizados, de simples entendimento, utilizando escala analógica visual (), contendo 07 (sete) perguntas, onde será medido o grau de satisfação e compreensão do público alvo em relação ao projeto.

18 RESULTADOS ESPERADOS O projeto espera ampliar o horizonte da população em relação à Ciência, particularmente a chamada Ciência do Cotidiano aplicadas às prioridades do contexto sócio, econômico e epidemiológico do nordeste brasileiro, popularizando atitudes e comportamentos conhecidos como a Regra dos 10 Cs, aumentando a auto estima da população em tela.


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